Se você é empreendedor ou trabalha em uma empresa, com certeza já ouviu falar de marketing e vendas. Mas você sabe exatamente o que cada uma dessas áreas faz e como elas se diferenciam?

Embora sejam áreas complementares, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as principais diferenças entre elas.

Neste artigo, vamos explorar o que é marketing e vendas, e desvendar as principais diferenças entre essas áreas tão importantes para o sucesso de qualquer negócio. Se você quer entender melhor como elas trabalham juntas para gerar resultados, continue lendo!

O que é marketing e vendas de uma empresa?

Apesar de muitas vezes serem vistos e até considerados “rivais” e trabalharem com expectativas diferentes em muitas empresas, os departamentos de Marketing e Vendas atuam para gerar receitas para a organização.

Primeiro, é importante entender o papel de cada time para não restarem dúvidas sobre a sua atuação:

O que é marketing?

Em um breve resumo, o departamento de marketing é responsável por manter e gerir um relacionamento vantajoso com os clientes da empresa. É o setor encarregado de gerar receitas indiretamente, atuando para criar demanda para os produtos e serviços e influenciando o aumento do faturamento.

A equipe de marketing digital focado em vendas analisa o mercado e o comportamento do consumidor para desenvolver e executar estratégias que geram valor e conquistam novos clientes, além de implementar ações para fortalecer o relacionamento com eles.

No contexto de uma empresa que usa o marketing digital para alavancar as vendas, este departamento também é encarregado de escolher e executar as estratégias digitais certas para gerar leads e oportunidades de negócios.

Em um negócio que faz Inbound Marketing, por exemplo, a equipe é responsável por produzir conteúdos e ofertas que vão ajudar a transformar consumidores desconhecidos em clientes. Ou seja, o marketing prepara o potencial cliente para que ele escolha a empresa no momento que precisar adquirir um produto ou serviço.

O que faz a equipe de pré-vendas?

A criação de um time de pré-vendas em empresas que fazem marketing digital é uma atividade relativamente nova. Essa equipe é responsável por fazer atividades de prospecção e de qualificação de leads.
Em termos simples, é o time encarregado de fazer o primeiro contato com os leads qualificados pelo marketing. Seu objetivo é descobrir se eles realmente estão prontos para serem abordados pelos vendedores. Caso os leads passem pelo filtro da pré-vendas, eles são encaminhados para os vendedores darem continuidade ao processo de vendas.

O que são vendas?

O time de vendas é responsável por vender! Está ligado diretamente com o aumento (ou diminuição) das receitas da empresa e é o vendedor que vai tratar os contatos gerados pelo marketing, ou seja, vai continuar a sua condução pela jornada de compra até sua efetivação.

Um fator super importante é ter padronizado o processo de vendas, ou seja, ter claro todas as etapas e as atividades que precisam ser realizadas pelo vendedor.

Percebe como a relação desses departamentos é bem próxima? Equipes de vendas e marketing trabalham para gerar receitas e criar um relacionamento vantajoso com o público-alvo.

É por isso que o alinhamento entre o comercial e o marketing é indispensável.

Qual a diferença de marketing e vendas?

Como você já viu, marketing e vendas são duas áreas diferentes, mas complementares, dentro de uma empresa.

O marketing é responsável por criar estratégias para atrair potenciais clientes e gerar interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Já as vendas são responsáveis por transformar esses potenciais clientes em clientes efetivos, realizando as negociações e fechando as vendas.

Ou seja, o marketing é responsável por entender o mercado e o público-alvo, criar campanhas publicitárias, gerar conteúdo relevante e promover a marca da empresa.

Já a área de vendas é responsável por entender as necessidades dos clientes, apresentar soluções personalizadas, negociar preços e condições e fechar negócios.

Resumindo: Enquanto o marketing trabalha para gerar interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, as vendas trabalham para transformar esse interesse em vendas efetivas.

Marketing e vendas: como integrar as duas áreas?

Enquanto a equipe de vendas foca no preço dos produtos e serviços, o time de marketing busca construir uma imagem positiva da empresa.

Mas, como fazer para que marketing e vendas trabalhem juntos para aumentar a produtividade e faturamento de um negócio?

Fazer o compartilhamento de dados, informações e insights é um ótimo começo!

O time de vendas deve ter conhecimento sobre as campanhas que a equipe de marketing desenvolve e o marketing precisa pensar suas estratégias considerando os caminhos que o setor comercial irá seguir.

