Marketing e vendas: um alinhamento crucial para geração de leads em empresas, em especial no ramo B2B.
Com os times de marketing e vendas trabalhando em conjunto, a receita pode ter expansão anual média de 20%.
Trabalho em conjunto para gerar mais leads e maior receita!
O alinhamento entre marketing e vendas vai melhorar a qualidade dos leads:
Quando marketing e vendas estão alinhados em uma empresa, o time de marketing consegue criar estratégias mais assertivas e direcionadas para atrair leads mais qualificados, entendendo cada vez mais o perfil do cliente ideal. O resultado é também uma entrega de oportunidades mais qualificadas para o time comercial, facilitando o processo de conversão em vendas – já que os vendedores passam a trabalhar com leads mais preparados para a compra, aumentando a eficiência e reduzindo o ciclo de vendas.
Todos trabalhando por uma meta única:
Com marketing e vendas com uma comunicação única, a meta passa a ser algo único também. O feedback constante gera um alinhamento importante, e isso melhora também as estratégias de abordagem do time comercial. Com um fluxo de informações mais consistente, os times podem ajustar estratégias de forma mais ágil, garantindo que todos estejam focados nos mesmos objetivos do negócio.
Crescimento de resultados e de receita:
Empresa com marketing e vendas integrados têm maiores possibilidades de alcançar melhores resultados financeiros. O alinhamento gera um entrega mais assertiva de leads e oportunidades. Os leads mais alinhados geram uma melhor taxa de conversão em vendas. E no fim dessa cadeia: a receita tende a ser maior! No meio do processo existe também uma melhor eficiência de recursos, que também contribui para um caixa mais saudável. Empresas com alinhamento forte entre marketing e vendas crescem receita em até 20% ao ano. Enquanto a falta de alinhamento entre marketing e vendas pode resultar em perdas de 10% na receita anual das empresas (Dados: Linkedin 2023).
O que o alinhamento entre marketing e vendas já proporcionou para clientes da Job!
Consultoria
entre jul/23 e jul/24 para leads perdidos, resgatados por automação
Indústria
19% – semestre 01/22
Saltou para 57% no semestre 01/24
Software e
Tecnologia
Incremento de vendas com Inbound:
em jul/24 em relação a jul/23
Indústria
Aumento de 348% nas visitas em relação a 2024 Crescimento de 80,05% no volume de palavras-chave
Tenha sucesso no alinhamento entre marketing e vendas na sua empresa!
1°
Marketing e vendas precisam ter metas comuns
Mas o primeiro passo é: ter metas em comum. Times de marketing e vendas precisam andar na mesma direção do funil: qual o volume de leads qualificados precisam ser captados? quais as taxas de conversão em cada uma das etapas? Qual a receita gerada esperada ao final do processo?
2°
Melhore a qualidade dos leads captados pelo seu negócio
Essa etapa envolve a criação das personas de forma mais detalhada, com a descrição das características dos melhores clientes do seu negócio – eles vão refletir os leads com maior potencial de também se tornarem clientes.
3°
Tenha um processo de qualificação de leads mais eficiente
Criar um processo bem definido, com critérios objetivos e mensuráveis, ajuda a garantir que apenas leads com potencial de conversão sejam enviados para o time de vendas. Os critérios de qualificação devem ser definidos em conjunto entre os times, ao entender o que representa uma real oportunidade de negócio para a empresa.
4°
Comunicação e feedback constante
Reuniões regulares entre os times são essenciais para revisar o desempenho, discutir os desafios enfrentados e ajustar estratégias – desde a melhoria das campanhas de marketing até as abordagens de vendas. Se o time de vendas percebe que certos leads não estão preparados para uma abordagem direta, eles podem fornecer essa informação para o marketing ajustar a estratégia de nutrição.
5°
Utilização do CRM no processo: marketing + vendas
A ferramenta de CRM permite que as duas equipes acompanhem o progresso de cada lead ao longo do funil de vendas, mantendo todas as informações centralizadas e acessíveis. O marketing pode rastrear o sucesso de suas campanhas e a equipe de vendas pode obter insights sobre o comportamento dos leads antes de abordá-los.