Quer saber como fazer um plano de marketing digital para o seu negócio indiferente do seu segmento de mercado? Então não deixe de conferir esse conteúdo!

Que o marketing digital é cada dia mais importante nas estratégias de crescimento das empresas, isso você já sabe, a dúvida é “Como fazer um projeto de marketing digital eficiente?”.

Antes de realizar quaisquer investimentos em marketing digital, você precisa entender melhor o significado do termo e tudo que essa expressão engloba, para depois escolher as melhores estratégias.

Logo, se você está procurando uma proposta de plano de marketing digital pronto, tenho uma má notícia, vai ser difícil encontrar um que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades.

Agora se você quer saber como elaborar um plano de marketing para sua transportadora, seu e-commerce ou mesmo para sua indústria do zero, aqui você tem um passo à passo completo para fazê-lo dentro das necessidades da sua empresa.

Vender mais, ter estabilidade nas vendas, crescer, ser líder de mercado ou bater a meta todo mês: esse é o desafio da grande maioria das empresas diariamente – mas hoje não é a realidade de muitas delas.

Nesse quesito, podemos eleger o fator de maior peso: não saber fazer um planejamento de marketing, ou simplesmente ignorar a necessidade dele por não acreditar na sua efetividade.

Aí as empresas vão “direto para a ação” sem planejamento prévio – sim, isso pode custar caro para o seu negócio. Às vezes é um custo alto para a sua vida também.

Se isso faz parte da sua realidade, fique tranquilo, porque a partir de agora o velho ditado “querer, não é poder” vai mudar na sua cartilha para, “Querer, é poder!”.

Não deixe de ler este artigo até o final aqui vou mostrar as etapas para construir um plano de marketing digital, além de um exemplo prático. Quer avançar? Então continue a leitura.

Comece a usar o poder da internet a favor das suas vendas hoje mesmo. Ao final desse artigo você vai ter subsídios, dicas e exemplos reais e práticos de como fazer um plano de marketing passo a passo para uma empresa.

Antes de partir para as definições do plano de marketing, assista ao vídeo abaixo que traz informações valiosas de como mapear o seu mercado de atuação. Confira:

Quais As Diferenças Entre Marketing E Marketing Digital?

Mesmo que sejam termos semelhantes marketing e marketing digital possuem definições bem diferentes. Logo, antes de construir o seu plano de marketing digital, você precisa entender melhor cada um deles.

De maneira bem resumida podemos definir que marketing é toda e qualquer ação ou estratégia que visa gerar valor sobre um produto, serviço ou uma marca.

Essas ações podem acontecer tanto no mundo online como no mundo offline, ou seja, o termo marketing compreende desde as estratégias do outbound até as estratégias de inbound de marketing.

Enquanto que o marketing digital abrange apenas as ações realizadas no mundo digital do negócio, ou seja, o comportamento da marca na internet.

O Que É Um Plano De Marketing?

Assim como qualquer outro tipo de planejamento que você já fez, o plano de ação do marketing digital nada mais é que um passo a passo que determina como você irá alcançar um objetivo final.

A ideia é estabelecer um conjunto de estratégias e metas, traçadas para que você possa atingir esses objetivos.

Mas afinal, como montar um plano de marketing digital passo a passo?

Mesmo que possa parecer complexo de ser elaborado, construir um plano de marketing não tem grande dificuldade. Nos acompanhe no próximo tópico e veja.

Como Construir Um Plano De Marketing Eficiente?

Construir um plano de marketing eficiente é uma tarefa que pode causar dor de cabeça para qualquer empreendedor. Afinal, qualquer decisão mal tomada pode trazer impactos negativos para o seu negócio.

Por isso, para ajudar você, reunimos em 10 etapas os pontos principais de um plano de marketing com todas as atividades que devem ser realizadas.

São vários passos que ajudarão você a entender tudo o que é necessário para criar um plano de marketing efetivo.

No entanto, antes de mais nada você precisa ter em mente que um plano de marketing digital não deve ser produzido com objetivos a curto prazo.

Para ser efetivo o seu plano de marketing deve ter objetivos bem definidos, com uma proposta clara e direta.

Faça Um Diagnóstico Da Sua Empresa

Uma das etapas para a elaboração da estratégia de marketing para o seu negócio é o diagnóstico do cenário atual da sua empresa. Este é o primeiro passo efetivo para que o seu plano de marketing não vá por água abaixo.

Neste momento, o objetivo é entender todos os fatores, internos e externos da sua empresa, que possam de alguma maneira influenciar positiva ou negativamente a efetividade do seu plano.

Antes mesmo de começar a definir os objetivos do seu negócio com o marketing, você precisa realizar esse diagnóstico.

Uma das ferramentas mais usadas para fazer esse diagnóstico é a matriz SWOT. Com essa ferramenta você consegue determinar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio e ainda decidir ações práticas.

Analise A Sua Concorrência

Depois de realizar um diagnóstico profundo do seu negócio, chegou a hora de você fazer um estudo de mercado e entender a sua concorrência.

Conhecer a concorrência permite que você entenda o posicionamento das outras marcas e encontre gargalos nos quais você pode se diferenciar, mostrando o valor dos seus produtos/serviços.

Contudo, lembre-se que esse posicionamento deve estar intimamente ligado ao seu público alvo, fazendo com que o seu potencial cliente descubra como o seu produto resolve o problema proposto de forma efetiva e eficiente.

Para essa tarefa você pode usar algumas ferramentas de dados e insights:

Google Trends

Com ele é possível avaliar as tendências de vários mercados.

O Google mostra em forma de gráficos a oscilação no volume de buscas desde 2004 – com isso dá pra ter noção se o que você oferece está crescendo na busca do público ou está em decadência.

SEMRush

É uma plataforma que traz informações preciosas. Com ele você consegue saber com precisão o volume de buscas para determinada palavra ou termo, consegue identificar como o usuário pesquisa, pode ainda avaliar seu concorrente.

