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Textos para e-mail marketing: 6 copies para vender mais

Textos para e-mail marketing: 6 copies para vender mais
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Precisa escrever textos para e-mail marketing? Use o poder das fórmulas de copywriting para redigir mensagens persuasivas que ajudam a aumentar as vendas!

Seus e-mails não estão sendo abertos ou não recebem cliques na chamada para ação? Isso é um sinal de que é preciso melhorar os seus textos para e-mail marketing. Você pode ajustá-los usando fórmulas de copywriting que funcionam para melhorar o desempenho dessa estratégia e facilitar a sua vida na hora de escrever.

E o que é copywriting? Em termos simples, é a escrita comercial para gerar vendas. É um texto persuasivo para vendas que guia o consumidor na tomada de decisão de compra. A mensagem certa que faz ele escolher a sua empresa em vez da concorrência.

Portanto, não escreva os textos para e-mail marketing do zero: conheça os modelos para usar na redação do assunto, do corpo do e-mail e do call-to-action. Com certeza sua mensagem vai ficar mais persuasiva e eficaz!

Textos para e-mail marketing: fórmulas para o assunto

Textos para e-mail marketing: 6 fórmulas de copywriting para vender mais

Se os seus e-mails nem sequer são abertos, o assunto não deve estar atraente o suficiente aos olhos do seu lead. Confira algumas fórmulas de copywriting para usar nesse espaço valioso e incentivar a abertura da sua mensagem:

1. The “Report” Formula

Você curte ficar de fora dos novos lançamentos que afetam diversas áreas da sua vida? Provavelmente não, certo? Assim como você, o seu lead também deve gostar de ficar por dentro das novidades.

Essa fórmula é ótima para apresentar notícias sobre acontecimentos, invenções, inovações e outras informações da sua área de atuação.

Novo [Agência/Instituto de Pesquisa] aprovou/aponta [Processo/Dispositivo] { + Benefício*}

  • Novo estudo Ibope: rádio é amigo querido do consumidor (e do anunciante)
  • Novo estudo PwC: consumidor prefere comprar via mobile
  • Novo estudo Google: explosão de busca por produtos power natural como o seu

*Se possível, inclua um benefício no assunto. Nem sempre é viável fazer isso devido ao tamanho das palavras da língua portuguesa e à restrição de caracteres no assunto do e-mail.

Inovador [Sistema/Processo/Produto] + Benefício

  • Inovador sistema reduz drasticamente os custos de irrigação
  • Inovador sistema reduz tempo de entrega de pizzarias

Apresentando [Técnica/Sistema/Processo/Produto/Serviço] + [Benefício/Mistério]

  • Apresentando 4-7-8: a técnica que te faz dormir em 1 minuto
  • Apresentando Nex: crie sites incríveis mesmo sem saber design

2. The “Data” Formula

Se manter atualizado com os últimos dados sobre o seu ramo de atuação é fundamental. Você pode usar esta fórmula de copywriting para apresentar dados importantes para o seu lead, falando diretamente com o lado racional do cérebro.

[Porcentagem] + [acontecimento inesperado]

  • 40% dos compradores ainda não usaram Realidade Virtual em lojas
  • 24% dos brasileiros desejam fazer compras do mês pela internet

[Algo/Entidade Conhecida] é avaliado/considerado [Melhor/Pior/Maior/Mais] para/em [Tópico/Ação]

  • João Pessoa é a melhor capital nordestina para viver
  • EAD é a modalidade mais escolhida na pós-graduação

[Algo Legal] [Cresce/Melhora Percentual]

  • Anúncios no Instagram aumentaram 28% em 2017
  • Uso da Realidade Virtual aumenta no e-commerce em 2018

3. The “Endorsement” Formula

Use o poder do aval e da citação para melhorar a abertura de seus e-mails. A aprovação de figuras públicas e clientes, por exemplo, também podem ser usadas no assunto das suas mensagens.

Escolhendo esta fórmula de copywriting para os textos dos seus e-mails, certifique-se de que a citação esteja em harmonia com o conteúdo enviado.

“[Citação]” + [Autor]

  • “Complicar é fácil. Difícil é simplificar.” – Max Gehringer
  • “Ter o site e não otimizá-lo da forma correta seria um fracasso.” – Isabel Chiamentti

[Evento/Produto/Grupo] + “[Citação]”

  • Método CIS “Achava desnecessário, mas percebi que precisava estar ali.”

“[Citação Não Atribuída]”

  • “Eu nem sequer tenho uma ideia para um negócio.”
  • “Eu não tenho tempo para começar um novo negócio.”
  • “Não tenho dom para aprender idiomas.”

**Neste último tipo de citação, você também pode usar frases que são frequentemente faladas sobre uma área ou atividade, mas deve dar continuidade ao tema indicado no conteúdo da mensagem. Na citação de idiomas, por exemplo, o e-mail pode explicar como essa crença é um mito que prejudica o aprendizado de uma língua estrangeira.

Ficou interessado e deseja mergulhar mais nesse tema? Então confira o post completo (em inglês) do profissional de marketing Jared Kimball. Ele apresenta com profundidade essas e outras fórmulas de copywriting que você pode usar no assunto das suas mensagens.

