Sua empresa já usa o Inbound Marketing, mas os resultados não aparecem? Descubra o que pode estar afetando negativamente a performance dessa estratégia.

Você sabia que o Inbound Marketing é a principal estratégia adotada pelas empresas no mundo todo? Segundo a pesquisa Estado do Inbound 2018, 75% das organizações entrevistadas globalmente consideram seu marketing eficaz quando usam o Inbound.

Essa metodologia poderosa funciona para diferentes negócios — desde que seja planejada e executada da forma certa. Se você já faz Inbound, mas não vê grandes resultados saiba que alguma falha deve ter acontecido durante a implementação e/ou execução dessa estratégia.

É sobre isso que vamos falar neste post! Continue lendo para descobrir os principais erros que impedem a sua empresa de vender mais usando o Inbound Marketing.

Não planejar o Inbound Marketing

Sua empresa tem uma estratégia de Inbound bem definida e documentada? Caso a resposta seja negativa, entenda que o planejamento é a sua receita completa para ter sucesso com o Inbound. Sem um planejamento consistente a empresa dificilmente terá resultados positivos.

Logo, é necessário definir as metas e os objetivos que deseja alcançar com essa estratégia digital, além de estabelecer toda a rota que vai seguir para atingi-los. Executando o Inbound conforme as orientações definidas no planejamento, as chances de ter sucesso são maiores.

Não desenvolver o perfil da persona

A clássica definição de público-alvo não é suficiente para fazer Inbound Marketing. É preciso ir além e desenvolver personas para aumentar a eficiência da estratégia.

Ao trabalhar com persona em marketing digital, você adquire um conhecimento mais aprofundado do seu cliente. Descobre seus medos, desejos, desafios, interesses, profissão, quanto ganha, grau de escolaridade, entre outras informações.

Todos esses dados ajudam a definir a melhor maneira de se comunicar com seu público, de ganhar sua atenção e de vender para ele.

Não escolher os canais digitais certos

Para o Inbound funcionar, é preciso certificar-se de mais dois fatores. Primeiro, de que a empresa escolheu os canais que a persona está presente. Segundo, de que a equipe de marketing sabe usá-los corretamente. Isso é essencial para conseguir alcançar o público certo, na hora certa e do jeito certo.

Vamos ver um exemplo para entender melhor essa escolha? O seu negócio é B2B, sua persona está presente só no LinkedIn e faz pesquisas no Google para encontrar sites e blogs para se manter atualizada sobre o seu ramo.

Mesmo sabendo disso, você publica conteúdos apenas no Facebook, os artigos do seu blog não aparecem nos resultados do Google porque não são otimizados e o site corporativo não tem chamadas para ação para converter os visitantes em leads.

Percebe como é muito mais difícil o Inbound funcionar desse jeito? Quando a empresa escolhe os canais errados e não sabe usá-los, certamente perde vendas. Afinal, o consumidor não encontra os conteúdos produzidos nem se torna um lead.

Não seguir o calendário editorial

O conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. É por meios dos blog posts, dos eBooks, dos vídeos e de outros materiais úteis e relevantes à persona que a empresa consegue gerar tráfego para o site.

Você deve abastecer seus canais com artigos, materiais ricos e outros tipos de conteúdos com frequência regular para que a máquina de Inbound Marketing funcione corretamente.

Definindo e seguindo à risca o calendário editorial para abastecer o site e o blog corporativo, os usuários interessados no que o seu negócio tem a oferecer voltarão em busca de mais conteúdos.

Não mensurar as ações de Inbound

Os conteúdos publicados nas redes sociais da empresa geram resultados? A taxa de abertura e a taxa de cliques das campanhas de e-mail marketing são altas? O número de visitantes do site está crescendo?

Se ninguém da sua equipe de marketing sabe as respostas dessas perguntas, isso é um mau sinal. Afinal de contas, a mensuração é indispensável ao Inbound Marketing.  Avaliando as ações realizadas, é possível saber o que funciona, o que precisa ser ajustado e o que deve ser eliminado, além de verificar se os objetivos definidos no planejamento estão sendo atingidos.

Não saber identificar e ajustar as falhas na estratégia

Como pôde notar, o Inbound Marketing tem o seus próprios ingredientes e modo de fazer para dar resultados positivos para a sua empresa. Cometer qualquer um dos erros aqui listados afeta negativamente o desempenho dessa metodologia.

Portanto, você precisa ir além: deve saber identificar com precisão as falhas que jogam por água abaixo todo o investimento e esforço realizados até o momento. Para isso, mergulhe nesses tópicos conferindo as dicas do eBook “Por que minha receita de Inbound não funciona”.

Com este material, você vai:

  • Descobrir o que não pode faltar no planejamento de Inbound Marketing;
  • Saber como diagnosticar o marketing digital da sua empresa;
  • Definir os objetivos do Inbound Marketing;
  • Descobrir ferramentas que potencializam a execução do Inbound.

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