Você vai descobrir quem está conseguindo os cliques gerados nas pesquisas do seu segmento.

Essa ferramenta digital traz ainda muitas ideias para melhorar a sua estratégia num todo.

Pesquisa Direta

Converse com seus clientes, usuários e pessoas que podem vir a usar sua solução, porém ainda não a utilizam.

Entenda os seus motivos de compra, suas necessidades, entenda como é a utilização da sua solução, se ela resolve de forma eficiente o problema proposto.

Aproveite para ter sugestões de melhoria de produto, identifique onde você está falhando, onde você está ganhando e onde você está perdendo para seus concorrentes.

Matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta que você pode usar para avaliar suas forças e fraquezas, ainda oportunidades e ameaças, internas e externas. Ela é uma boa forma de avaliação tanto do seu negócio como do seu mercado.

Se você está se perguntando por que não estamos falando do planejamento das ações de marketing ainda a resposta é bem simples: de nada adianta fazer um marketing excelente, super estruturado se você não tiver um bom produto que realmente resolva algum problema.

De nada adianta você fazer marketing para vender casacos de pele no nordeste do Brasil, da mesma forma que não adianta você oferecer um produto que as pessoas não querem ou não tem necessidade.

Definição De Metas E Objetivos Com O Plano De Marketing

Superada a fase de avaliação do seu negócio, mercado e concorrentes, é hora de definir metas e objetivos de marketing para seu planejamento ficar adequado às suas necessidades.

E por que isso é importante? Simplesmente porque existem vários caminhos que podem ser seguidos, dependendo da sua necessidade.

Por exemplo, se você tem um e-commerce, sua estratégia vai ser diferente de uma indústria, que também vai ser diferente de um negócio local.

Ainda tem a variação de objetivos de marketing que você precisa definir:

  • vender mais;
  • ser uma autoridade no seu mercado/nicho;
  • gerar mais contatos para seus vendedores;
  • fortalecer a sua marca;
  • nutrir sua base de leads;
  • relacionar com seus clientes para vender mais para eles.
    Esses são alguns exemplos de resultados que se pode esperar de uma estratégia de marketing.

É claro que a opção “vender mais” está nas primeiras posições, quando se fala em marketing, por isso nas próximas etapas do plano de marketing, vamos focar mais neste item, ok?

Estabeleça seus objetivos baseado em números: quantas vendas ou quantos contatos você precisa, por exemplo. Esses números serão necessários para definir detalhes da sua campanha de marketing, e também para montar um funil de vendas.

Imagine que para você conseguir uma venda são necessárias 6 propostas apresentadas, para ter 6 propostas seus vendedores precisam fazer 20 contatos e para chegar em 20 contatos são necessárias 400 visitas no seu site.

Ao escolher os objetivos do seu negócio não esqueça de manter os pés no chão, você precisa traçar metas que sejam alcançáveis.

Ah! E não esqueça de definir quem será o responsável direto por cada atividade que será executada.

Conforme o tamanho da sua empresa e do escopo do seu plano de marketing, serão necessárias duas ou mais pessoas para acompanhar o cronograma.

Defina Seu ICP – Perfil Ideal De Cliente

Nesta etapa está um dos pontos mais importantes do seu planejamento! É hora de definir o seu perfil ideal de cliente, quem vai ser o público alvo das suas campanhas. Cada ação feita será com base no seu ICP.

Aqui é fundamental que você entenda qual é o tipo específico de pessoa que oferece as melhores oportunidades de negócio para a sua empresa.

Mas O Que É O ICP ou Perfil Ideal de Cliente?

São as empresas (ou pessoas) que têm o perfil ideal para ser seu cliente, são aquelas em que a sua solução se encaixa perfeitamente e resolve o problema em questão com maestria e, por consequência, o cliente fica extremamente satisfeito e paga bem pelos seus produtos ou serviços adquiridos.

Por Que Esta Definição É Tão Importante No Seu Planejamento De Marketing Digital?

Para entender vou usar um exemplo. Digamos que sua empresa seja uma indústria que produz iluminação industrial, ou seja, iluminação de alto desempenho que atende outras indústrias.

Logo o seu plano de marketing deve ser voltado para captar este tipo de contatos, o esforço do seu vendedor deve ser para prospectar este público alvo. Agora, sem esta definição, é certo que o trabalho fica mais difícil e desencontrado.

Agora se pergunte: quanto tempo e dinheiro são investidos na captação de contatos que não tem as mínimas condições e requisitos para ser seu cliente, quanto vale a hora ou o dia de trabalho do seu vendedor para deixar ele prospectar empresas nesta mesma situação?

Quanto isso impacta no seu faturamento no final do mês?

Ficou um pouco mais claro o valor e a importância da definição do seu ICP?

Como Definir O Perfil Ideal De Cliente?

Faça uma lista com os seus melhores clientes, aqueles que você consegue entregar os melhores resultados, aqueles que te pagam melhor, que te indicam para outros clientes.

Se for possível escolha todos de um mesmo segmento, nicho ou área de atuação.

Se necessário ainda, limite uma região de atuação, entre outros pontos que você julga importantes para fazer vendas somente para quem te interessa realmente.

Você pode estar pensando agora: “mas se eu aprofundar e limitar demais eu posso ficar com uma fatia muito pequena de clientes ou possíveis clientes para atender”.

Se esse for o caso, lembre de quando você vai fazer uma compra de um serviço específico, qual é a melhor escolha, uma empresa que atua em diversas frentes ou nichos de mercado e sabe um pouco de cada um deles ou aquela empresa especializada exatamente no serviço que você procura?

Reflita ainda: quem pode cobrar mais caro, a empresa que atende vários nichos ou a empresa especialista?