Textos para e-mail marketing: fórmulas para o corpo da mensagem

Textos para e-mail marketing: 6 fórmulas de copywriting para vender mais

O conteúdo varia de acordo com o tipo de mensagem enviada: transacional, relacional e promocional — as três categorias de e-mail enviados por empresas. Neste post, vamos focar nos dois últimos tipos (relacional e promocional).

Confira mais duas fórmulas de copywriting que ajudam a escrever mensagens mais atraentes aos olhos de seus leads:

4. The “PAS” Formula

PAS significa Problem, Agitation, Solution — em uma tradução livre para o português: Problema, Agitação e Solução.

Essa fórmula é poderosa, pois chama a atenção do leitor rapidamente. Isso acontece porque aborda de primeira um problema que ele está vivendo, mexe com as emoções geradas por essa dificuldade e apresenta uma solução para acabar com o sofrimento.

  • Problem: descreva o problema que o lead está passando.

  • Agitation: cutuque essa adversidade destacando as emoções relacionadas e mostrando como isso pode afetar negativamente a vida do lead.

  • Solution: apresente a solução que a sua empresa oferece para esse problema.

Vamos ver um exemplo?

Achar o hotel perfeito para a sua lua de mel pode ser estressante. (Problem)

Pesquisar diversas opções na cidade, tentar descobrir a distância do aeroporto para o hotel e do hotel para as principais atrações da localidade, ler as centenas de avaliações de outros casais. E ainda ter que comparar preços dos pacotes. (Agitation)

Tarefa desafiadora, mas não impossível! Usando o site luademelperfeita.co você encontra os melhores hotéis e pacotes para recém-casados em destinos paradisíacos em todo o mundo. Comparamos os preços de hotéis parceiros selecionados a dedo para você ter uma lua de mel inesquecível sem precisar entrar no vermelho. (Solution)

Mas tem limite de palavras? Não. Você pode usar quantos termos precisar para transmitir sua mensagem. Além disso, essa fórmula é multiuso. Serve para corpo de e-mail e é ótima para escrever tuítes, posts na fanpage do Facebook, páginas de vendas e outros tipos de conteúdos.

5. Fascinations

Faça bom uso dos bullet points, evitando listar uma série de informações sem sal nos textos para e-mail marketing. A técnica de fascinations permite elencar mensagens em um outro nível.

Trata-se de escrever a informação de modo convincente e curioso, tornando impossível o lead ignorar o que leu e incentivando o clique no botão de CTA. O seu segredo está no equilíbrio entre o benefício listado e a provocação para que o lead busque saber mais.

Por exemplo, imagine que o público-alvo da sua empresa são microempreendedores individuais (MEI) e você produziu um eBook que serve como guia para ele melhorar o seu negócio.

Nesse conteúdo, apresenta uma série informações importantes a quem é MEI, lista os desafios enfrentados e orienta como superá-los. No e-mail de divulgação sobre o material, você decide focar nas dificuldades enfrentadas para incentivar o download.

Em vez de apenas elencar os contratempos diretamente, escreva fascinations que atiçam a curiosidade, ressaltando benefícios que o lead vai ter ao superar essas dificuldades:

✘ O que não fazer ✘✔ O que fazer 

Neste eBook, você vai conferir os desafios que dificultam a vida do MEI:

  • Falta de tempo;
  • Conseguir financiamentos;
  • Fechar parcerias certas;
  • Divulgar o negócio corretamente;
  • Se manter atualizado;
  • Captar e reter clientes;
  • Manter obrigações fiscais em dia.

Veja o que você será capaz de fazer após a leitura deste eBook:

  • Ter tempo para gerenciar seu negócio corretamente e curtir a vida;
  • Conseguir financiamentos rapidamente e sem burocracia para impulsionar o seu negócio;
  • Fechar parcerias que aumentam drasticamente o seu faturamento;
  • Divulgar o seu negócio efetivamente sem precisar virar a noite ou perder o final de semana com a família;
  • Se manter em dia com as novidades sem se sentir sobrecarregado;
  • Atrair, conquistar e fidelizar clientes até mesmo quando está dormindo;
  • Organizar a papelada fiscal de vez e sem sofrimento.

Agora, qual microempreendedor não deseja um guia que ajude a deixar a sua vida mais fácil e tranquila como os fascinations da coluna 2 mostram? Use essa fórmula de copywriting nas suas mensagens!

Textos para e-mail marketing: fórmulas para call to action

Textos para e-mail marketing: 6 fórmulas de copywriting para vender mais

Por fim, assegure que o texto do CTA incentive o seu lead a clicar no botão para realizar a ação desejada. Nada de usar “Clique Aqui”, hein! Veja uma fórmula de copywriting e alguns textos que podem ajudar você nessa etapa:

6. [Comando] + [Oferta] + [Urgência/Tempo]

  • Baixe o template hoje
  • Assista ao tutorial agora
  • Experimente de graça por [Tempo]
  • Experimente grátis por [Tempo]
  • Teste gratuitamente por [Tempo]
  • Quero conhecer/Conheça o [Nome do Produto/Serviço] agora
  • Quero ver/conhecer o novo [Produto/Serviço] hoje
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Pronto! Agora você já está mais preparado para escrever e-mails que vão ser abertos e clicados. Que tal continuar a leitura e descobrir por que sua empresa não pode ficar sem blog corporativo?

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