Exemplos:

Sobre quais produtos ou serviços o setor de vendas está concentrando esforços? O marketing pode desenvolver alguma campanha para contribuir com o que está sendo realizado pelo setor comercial;

Quais são os conteúdos que estão nas redes sociais no momento? Que tipo de abordagem está sendo feita? Qual é o foco da comunicação? O setor comercial usa essas informações para argumentar com o cliente na hora de fechar negócio.

Por que alinhar marketing e vendas é crucial para seu negócio?

Como você já deve saber, o comportamento de compra do consumidor mudou. Antes de adquirir um produto ou serviço, o consumidor realiza pesquisas on-line para encontrar a solução certa para o seu problema, necessidade ou desejo.

“Mas, no meu setor isso não acontece!” Se você também pensa assim, pode estar enganado:

Pesquisas recentes mostram que 67% dos compradores B2B dos setores de fabricação industrial e logística, foram influenciados pelo digital na hora da compra.

Isso significa que se o seu negócio é B2B, seus compradores estão pesquisando na internet, e sabe o que mais a pesquisa revelou? Que eles procuram saber mais sobre essas empresas visitando o site, especificações dos produtos, analisando a concorrência e estão em busca de ofertas e promoções.

“Mas, a minha loja é física!” Você ainda não percebeu que quando um cliente procura a sua empresa ele já sabe o que quer? Isso acontece porque ele já pesquisou antes e se duvidar, sabe mais sobre o produto do que os seus vendedores. A verdade é que, independente da categoria, a maioria dos compradores fazem pesquisa on-line quando precisam comprar algum produto ou serviço e só depois procuram a loja física.

“O que isso significa para a minha empresa?” Se os times de Marketing e Vendas não estiverem alinhados, muitas oportunidades de negócios podem ser perdidas. Quando o consumidor entra em contato com o seu vendedor, já passou pelas etapas anteriores da jornada de compra, consumiu diversos conteúdos do seu blog e site e teve contato com outros materiais produzidos pela sua equipe de Marketing.

Se o vendedor não souber o que foi feito pelo Marketing, quais conteúdos foram consumidos pelo potencial cliente, as ações e promoções em andamento no momento, poderá fazer uma abordagem inadequada e perder a oportunidade de fechar uma venda.

E o Marketing também deve saber o que acontece no setor comercial. Se a equipe não souber os motivos de desistência ou não receber de volta os leads que não estiverem prontos para a compra, por exemplo, não consegue trabalhar de forma adequada para desenvolver estratégias, para melhorar o relacionamento com o consumidor e prepará-lo para a compra.

Quando Marketing e Vendas estão alinhados, eles trabalham juntos para alcançar objetivos comuns: aumentar o faturamento e fazer a empresa crescer. Conseguem lidar com o fluxo de leads que surge com as ações de Inbound Marketing e Marketing Digital, mantêm um bom relacionamento com a clientela e fazem a abordagem ideal para aproveitar as oportunidades ao máximo. Contudo, os dois departamentos devem estar juntos no mesmo propósito.

O que fazer para alinhar marketing e vendas?

Marketing e vendas é um conjunto, uma parceria que pode ser determinante para o sucesso de um negócio.

Cada empresa deve encontrar a melhor forma para que estes dois setores atuem de modo integrado, porém, há 5 fatores que são determinantes para um processo de vendas realmente eficaz, independente do estágio do funil de vendas em que a negociação esteja. São eles:

 1 – Reuniões Periódicas Entre As Equipes Dos 2 Setores

Marketing e vendas devem atuar como parceiros e unir suas forças. Realizar reuniões periódicas, deixando-as pré-agendadas, por exemplo, é uma atividade que ajuda muito no planejamento das estratégias de marketing.

Além disso, as reuniões também servem para fornecer elementos para o trabalho que será realizado pelas duas equipes, assim como o cronograma dessas ações, facilitando o alinhamento entre os dois setores.

Os insights de cada um dos profissionais são muito importantes para validar os resultados que vêm sendo obtidos pela empresa e para melhorar os pontos que precisam ser aprimorados.

O modo como cada um dos times enxerga o cliente e as sugestões dadas pelos profissionais podem ajudar muito para melhorar os resultados e o faturamento dos seus negócios.

2 – Unificação Dos Dados E Informações

Os dados e informações coletados pelo setor de marketing – incluindo as ações de marketing digital e de inbound marketing – devem ser disponibilizadas para o setor comercial, pois isso servirá como base para a tomada de decisões em conjunto.