Não deixe de entender mais sobre perfil ideal de cliente, ele pode ser um divisor no seu negócios.

Definição Da Persona

Nesta etapa da construção do seu plano de marketing chegou a hora de elaborar as personas da sua empresa.

Em grande parte dos casos e de maneira bem genérica muitos entendem que persona e público alvo tem a mesma definição, no entanto, cada termo possui uma função específica.

Enquanto o público alvo é um grupo específico de potenciais clientes do seu negócio que compartilham um perfil semelhante, a persona é um perfil detalhado do seu cliente ideal. Ou seja, é aquela parcela de indivíduos que você e o seu negócio querem como cliente.

Confira um exemplo de público alvo e outro de persona.

Público-Alvo: Homens, que têm entre 35 e 45 anos, com ensino superior completo e renda entre R$ 5 e 10 mil reais.
Persona: João, que trabalha na indústria (seu ICP, que foi definido na etapa anterior), tem 35 anos é gestor comercial, está enfrentando dificuldades para atingir as metas de vendas e, ao mesmo tempo não consegue encontrar mais vendedores qualificados para contribuir com a empresa. O João busca informações sobre vendas e marketing em blogs especializados e ainda usa o LinkedIn como rede de conexão.

P.S.: Ao elaborar sua persona seja bem detalhista, reúna informações que vão muito além da idade, gênero e classe social dos seus potenciais clientes.

Conheça suas características e rotinas, os problemas enfrentados por eles diariamente e como o seu produto ou serviço pode ajudá-los, isso com certeza vai ajudar muito sua estratégia a curto, médio e longo prazo.

Mas não esqueça de um detalhe importante: sua persona deve ser atualizada em períodos de tempo relativamente curtos, e uma excelente forma para fazer isso é entrevistando seus clientes, buscando informações nas redes sociais ou ainda levantando informações com sua equipe de atendimento.

É importante ressaltar também que a sua empresa pode ter uma, duas ou mais personas.

Para entender melhor: se você comercializa produtos ou serviços para o mercado B2B e B2C, é necessária a construção de uma persona para cada segmento.

Isso porque, o comportamento de compra do consumidor final é diferente do consumidor corporativo, que geralmente precisa aprovar a compra com outros colaboradores da empresa.

Quanto mais você conhecer o seu cliente maior será o sucesso de vendas do seu negócio.

Mapeie A Jornada De Compra Do Seu Cliente

A jornada de compra compreende todas as etapas que o cliente percorre para comprar um produto ou serviço, desde o momento que ele percebe que tem um problema, até o momento que efetivou a compra.

Estas informações são coletadas na entrevista feita para definir a persona, com seus vendedores ou mesmo com informações e dados registrados em sistemas de gestão de clientes – como um CRM.

Procure entender com detalhes todas as etapas que ele percorre desde o momento da percepção do problema, a forma que ele buscou mais informações, como ele percebeu que precisava e que existia solução para o problema em questão, como ele validou a melhor alternativa, o que fez ele tomar a decisão, quem ele consultou para ajudar nesse processo, quem foi o decisor e por fim, o motivo pelo qual definiu pela empresa ou solução x ou y.

Escolha A Estratégia De Marketing A Ser Adotada

Mapeamento feito, é hora de optar pelas ações que farão mais sentido diante da sua necessidade e do comportamento do seu cliente.O primeiro ponto, mesmo que você entenda que vai começar com um investimento baixo, é investir em um site seu.

Ele vai ser a sua base, sua vitrine na internet. Mesmo que você faça apenas uma estratégia de redes sociais, ou adotando uma estratégia mais robusta e completa, um bom site é essencial.

Além do site, outras ferramentas e ações serão necessárias, dependendo do objetivo e público alvo a ser atingido.

Existe um mix de marketing com diversos canais que você pode adotar dentro do marketing digital, mas cada vez fica mais evidente que você precisa ser estratégico, ter foco, ser objetivo para ser mais assertivo, ainda mais se você tem limitação de verba para começar investir em marketing.

Algumas das estratégias que podem ser adotadas são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing;
  • Estratégias de SEO;
  • Mídia paga;
  • Mídias sociais.
    Aqui vale aprofundar um pouco para conhecer as diferentes estratégias de marketing digital da atualidade e escolher as mais adequadas para a sua empresa.

Inbound Marketing

Essa estratégia funciona para empresas de diferentes setores e cobre todas as etapas do funil de vendas (atrair, reter, relacionar, vender e fidelizar).

Além disso, tem um custo menor em comparação às ações de marketing tradicionais e gera bons resultados para empresas de todos os portes.

Outbound Marketing

Também pode ser uma excelente alternativa. Esta estratégia é voltada para mercados B2B e consiste em um trabalho mais focado em volumes menores de contatos, porém, bem mais customizados e assertivos ao mesmo tempo.

Importante frisar que para este tipo de estratégia também existem ferramentas para automatizar partes do processo.

Gestão E Monitoramento De Redes Sociais

Também é outra estratégia que pode ser adotada. Escolhendo as redes e atuando nas plataformas certas, é possível alcançar pessoas que atendem o perfil de cliente desejado para a sua empresa.

Mas, não se esqueça de que as suas estratégias nas redes sociais devem ser sólidas e bem alinhadas aos objetivos que devem ser alcançados.

Defina Seu Calendário De Produção

Independente do canal que será usado, ainda temos muito trabalho para o bom andamento do projeto.

É necessário definir um calendário para produção e publicação dos conteúdos, sejam eles blog posts, social post, eBooks, definição das campanhas de mídias pagas e produção das peças publicitárias.

Não esqueça de incluir neste calendário cada uma das ações que serão executadas.

8. Definição De Ferramentas

Entender quais ferramentas de marketing digital é uma etapa que requer atenção por que elas serão usadas para executar importantes tarefas do seu projeto, e podem fazer total diferença, por outro lado, existe um mercado muito agressivo que quer te vender a qualquer custo, agora como escolher as melhores para mim?

