Não atrase o crescimento da sua empresa! Descubra porquê uma estratégia de marketing digital é indispensável ao seu negócio.

Você lê, escuta músicas, faz pesquisas no Google, compra produtos, vê fotos, conversa com familiares e amigos pelo celular/internet? E por que não usar para atrair novos clientes e aumentar as suas vendas?

O seu potencial cliente certamente está online fazendo essas mesmas atividades. E a sua empresa pode — e deve — aparecer em diferentes momentos da rotina do consumidor sem precisar forçar vendas a todo o momento.

Interessado em vender mais gastando menos? Continue a leitura para conferir 4 motivos para desenvolver e executar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa ainda este ano!

1. O comportamento do consumidor mudou

A alteração na forma de comprar é um dos principais motivos para você não adiar o início da sua estratégia de marketing digital. Afinal, como aumentar o faturamento se a empresa insiste em vender como décadas atrás?

O comprador já não adquire mercadorias da mesma forma que fazia há 20 anos. Ele não está somente na frente da TV assistindo a comerciais que estimulam a aquisição de um produto ou serviço. Ele não busca apenas o vendedor para tirar dúvidas.

Hoje em dia, o consumidor está mais empoderado e comprando de modo diferente. Ele está online no smartphone e no computador fazendo pesquisas, assistindo a avaliações sobre mercadorias no YouTube, lendo resenhas em blogs e comentários nas redes sociais das empresas.

Agora, pergunte-se: o seu potencial cliente encontra você com facilidade na internet? Por exemplo, o marketing do seu hotel ou pousada permite que o turista encontre o seu estabelecimento rapidamente quando planeja a viagem?

Caso a resposta seja negativa, sua empresa certamente perde vendas! Portanto, não espere mais para desenvolver e executar uma estratégia de marketing digital. Faça isso para acompanhar o comportamento do consumidor, atrair novos clientes para o seu negócio e impulsionar o crescimento da sua empresa.

4 MOTIVOS PARA COMEÇAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AINDA ESTE ANO

2. O consumidor pesquisa online antes de fazer compras

Quando você precisa comprar um novo computador ou smartphone você vai direto à loja assim que identifica essa necessidade ou faz pesquisas online? Provavelmente você pergunta ao Google qual é o melhor modelo antes de efetuar a compra, certo?

O seu potencial cliente faz a mesma coisa! E para qualquer tipo de produto ou serviço: não existem compras pequenas demais.

O consumidor quer saber quais são os melhores alimentos funcionais para a sua saúde, qual o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo, qual é o cardápio do restaurante e o tempo de espera, por exemplo. Ele faz todas essas pesquisas para não ter arrependimentos.

“Os consumidores usam as pesquisas para otimizar sua vida. Eles ficam mais confiantes e menos ansiosos.”

Lisa Gevelber, Vice-presidente Global de Marketing do Google

Sua empresa deve aproveitar as oportunidades geradas por esse hábito usando estratégias de marketing digital. Sabendo o que o seu público costuma pesquisar, é possível produzir conteúdos úteis e relevantes para ele, ajudando a criar boas expectativas e transmitindo segurança sobre a decisão que o comprador precisará tomar.

3. A tecnologia alterou a maneira de fazer marketing

Apenas com esses dois primeiros motivos já deu para notar a influencia da tecnologia no comportamento de compra do consumidor. Nada mais certo do que o marketing mudar também, concorda?

Concentrar a verba do marketing em canais offline quando o consumidor passa a maior parte do seu tempo online deixou de ser uma decisão eficiente. Os profissionais de marketing precisaram se adaptar a essa nova realidade digital e usar novas estratégias e ferramentas para atingir o público-alvo, como o Inbound Marketing.

O Inbound, por exemplo, atrai consumidores sem interrompê-los em suas atividades cotidianas. Mas como assim? As ações dessa estratégia permitem que o potencial cliente ache a empresa quando ele mais precisa.

Vamos ver um exemplo voltado para o setor de turismo para ficar mais claro? Em vez de publicar somente anúncios impressos em jornais e revistas, hotéis e pousadas podem produzir artigos para o blog corporativo e/ou vídeos com dicas de passeios, de como fazer a mala, economizar na viagem, evitar armadilhas turísticas e viajar com segurança.

Todos esses tópicos interessam ao turista que vai atravessar o Brasil ou o mundo para visitar a cidade onde o hotel está localizado. Fazendo isso corretamente, as chances do turista encontrar essas informações durante o planejamento, ficar com o nome do hotel na memória e até mesmo decidir se hospedar é grande pois o consumidor de turismo faz pesquisas online em seu smartphone antes e durante a viagem.

Como destaca Aline Prado, Marketing Insights Lead for Travel do Google, em um artigo sobre viagens na Era da Assistência, existe uma grande oportunidade para empresas de turismo auxiliarem viajantes em todas as etapas do funil de vendas e não somente no pós-venda.

Ainda de acordo com Aline, “é possível se conectar com viajantes (e futuros viajantes) de uma forma muito mais profunda durante o planejamento da viagem, construindo valor de marca e fortalecendo a influência e a expertise no assunto.”.

Esse é um pequeno exemplo da influência da tecnologia no processo de compra e na forma de fazer marketing! Conforme o crescimento da sua estratégia digital, é possível usar diversas ferramentas e tecnologias para aumentar as vendas da empresa.

4. Seu concorrente já usa a estratégia de marketing digital

Se você acredita que marketing digital é apenas para grandes empresas com orçamentos gigantes, saiba que isso é um mito. Micro, pequenas e médias empresas também podem fazer marketing online dentro do seu orçamento. É possível planejar e executar diversas ações digitais sem deixar o negócio no vermelho.

Sabendo disso, dê uma olhada no marketing dos seus concorrentes. É bem provável que alguns já usem estratégias como Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo para atrair consumidores, conquistar e reter clientes.

O Inbound, por exemplo, é uma estratégia adotada globalmente. De acordo com a pesquisa Estado do Inbound 2018, 74% dos mais de 6 mil entrevistados (estrangeiros e brasileiros) afirmaram que usam o Inbound como a principal abordagem de marketing.

Além disso, as empresas tupiniquins não estão de bobeira: segundo a pesquisa Content Trends 2018, 73% dos 3 mil respondentes informaram que usam o Marketing de Conteúdo na organização em que trabalham. E a sua empresa, o que está fazendo para ser encontrada na internet pelo público desejado e aumentar as vendas?

Não fique parado atrasando o crescimento do seu negócio: comece sua trajetória online com a ajuda de especialistas da área. Agende um horário para descobrir como uma estratégia digital pode melhorar suas vendas de forma recorrente sem precisar aumentar seu time comercial. Basta preencher o formulário abaixo!