Nesses momentos em que decisões são tomadas, é fundamental que todos tenham acesso ao máximo possível de dados, pois a partir disso é feito o planejamento das estratégias que serão aplicadas para divulgar e vender cada produto ou serviço.

 3 – Defina Objetivos Comuns

Definir objetivos para as áreas de marketing e vendas é fundamental, afinal de contas, quando essas áreas trabalham juntas em busca de um objetivo em comum, a empresa consegue gerar resultados muito mais expressivos.

Sabe aquele ditado “a união faz a força”? Pois é, ele se aplica perfeitamente aqui!

Isso acontece porque o marketing e as vendas são áreas complementares, e precisam estar alinhadas para que a empresa possa atingir seus objetivos de crescimento e lucratividade.

Quando o marketing trabalha para gerar interesse e leads qualificados, e as vendas trabalham para transformar esses leads em vendas efetivas, a empresa consegue otimizar seus resultados e aumentar sua receita.

Além disso, quando as áreas de marketing e vendas trabalham com objetivos comuns, é possível criar estratégias mais assertivas e direcionadas.

Veja um exemplo:

Objetivo: Melhorar a retenção de clientes

O marketing pode trabalhar para criar campanhas de fidelização e ações de engajamento, enquanto as vendas podem trabalhar para entender melhor as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas.

 4 – Integre Ações Das Duas Áreas

A integração das ações dos times de marketing e vendas permite uma melhor compreensão das necessidades dos clientes e uma abordagem mais personalizada. Isso aumenta a satisfação do cliente e a fidelização, o que é essencial para o sucesso de uma empresa a longo prazo.

Por exemplo: as áreas de marketing e vendas podem trabalhar juntas para otimizar a taxa de conversão de leads em vendas, por meio de estratégias de nutrição de leads e abordagens personalizadas.

 5 – Compartilhe Dados E Informações Entre Os Setores

Compartilhar informações entre os setores de marketing e vendas é algo que não pode ficar de fora de uma estratégia. Mas por que isso é importante? Bom, quando os times de marketing e vendas trabalham juntos, é possível, por exemplo:

– Criar campanhas mais efetivas: com informações compartilhadas como feedbacks dos clientes é possível criar campanhas mais alinhadas às necessidades do público e, consequentemente, mais efetivas.

– Nutrir leads de forma mais inteligente: com histórico de compras e ticket médio é possível entender melhor o comportamento dos leads e nutri-los de forma mais inteligente, com conteúdos relevantes e personalizados.

– Identificar oportunidades de negócio: a partir da análise de concorrentes, por exemplo, é possível identificar gaps para abordar com o cliente durante a negociação da venda de fato.

 6 – Faça Treinamentos

Os treinamentos com o time de vendas e marketing são fundamentais para o sucesso de uma empresa, pois eles garantem uma melhor integração entre as duas áreas e ajudam a alinhar as estratégias de vendas e marketing. Eles podem ser sobre CRM, automação, técnicas de vendas, análise de dados ou habilidades interpessoais.

 7 – Invista em Tecnologia

Como é que os times de marketing e vendas vão trabalhar sem ferramentas?

Softwares de automação de Marketing, CRM, como o Conta Azul e o Moskit, sistemas que gerenciam tarefas, softwares de análise, etc. Existem muitas que podem melhorar os trabalhos, integrar ambos os times e fazer com que eles parem de perder tempo com tarefas manuais.

Ao mesmo tempo, servem para monitorar a performance, gerar relatórios diários e para identificar o que está dando certo e errado, o que deve ser ajustado, verificar se os leads estão sendo qualificados e abordados adequadamente, entre outras informações importantes para qualificar Marketing e Vendas, como perceber se há necessidade de realizar um treinamento de vendas, por exemplo.

 8 – Meça Os Resultados

Através da análise de dados como taxa de conversão, custo de aquisição de clientes e taxa de retenção, é possível entender a efetividade das estratégias e táticas adotadas por ambas as equipes, bem como identificar áreas em que investimentos adicionais podem trazer melhores resultados.

Essa análise detalhada dos resultados também permite a tomada de decisões informadas e a capacidade de ajustar as estratégias em tempo real para atender às necessidades em constante mudança do mercado e dos clientes.

Além disso, o acompanhamento dos resultados de marketing e vendas é crucial para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados e que a atuação dessas áreas esteja alinhada com as metas de crescimento e lucratividade da organização.

Qual o futuro do marketing e vendas?