Primeiro defina o que você quer fazer e depois procure pela ferramenta que faça isso e não ao contrário, escolha as ferramentas e faça o que ela permitir. É claro que é possível executar diversas ações “no braço”, contudo não é recomendado.

O tempo que você vai ter que dedicar a esse trabalho manual é grande e contar com o auxílio de ferramentas de marketing digital vai fazer a diferença na sua empresa.

Mas quais ferramentas escolher? Listei abaixo aquelas que vão ajudar você a ter bons resultados com o marketing digital e não perder tempo com tarefas manuais:

  • Ferramenta de monitoramento e gestão de redes sociais;
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS) para o site e o blog;
  • Software de Web Analytics para mensurar as ações realizadas;
  • Ferramenta de SEO para analisar e otimizar seus conteúdos;
  • Sistema CRM para organizar seus leads e o processo de vendas;
  • Ferramenta de automação de marketing para automatizar diversas tarefas e aumentar a produtividade da equipe de marketing e de vendas.
    Existem diversas opções disponíveis no mercado para cada tipo de ferramenta listada. Escolha as mais adequadas ao seu negócio e liste-as no seu plano de marketing digital.

9. Defina Um Processo De Vendas

Lembre-se que um bom plano de marketing é feito para vender, então não posso deixar de falar alguns pontos que são de suma importância para que você colha os resultados esperados, usando a força do marketing e das vendas em conjunto.

A primeira ação necessária é manter reuniões periódicas entre os dois times, esse vai ser o momento em que o marketing colhe informações sobre o resultado dos contatos enviados para o time de vendas, entende o que está bom e o que precisa ser melhorado, recebe feedbacks que vão ajudar a nortear as próximas ações e otimizações necessárias.

Ainda, o time de marketing vai poder contribuir com o time de vendas levando ideias do que foi levantado nas pesquisas feitas para definição de personas e nos estudos de mercado.

Para ter um time de vendas eficiente é preciso ter processo de vendas definidos, e saber exatamente o que deve ser feito com os leads/contatos recebidos pelo time de marketing em cada uma das etapas da venda.

10. Métricas E Avaliações

A principal métrica a ser avaliada sem dúvidas é a venda. Se não estiver trazendo resultados positivos tem coisa errada no processo e precisa ser melhorado. Porém, esta não é a única métrica que deve ser avaliada, listamos as que são mais importantes.

Número de Vendas:
ROI – retorno sobre o investimento;
CAC (Custo de aquisição de cliente) – qual é o custo por venda realizada;

Taxa de Conversão:
Visualização para visitantes;
Visitantes para leads;
Leads para oportunidades;
Oportunidades para vendas.

Números do Funil:
Volume de visitas;
Número de leads;
Quantidade de oportunidades;
Volume de vendas.

Métricas Extras Que Vão Ajudar a Chegar no Seu Objetivo:
Ranking nos mecanismos de busca;
CTR – taxa de cliques;
CTL – custo por lead;
taxa de rejeição.

Métricas Que Você de Esquecer (As Chamadas “Métricas de Vaidade”):
curtidas;
visualizações de social post.
Vou fazer um resumo dos pontos que você precisa superar, ok?

Diagnóstico da sua Empresa;
Análise da Concorrência;
Metas e Objetivos do Projeto;
Definição de Cliente Ideal;
Definição de Persona;
Mapear a Jornada de compra;
Definição da Estratégia/canal;
Faça um Calendário de Produção;
Use Ferramentas de Marketing Digital;
Tenha um Plano de Vendas Pronto; (plano de vendas exemplo)
Defina suas métricas de avaliação.

Quando Elaborar Um Plano De Marketing?

Um plano de marketing deve ser elaborado sempre que uma empresa deseja lançar um novo produto ou serviço, expandir seus negócios, entrar em um novo mercado ou simplesmente melhorar suas estratégias de marketing.

Além disso, é importante revisar e atualizar o plano de marketing regularmente para garantir que ele esteja alinhado com os objetivos da empresa e com as tendências do mercado.

É recomendado que um plano de marketing seja elaborado periodicamente, mas pode ser revisado e atualizado trimestralmente ou semestralmente, dependendo das necessidades da empresa.

Quais Os Tipos De Plano De Marketing?

Existem diferentes tipos de planos de marketing que as empresas podem desenvolver para atingir seus objetivos. Veja abaixo três tipos:

Plano De Marketing Por Níveis

O plano de marketing por níveis é um tipo de plano estratégico de marketing que se concentra em atingir metas de crescimento de médio e longo prazo em diferentes níveis da empresa. Este tipo de plano é geralmente desenvolvido para empresas que desejam crescer e se expandir ao longo do tempo.

O plano de marketing por níveis é composto por três níveis principais ou subida de crescimento: o primeiro nível é o de crescimento atual, o segundo nível é o de crescimento futuro e o terceiro nível é o crescimento ideal.

No primeiro nível, a empresa analisa seu desempenho atual de mercado, compreendendo o cenário atual, os concorrentes, as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades para crescer.

A partir dessa análise, são definidos objetivos de curto prazo para melhorar o desempenho atual da empresa.

No segundo nível, a empresa define objetivos de médio prazo para alcançar um nível de crescimento mais significativo. Isso pode incluir a expansão para novos mercados, o lançamento de novos produtos ou serviços, ou a melhoria da experiência do cliente.

No terceiro nível, a empresa define seus objetivos de longo prazo para alcançar o crescimento ideal. Isso pode incluir a expansão global, a diversificação de produtos e serviços, a aquisição de outras empresas ou a liderança do mercado.

O plano de marketing por níveis é uma abordagem holística que permite à empresa pensar em seu crescimento a longo prazo e tomar medidas para alcançar seus objetivos gradativamente.

