Autor Convidado Por Autor Convidado
Em 18/12/2020

Como está o planejamento estratégico da sua empresa? Você está alcançando os resultados almejados? Está mantendo os seus clientes sempre fidelizados? Saiba que todas estas questões são fundamentais para manter um clima organizacional saudável para seus colaboradores e garantir a lucratividade da sua empresa. Por esse motivo, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta essencial e que pode ajudar a compreender esse aspecto na sua organização.  

A pesquisa de clima é um questionário inteligente aplicado com o público interno da sua empresa e que avalia diversos setores (relações, organização, materiais de trabalho, gestores, salário, programa de benefícios, dentre outros). Ela permite conferir quais os pontos fortes do relacionamento dos seus colaboradores com a organização e quais os pontos que precisam de melhorias. 

Quer saber mais sobre a importância desta ferramenta fundamental para que os colaboradores se mantenham felizes e produtivos? Continue lendo e garanta ótimas oportunidades para o seu negócio!

Pesquisa de Clima Organizacional: avalie os pontos fortes do seu negócio!

É muito importante entender o que os colaboradores consideram como pontos fortes da sua empresa. A limpeza do ambiente é satisfatória? Os gestores oferecem boas condições de trabalho? Os líderes conduzem a empresa rumo ao sucesso? 

Seus colaboradores com certeza fornecerão feedbacks positivos sobre o que está bom em uma pesquisa de clima organizacional. 

Conhecendo esses aspectos, sua organização tem a oportunidade ideal para continuar investindo nessas estratégias para manter um clima saudável e produtivo no ambiente de trabalho.

Confira quais são os pontos de melhoria com a pesquisa de clima na sua empresa                  

Com uma pesquisa de clima organizacional você entenderá quais são os pontos fracos do seu negócio e que precisam ser melhorados. Muitos gestores e empreendedores pensam que apenas os pontos fortes devem ser levados em consideração mas, na realidade, os pontos fracos apontados pelo time são tão importantes quanto os fortes.

Isso porque você tem a oportunidade de melhorar os aspectos críticos na sua organização. Inclusive, os colaboradores trarão insights muito importantes e que você nem imaginaria se não tivesse perguntado a eles. Saiba que, na grande maioria dos casos, os pontos fracos são facilmente resolvidos.

Diminua as taxas de turnover

pesquisa de clima organizacional

O turnover, ou rotatividade dos colaboradores, é muito prejudicial para a sua empresa. Afinal, você investe tempo e dinheiro na contratação de cada funcionário. Então, quando ele se desliga da instituição por qualquer motivo, você deve arcar com os gastos com a rescisão e, mais do que isso, precisa dedicar tempo e investimento para encontrar e treinar um novo colaborador para ficar no seu lugar.

Além disso, uma empresa com altas taxas de turnover demonstra que o clima organizacional não é saudável e propício ao desenvolvimento de pessoas e isso pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado. 

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta importante para diminuir esse indicador. Afinal, é a oportunidade ideal para entender a visão do colaborador e investir em um plano de melhoria constante.

Crie um plano de comunicação interna realmente eficaz

Ao descobrir quais são as reais necessidades dos seus colaboradores, você consegue criar um plano de comunicação interna realmente eficaz. Conhecendo os dados e informações essenciais sobre o seu público interno, você pode desenvolver um planejamento de ações importantes para melhorar o clima.

Por exemplo, se os colaboradores apontaram que não há espírito de equipe, você pode elaborar um cronograma mensal de confraternizações para que o time se conheça melhor e desenvolva mais empatia e solidariedade. Dessa forma, ações como happy hours, gincanas e gamificações podem fazer parte da rotina do time.

Aumente a produtividade do time

Se os seus colaboradores estão satisfeitos, felizes e engajados com a sua organização, atendem melhor os seus clientes, concorda? Um funcionário satisfeito proporciona uma experiência única e inovadora para o cliente da sua empresa, tornando-o fidelizado e fazendo com que ele indique a sua marca aos amigos e familiares.

Portanto, o sucesso do cliente está diretamente relacionado ao sucesso do colaborador. A pesquisa de clima é fundamental para identificar essas melhorias que possam aumentar a produtividade. 

Garanta uma boa vantagem competitiva

Investir em uma pesquisa de clima organizacional é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Isso é extremamente importante para garantir uma boa vantagem competitiva para a sua empresa, uma vez que os colaboradores se tornam defensores da sua organização e isso é muito bem-visto pelo mercado.

Precisamos considerar que o capital humano é um dos bens mais preciosos para os negócios. Portanto, somente quando você investe no bem-estar do time é que consegue converter uma boa vantagem competitiva para a sua organização.

Favoreça a tomada de decisão

Ao apostar em uma pesquisa de clima organizacional, você tem um diagnóstico completo da sua organização. Ou seja, entende todas as estratégias que precisam ser implementadas para que a sua marca cresça cada vez mais.

Dessa forma, é possível modificar os pontos negativos e fortalecer os positivos. Em outras palavras, você tem argumentos sólidos para criar estratégias mais incríveis e efetivas, podendo desenvolver ações mais maduras que contribuam para o crescimento do seu negócio.

Aumente o engajamento e a motivação

pesquisa de clima organizacional

O simples fato de aplicar uma pesquisa de clima com os colaboradores já aumenta o engajamento e motivação, já que eles percebem que a opinião deles é importante e você está genuinamente interessado nela. 

Sendo assim, o engajamento acontece tanto pela valorização da opinião quanto pelas ações tomadas a partir da apresentação da pesquisa. Por isso, é importante ressaltar: além de aplicar a pesquisa invista em um plano de melhoria constante, está bem? 

É extremamente importante que o colaborador entenda por que está respondendo à pesquisa e que a sua empresa utilizará esses dados para aperfeiçoar a gestão estratégica.

Bônus: como aplicar uma pesquisa de clima?

Agora que você entendeu qual é a importância da pesquisa de clima organizacional  para a produtividade da sua empresa, deve estar se perguntando: como posso aplicar uma pesquisa com o meu público?

Existem diversas maneiras para que isso aconteça. O mais importante é que você invista em uma plataforma de pesquisa que apresente o melhor custo-benefício para a sua organização.

Afinal, é valioso poder contar com a ajuda da tecnologia para enviar questionários inteligentes de forma automática, rápida, sem burocracia e ainda conferir os resultados em tempo real por meio de uma dashboard.

 

Você gostou de aprender mais sobre a pesquisa de clima organizacional? Quais estratégias você já aplica em sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários! 

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Job Content.