E aí, como será o futuro das vendas para a sua empresa? Desde a invenção da prensa tipográfica, o Marketing Digital evoluiu muito, mas será que o seu negócio evoluiu junto? Para que você sobreviva ao futuro, terá que começar a acompanhar desde agora.

Segundo o Gerente de Marketing de Produto na Resultados Digitais, Carlos Eduardo Pedroza, mais conhecido como Cauê, o futuro é: marketing e vendas em todas as áreas da empresa. Todos da empresa precisam ter noção do processo de compras, afinal, a venda não acaba depois do comercial vender.

E como você pode se preparar? Primeiro, repensando o seu modelo de negócios: será que você conhece as dores do seu público? Qual o problema que a sua solução resolve? Você sabe quais são as decisões e o caminho que o seu público percorre até comprar?

Se for preciso:

Redesenhe seus processos de Marketing, Vendas e Serviços de acordo com a jornada de compra do seu cliente;
Estabeleça uma função proativa e científica de vendas, com foco em revelar e entregar sucesso para seu cliente.
Quer aumentar as compras do seu cliente? Repense seus processos! Olhe para dentro da sua empresa e analise se você está acompanhando a evolução do seu consumidor e dos times de marketing e vendas.

O que é e como funciona o inbound marketing?

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração faz parte das estratégias de Marketing Digital e usa uma metodologia muito diferente do Marketing tradicional. A principal distinção entre eles é que no Inbound é o cliente que vem até você, acessando o seu site. Mas, você sabe de que forma ele é atraído para a sua página na Internet? Através da produção de conteúdos relevantes, com boa dose de informação!

Ao ser atraído pelo conteúdo, o cliente passa pela etapa de reconhecimento do problema e considera uma solução, tornando-se um lead qualificado (persona), ou seja, um cliente em potencial para o produto ou serviço que a sua empresa oferece. Isso faz com que a sua equipe comercial otimize os atendimentos, pois ela fará contato somente com leads que já estão na etapa de decisão de compra.

De que forma a job content atua para captar novos clientes?

A captação de novos clientes passa pelas fases de Atração, Conversão, Relacionamento e Venda. Veja o que acontece em cada uma delas:

Atrair

Com conteúdos relevantes produzidos pela equipe da Job Content, o seu site atrai pessoas que precisam resolver problemas cujas soluções são oferecidas pela sua empresa. Nesta fase, é importante produzir conteúdos que ajudem a persona a identificar melhor estes problemas e entender de que forma o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Converter

Disponibilizar conteúdos com relevância propicia uma experiência valiosa aos visitantes do seu site, resultando em conversões. Pode-se dizer que uma pessoa foi convertida, transformando-se em um lead qualificado, quando ela cadastra o seu e-mail, seja para baixar um e-book, solicitar um orçamento ou simplesmente para receber os conteúdos publicados através de newsletter.

A partir disso, com muita atenção e visão estratégica, são criados meios para que este cliente em potencial avance nas fases que compõem o funil de vendas até o fechamento do negócio.

 Relacionar

Nesta fase, o cliente em potencial é levado a avançar dentro do funil de vendas. Para isso, são utilizados e-mail marketing e trilhas de nutrição, com a abordagem de assuntos que vão qualificar ainda mais os seus leads e fazer com que eles evoluam na jornada de compra.

Vender

Esta última etapa envolve a entrega de conteúdos que estimulam a tomada de decisão do lead (cliente em potencial), sem a necessidade do vendedor gastar tempo com argumentações, pois o cliente já tem informações suficientes sobre o seu produto ou serviço e sabe de que forma ele pode solucionar o seu problema. O resultado final não poderia ser outro: o aumento das suas vendas!

A Job Content atua no mercado de marketing há mais de 15 anos

Com várias certificações importantes conquistadas e uma equipe de profissionais qualificados e especializados em suas respectivas áreas, a Job Content tem seu foco nos resultados, por isso dedica todos os esforços possíveis para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes, com o objetivo final de aumentar as vendas e o faturamento.

A agência utiliza metodologias eficientes para mensurar resultados e trabalha com base em números – não em “achismos” -, demonstrando dados que comprovam o desempenho de suas ações de Marketing. Confira exemplos de cases de sucesso da Job Content e inspire-se!

Conte com a gente para entender melhor quem é o público-alvo ideal para o produto ou serviço que sua empresa oferece ao mercado!

Através de estratégias de Marketing Digital, nós vamos captar contatos qualificados e guiá-los pela jornada de compra, gerando demanda e otimizando o trabalho dos seus vendedores. O resultado final é o que todo empreendedor deseja: mais vendas e mais lucros!

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