Como já falamos acima, é importante que a empresa revise e atualize seu plano de marketing por níveis regularmente para garantir que ele esteja sempre alinhado com seus objetivos e com as tendências do mercado.

Plano De Marketing Por Estratégia

O plano de marketing por estratégia é um tipo de plano que se concentra nas estratégias de marketing que uma empresa deve utilizar para atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Este tipo de plano é especialmente útil para empresas que buscam aumentar sua participação no mercado, lançar novos produtos ou serviços, ou expandir seus negócios.

O plano de marketing por estratégia começa com uma análise detalhada do mercado, dos concorrentes e dos clientes.

A empresa deve compreender a dinâmica do mercado, incluindo as tendências e os desafios, bem como as oportunidades e ameaças que enfrenta. Isso ajuda a empresa a definir seus objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los.

As estratégias de marketing podem incluir uma série de táticas, como publicidade, promoção de vendas, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, marketing digital e outras.

Cada estratégia deve ser cuidadosamente selecionada para atingir o público-alvo da empresa e alcançar seus objetivos de marketing.Uma vez que as estratégias de marketing são definidas, a empresa precisa desenvolver um plano de ação detalhado.

Isso inclui a definição de um orçamento de marketing, cronograma de atividades, alocação de recursos e definição de métricas para avaliar o desempenho do plano.

Uma das principais vantagens do plano de marketing por estratégia é que ele permite que a empresa se concentre nas atividades de marketing mais significativas e eficientes para alcançar seus objetivos.

Além disso, um plano de marketing por estratégia ajuda a empresa a se manter atualizado com as tendências do mercado e as melhores práticas de marketing, garantindo que ela esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Plano De Marketing Por Campanhas

O plano de marketing por campanhas é um tipo de plano de marketing que se concentra em desenvolver estratégias e táticas específicas para promover um produto, serviço ou marca por um período limitado de tempo.

Geralmente, as campanhas de marketing são projetadas para gerar um grande impacto em um público-alvo específico em um curto período de tempo. O primeiro passo no desenvolvimento de um plano de marketing por campanhas é definir o objetivo da campanha.

O objetivo pode ser aumentar as vendas, gerar leads, aumentar o reconhecimento da marca, engajar os clientes ou alcançar qualquer outro objetivo de marketing específico que a empresa deseja alcançar.

Uma vez que o objetivo da campanha é definido, a empresa deve pesquisar e analisar o mercado, os concorrentes e o público-alvo para identificar as melhores táticas de marketing para alcançar esse objetivo.

Isso pode incluir publicidade em mídias digitais, anúncios na televisão ou rádio, marketing de influência, promoções, eventos e outras táticas de marketing. O próximo passo é desenvolver uma estratégia criativa da campanha, incluindo o conceito, mensagem e design da campanha.

A estratégia criativa deve ser consistente com a identidade da marca e a mensagem da campanha, bem como atrair e engajar o público-alvo.

Após a criação da estratégia criativa, a empresa deve definir o orçamento da campanha e o cronograma de atividades para garantir que a campanha seja executada dentro do prazo e do orçamento previsto.

A empresa também deve definir os indicadores para avaliar o sucesso da campanha, como retorno sobre o investimento, engajamento do público-alvo e vendas.

Ao longo da campanha, a empresa deve monitorar e avaliar constantemente o desempenho e fazer ajustes conforme necessário para garantir que ela esteja alcançando seus objetivos de marketing.

Quais As Etapas Do Plano De Marketing?

Veja abaixo os 10 passos para implementar o plano de marketing na sua empresa:

Diagnóstico Da Empresa

O plano de marketing é composto por diversas etapas, sendo que a primeira delas é o diagnóstico da empresa.

Nesta etapa, é realizada uma análise detalhada da empresa, incluindo sua situação atual, seus objetivos e metas, seus produtos ou serviços oferecidos, o mercado em que ela atua, seus concorrentes, seus clientes e a estratégia de marketing atualmente utilizada.

O objetivo desta etapa é entender a empresa e seu ambiente atual de negócios para poder planejar ações de marketing que sejam efetivas e estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Análise Do Ambiente De Negócios

A etapa de análise do ambiente de negócios é uma das etapas mais importantes do plano de marketing.

Nesta etapa, a empresa realiza uma análise detalhada do ambiente externo, que inclui o mercado em que a empresa atua, seus concorrentes, clientes, fornecedores e outros fatores que podem afetar seu desempenho.

Uma análise do ambiente de negócios permite que a empresa identifique oportunidades e ameaças, bem como tendências do mercado e do comportamento do consumidor, o que permite que ela planeje ações de marketing mais eficazes e atendidas com as necessidades do mercado e dos clientes.

Análise Da Concorrência

Na etapa de análise da concorrência, a empresa realiza uma avaliação detalhada dos seus principais concorrentes.

Isso envolve a identificação dos concorrentes diretos e indiretos, sua posição no mercado, seus pontos fortes e flexíveis e as estratégias de marketing que estão usando.

A análise da concorrência é importante para que a empresa possa entender melhor o mercado em que atua e as necessidades dos clientes, bem como para desenvolver estratégias de marketing que garantam diferenciar seus produtos e serviços dos concorrentes e ganhar vantagem competitiva.

Definição De Público E Personas

Já na etapa de definição de público e personas, a empresa identifica quem são seus clientes potenciais e cria perfis detalhados de cada um deles, conhecidos como personas.

Essas personas são personagens fictícios que representam os tipos de clientes que a empresa atende.

A definição de público e personas é importante porque ajuda a empresa a entender melhor as necessidades, desejos e comportamentos dos seus clientes, permitindo que ela desenvolva estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada persona.

Isso pode incluir a criação de campanhas de marketing segmentadas e personalização de conteúdo e ofertas.

Definição De Posicionamento

Bom, agora é hora de definir o posicionamento! Nessa etapa, a empresa precisa descobrir onde ela se encaixa no mercado e como quer ser vista pelos consumidores. É importante ter em mente que o posicionamento é a imagem que a empresa quer transmitir para o público, então é preciso pensar em como diferenciar-se da concorrência e destacar seus pontos fortes.

Digamos que a empresa seja uma marca de roupas que quer se destacar pela qualidade de seus produtos. Ela pode se posicionar como uma marca premium, com roupas de alta qualidade e preços mais elevados. Ou então, pode optar por um posicionamento mais popular, com preços mais acessíveis e roupas de qualidade razoável.

O importante é encontrar um posicionamento que seja coerente com a imagem que a empresa quer transmitir e que responda às necessidades e desejos do seu público.

Definição De Objetivos

Nesta etapa é importante porque ajuda a empresa a ter clareza sobre o que quer alcançar com suas estratégias de marketing.

Os objetivos podem ser variados, como aumentar as vendas em um determinado período, conquistar novos clientes, fidelizar os clientes existentes, aumentar a presença online da empresa ou melhorar a percepção de marca.

O importante é que os objetivos sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.

Digamos que a empresa deseja aumentar suas vendas em 10% no próximo trimestre. Esse é um objetivo específico, mensurável e com prazo definido.

Para alcançá-lo, a empresa precisará desenvolver estratégias de marketing que possam atender as vendas, como campanhas promocionais, anúncios, parcerias com influenciadores, entre outras.

Resumindo, definir os objetivos é uma etapa fundamental do plano de marketing, que ajuda a empresa a saber onde quer chegar e quais estratégias precisa adotar para alcançar seus objetivos.

Definição De KPI’s

A definição de KPIs (indicadores chave de performance) é uma etapa crucial do planejamento de marketing, pois esses indicadores permitem que as empresas avaliem o sucesso de suas estratégias de marketing e identifiquem oportunidades de melhoria.

Ao definir KPIs claros e específicos, as empresas podem medir o desempenho de suas campanhas de marketing e ajustar suas abordagens conforme necessário.

Isso permite que as empresas acompanhem seu progresso em relação a metas de negócios específicos e identifiquem áreas onde precisam melhorar para atingir seus objetivos.

Os KPIs também ajudam as empresas a tomar decisões difíceis sobre onde alocar seus recursos de marketing.

Ao analisar as métricas de desempenho, as empresas podem determinar quais estratégias de marketing estão gerando o maior retorno sobre o investimento e investir mais nesses canais.

Além disso, a definição de KPIs pode ajudar as empresas a se concentrarem em objetivos de negócios específicos e alinhar suas estratégias de marketing com esses objetivos.

Isso garante que os esforços de marketing estejam alinhados com os objetivos de negócios da empresa e aumentam as chances de sucesso.

Definição De Estratégias

Definir estratégias é como escolher o caminho certo para chegar ao sucesso no planejamento de marketing. É como usar um GPS para encontrar o melhor caminho para chegar ao seu destino final.

Sem definir estratégias claras, as empresas correm o risco de se perder no meio do caminho e acabar perdendo recursos valiosos em ações que não geraram resultados.

Ao definir estratégias, as empresas podem identificar os melhores canais de marketing para alcançar seu público-alvo, definir o tom e a mensagem de suas campanhas e planejar a alocação de recursos para maximizar o retorno sobre o investimento.

Além disso, a definição de estratégias permite que as empresas se adaptem às mudanças no mercado e nas tendências de consumo, garantindo que suas campanhas de marketing estejam sempre atualizadas e relevantes.

Recursos E Orçamento

Ao definir os recursos e orçamento, as empresas podem garantir que terão os recursos financeiros e materiais necessários para implementar suas estratégias de marketing de forma eficiente e eficaz.

É como tentar fazer um jantar especial sem dinheiro para comprar os ingredientes necessários.

Isso inclui definir um orçamento realista para cada campanha de marketing, identificando quais canais de marketing são mais eficazes para atingir o público-alvo e alocar recursos necessários para cada canal.

Cronograma E Responsáveis

Como você viu, o plano de marketing é como uma receita de bolo – tem várias etapas que precisam ser seguidas para alcançar o sucesso. Uma dessas etapas é a definição do cronograma e dos responsáveis.

É como um roteiro de filme – tem que ter um timing certo para tudo acontecer no momento certo.

Ao definir um cronograma, as empresas podem garantir que todas as ações de marketing sejam executadas dentro do prazo e em ordem de prioridade, evitando atrasos e problemas.

Além disso, é importante definir os responsáveis ​​por cada tarefa para garantir que cada ação seja executada por um especialista na área, maximizando a eficácia da campanha de marketing.

Exemplos De  Plano de Marketing

Ter acesso a um plano de marketing de uma empresa não é fácil, mesmo porque esse tipo de informação geralmente é confidencial.

No entanto, sei que colocar a mão na massa sem qualquer exemplo prático nem sempre é uma tarefa simples, por isso trouxemos alguns modelos de planejamento que podem ajudar você a dar os primeiros passos no seu plano de marketing.

Veja abaixo um modelo de plano de marketing pronto de um produto da Monsoy, da Coca-Cola, da Universidade de Harvard e das lojas Magazine Luiza.

Plano De Marketing Modelo De Monsoy

A Monsoy é uma marca de sementes de soja líder em melhoramento genético.

Encontramos um plano de marketing elaborado pela agência deles que aborda alguns assuntos que falei acima.

No entanto, é importante você lembrar que esse modelo é apenas um exemplo prático e que as necessidades da sua empresa são diferentes, logo ainda é preciso que você monte o seu plano de marketing seguindo nosso passo a passo.

Plano De Marketing Da Coca-Cola

O plano de marketing que encontramos da Coca-Cola é mais intuitivo, sendo apresentado em dois vídeos distintos. Basicamente, o objetivo da Coca-Cola era no longo prazo duplicar o consumo da bebida até 2020.

Plano De Marketing De Harvard

Harvard é uma das universidades mais prestigiadas do mundo e um sonho de consumo de muitos estudantes e não é para menos, com mais de 300 anos de história e 40 prêmios Nobel, a instituição de ensino é uma importante referência quando falamos de marketing.

Conheça o planejamento de marketing da Harvard Business School Press aqui.

Plano De Marketing Das Lojas Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do Brasil, para você ter uma ideia do tamanho do negócio, no quarto trimestre de 2019 a Magazine Luiza cresceu suas vendas em 92,8%, conquistando o marco de R$ 4,3 bilhões em vendas. No total do ano, o crescimento foi de 76%.

Sem sombra de dúvidas a loja é um exemplo a ser seguido. Esse estudo de caso de uma revista científica universitária traz algumas estratégias de marketing adotadas pela empresa.

Quais As Melhores Estratégias De Marketing Para O Plano?

Abaixo, trouxemos algumas das melhores estratégias de marketing que podem ser aplicadas no plano de marketing da sua empresa:

Inbound Marketing

O inbound marketing é como um imã poderoso que atrai clientes em potencial para a sua empresa.

Diferente do marketing tradicional, que interrompe o cliente com anúncios invasivos, o inbound marketing utiliza conteúdo relevante e de qualidade para atrair a atenção do público-alvo.

Essa estratégia é extremamente eficaz porque cria um relacionamento de confiança entre a empresa e o cliente em potencial. Ao fornecer conteúdo útil e interessante, a empresa pode se tornar uma referência no mercado e ganhar a lealdade dos clientes.

Além disso, o inbound marketing é uma estratégia de longo prazo, que tem como objetivo criar relacionamentos duradouros com os clientes. Isso significa que, mesmo que o cliente não esteja pronto para comprar imediatamente, a empresa pode continuar nutrindo esse relacionamento ao longo do tempo, até que o cliente esteja pronto para comprar.

Outbound Marketing

O outbound marketing é como um megafone poderoso que chama a atenção do público-alvo para a sua empresa.

Diferente do inbound marketing, que atrai clientes em potencial de forma orgânica, o outbound marketing utiliza táticas mais diretas, como anúncios em mídias tradicionais, telemarketing, e-mail marketing, entre outras estratégias.

Essa estratégia é eficaz porque permite que a empresa alcance um grande número de pessoas rapidamente, aumentando a visibilidade da marca e gerando leads em potencial.

Além disso, o outbound marketing é especialmente útil para empresas que precisam gerar vendas rapidamente, pois as táticas utilizadas são mais diretas e persuasivas.

No entanto, é importante lembrar que o outbound marketing pode ser invasivo se não for bem executado. É fundamental que as táticas utilizadas sejam relevantes e personalizadas para o público-alvo, para evitar que a empresa seja vista como spam ou intrusiva.

Marketing De Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing porque ele permite que você se conecte com o seu público de uma maneira mais autônoma e significativa.

Em vez de simplesmente tentar vender um produto ou serviço, você está fornecendo informações valiosas que ajudam seus clientes a resolver problemas ou atingir seus objetivos.

Além disso, o marketing de conteúdo é altamente escalável e pode ser usado em diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mails e até mesmo em eventos ao vivo.

Isso significa que você pode alcançar um grande público com um conteúdo único, o que é ótimo para empresas que têm orçamentos limitados.

Outra coisa legal sobre o marketing de conteúdo é que ele é relativamente barato em comparação a outras estratégias de marketing, como anúncios pagos.

Claro, você ainda precisa investir tempo e recursos para criar conteúdo de qualidade, mas é um investimento que pode trazer resultados duradouros e valiosos. Por último, mas não menos importante, o marketing de conteúdo ajuda a construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Quando você fornece conteúdo valioso e relevante, seus clientes começam a confiar em você como uma autoridade em sua área.

Isso significa que eles são mais tolerantes a comprar seus produtos ou serviços e recomendá-los para outras pessoas no futuro.

Marketing De Relacionamento

O marketing de relacionamento também é uma das melhores estratégias de marketing porque ele se concentra em construir e manter um relacionamento positivo com seus clientes.Em vez de apenas tentar vender algo para eles, você está criando uma conexão emocional que pode durar por anos.

Uma das principais vantagens do marketing de relacionamento é que ele é altamente personalizado. Em vez de enviar mensagens genéricas para todos os seus clientes, você pode adaptar sua comunicação com base nos interesses e necessidades individuais de cada pessoa.

Isso faz com que seus clientes se sintam mais valorizados e importantes para a sua empresa. Além disso, o marketing de relacionamento é uma ótima maneira de fidelizar clientes. Quando você se preocupa em construir um relacionamento de longo prazo, seus clientes se sentem mais inclinados a continuar comprando de você no futuro.

Eles também são mais tolerantes a recomendar sua empresa para amigos e familiares, ajudando a expandir sua base de clientes.

Outro ponto interessante sobre o marketing de relacionamento é que ele pode ser feito em diversos canais, desde e-mails personalizados até eventos exclusivos para clientes.

Isso significa que há muitas maneiras de conectar-se com seus clientes e construir relacionamentos duradouros. Por fim, o marketing de relacionamento ajuda a construir uma marca forte e positiva.

Quando seus clientes têm uma experiência positiva com sua empresa, eles são mais tolerantes a compartilhar essa experiência com outras pessoas. Isso pode ajudar a aumentar sua expectativa de atrair novos clientes no futuro.

Marketing De Retenção

Com o marketing de retenção, em vez de gastar tempo e dinheiro tentando atrair novos clientes, você está investindo em manter aqueles que já conhecem e confiam na sua marca.

Uma das principais vantagens do marketing de retenção é que ele é mais barato do que adquirir novos clientes. Estudos mostram que é até sete vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente existente.

Isso significa que, ao investir em marketing de retenção, você pode economizar dinheiro e aumentar seus lucros a longo prazo. Além disso, esse tipo de marketing ajuda a construir um relacionamento mais forte com seus clientes.

Quando você se concentra em atender às necessidades e expectativas de seus clientes, eles se sentem mais valorizados e leais à sua marca. Isso significa que eles são mais tolerantes a continuar comprando de você no futuro e recomendar sua marca para outras pessoas.

Além disso, ele pode ser personalizado para cada cliente. Por exemplo, você pode enviar ofertas especiais ou conteúdo exclusivo para seus clientes mais fiéis, ou oferecer atendimento ao cliente excepcional para garantir que eles estejam sempre satisfeitos.

Isso ajuda a criar um vínculo emocional mais forte com seus clientes. Por fim, o marketing de retenção pode ajudar a aumentar a vida útil de seus clientes.

Quando você se preocupa em manter seus clientes, eles são mais tolerantes a continuar comprando de você a longo prazo. Isso significa que você pode aumentar a receita e os lucros ao longo do tempo, sem precisar investir em marketing caro para atrair novos clientes.

Marketing Com Foco Em Branding

Bom, vamos lá! O Marketing com foco em branding está entre as melhores estratégias de marketing porque ajuda a construir e fortalecer a imagem da sua marca na mente do consumidor.

Quando você trabalha o branding da sua empresa, você está criando uma identidade única e vivida, que faz com que as pessoas se identifiquem com sua marca e se lembrem dela na hora de fazer uma compra.

Além disso, o branding também ajuda a aumentar a fidelidade dos clientes, já que eles se sentem mais conectados emocionalmente com a marca.

E, é claro, uma marca forte e bem posicionada no mercado também pode trazer mais lucratividade, já que ela se torna mais reconhecida e valorizada pelos consumidores.

Marketing De Influência

O marketing de influência utiliza a popularidade e a confiança de influenciadores digitais para promover produtos e serviços.

Dessa forma, ao invés de investir em publicidade tradicional, as marcas podem contar com a ajuda de pessoas influentes nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços de forma mais aderente e persuasiva.

Isso pode trazer um retorno sobre o investimento muito alto, já que o custo para trabalhar com esses influenciadores costuma ser menor do que o investimento em publicidade tradicional.

Além disso, o marketing de influência permite que as marcas alcancem um público segmentado e aumentem sua visibilidade nas redes sociais.

Marketing Interativo

O marketing interativo, por sua vez, é uma estratégia de marketing que tem como objetivo criar uma maior interação entre a marca e o público-alvo, gerando um maior engajamento e fidelização dos clientes.

Essa estratégia envolve a criação de conteúdos interativos, que permitem ao público participar ativamente da experiência de consumo da marca. Uma das principais vantagens desse tipo de estratégia é a possibilidade de uma comunicação mais personalizada e direta com os consumidores.

Isso porque, essa estratégia permite que as marcas conheçam melhor o perfil e influenciam seu público-alvo, criando conteúdos que sejam relevantes e interessantes para eles. Dessa forma, há um maior envolvimento dos consumidores com a marca, aumentando as chances de conversão em vendas.

Além disso, ele também permite uma mensuração mais precisa dos resultados obtidos. Isso porque a maioria dos conteúdos interativos são veiculados em plataformas digitais, que permitem o monitoramento de marketing como engajamento, compartilhamento e tempo de permanência no site.

Com essas informações em mãos, as marcas podem ajustar e melhorar constantemente sua estratégia de marketing.

Outro ponto positivo do marketing interativo é que ele pode ser utilizado em diversos canais de comunicação, como redes sociais, e-mails marketing, landing pages, entre outros.

Isso significa que não há limites para a criatividade das marcas na criação de conteúdos interativos, que podem variar desde jogos até quizzes e enquetes.

Por fim, é importante destacar que o Marketing interativo é uma estratégia que pode ser utilizada por empresas de todos os portes e segmentos, desde pequenos negócios até grandes empresas.

Com uma boa dose de criatividade e planejamento, essa estratégia pode ser uma ferramenta poderosa para o sucesso de um plano de marketing.

Marketing Em Redes Sociais

O marketing de redes sociais permite que as empresas alcancem um público segmentado de forma mais eficiente e com menor custo do que a publicidade tradicional.

Além disso, as redes sociais permitem uma comunicação mais próxima e interativa com os clientes.

As marcas podem usar esses canais para criar conteúdos relevantes e interessantes, responder dúvidas e feedbacks e até mesmo fazer promoções exclusivas. Isso gera um engajamento maior com a marca e aumenta as chances de fidelização dos clientes.

E não para por aí! O Marketing de redes sociais também permite a mensuração dos resultados de forma mais precisa.

Com ferramentas de análise, as marcas podem acompanhar indicadores como alcance, engajamento e conversão em vendas, permitindo ajustes e melhorias constantes na estratégia de marketing.

FAQ (Perguntas Frequentes)

“O Que É Um Plano De Marketing De Uma Empresa?”

Um plano de marketing nada mais é que um documento que traz detalhes das ações que a empresa precisa realizar para atingir seus objetivos de marketing.

“Quais As Etapas Para A Realização De Um Plano De Marketing?”

Para construir um plano de marketing eficiente você deve seguir alguns passos, são eles:

1. Faça um diagnóstico da sua empresa;

2. Análise a sua concorrência;

3. Defina suas metas e objetivos com o plano de marketing;

4. Defina o seu perfil ideal de cliente;

5. Defina a sua persona;

6. Mapeie a jornada de compra do seu cliente;

7. Escolha a estratégia de marketing a ser adotada;

8. Defina as ferramentas que serão usadas;

9. Defina um processo de vendas.

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