Por Job Content
Em 29/01/2019

Uma equipe alinhada e motivada é capaz de fazer sua empresa evoluir. Já pensou nisso? Veja o que a sua equipe tem a ver com o sucesso da sua empresa.

Mais do que pessoas trabalhando no mesmo lugar, uma equipe que sabe porquê acorda todos os dias e se empenha com o mesmo objetivo. Esse é ou não é o sonho de todo dono de negócio: ter um time de alta performance?!

E o sonho “americano” pode não ser tão difícil de conquistar, basta encontrar as pessoas certas e também saber despertá-las, afinal para enfrentar novos desafios o aperfeiçoamento contínuo é necessário. A pessoa certa pode ser caracterizada como o funcionário que melhor e mais entrega resultados na sua empresa, não é mesmo?

É como a definição do seu Perfil Ideal de Cliente, já dissemos muitas vezes que ele é criado a partir das características dos seus melhores clientes, e que você deve usá-lo para guiá-lo ao procurar novos clientes.

Mas, o que as pessoas que trabalham para você tem a ver com o crescimento ou sucesso da sua empresa? Será que você deve se importar com elas? Muitos chefes ainda não se deram conta de que manter e encontrar os funcionários certos pode fazer toda diferença e até decretar o crescimento de um negócio.

Quer descobrir o que a sua equipe tem a ver com alcançar resultados de alta performance? Continue a leitura!

O que uma equipe de alta performance é capaz de fazer

Quem nunca ouviu cases de empresas que em determinados anos de mercado alcançaram faturamento de milhões? O que muitos não sabem é quem está por trás desse sucesso todo: a equipe. É claro que CEOs, donos e líderes têm um papel fundamental, mas a verdade é que ninguém vai muito longe sozinho.

Para quem é do ramo do marketing, existe uma empresa que é um grande exemplo disso: a Resultados Digitais. Olha só os números:

A Resultados Digitais tem 8 anos de mercado, chegou em 2019 com 680 funcionários e 12 mil clientes.

E o que a equipe tem a ver com isso?

Sabemos que uma empresa não é feita apenas por quem a criou, logo, os colaboradores têm papel fundamental no seu crescimento. Uma equipe engajada, alinhada e motivada é capaz de literalmente vestir a camisa da empresa, abraçando seu propósito e o tornando parte dos seus objetivos. Dessa maneira, não é errado pensar que se a empresa vai bem e cresce, o mesmo acontece com quem faz parte dela e igualmente batalhou para que isso pudesse acontecer.

A importância do alinhamento entre os times

No Inbound Marketing, costumamos dizer que o alinhamento entre os times de marketing e vendas é a combinação perfeita para gerar mais e melhores resultados em uma empresa. Mas, não são apenas esses dois setores que precisam estar alinhados, e sim, a empresa toda.

E esse alinhamento se refere, claro, às atividades em sincronia e a sinergia que são necessárias saírem dos times todos os dias, mas também, sobre garantir que todos conheçam a cultura da sua empresa e trabalhem alinhados a isso.

E o que você pode oferecer?

Se você é o “cabeça” do negócio, como gestor, deve fazer algumas ações para valorizar a equipe, conseguir reter talentos e assim atrair candidatos que tenham o mesmo fit cultural do seu negócio. Você não precisa tomar medidas extraordinárias que fujam do seu controle ou orçamento, basta buscar algumas ideias e adequar o que mais se encaixa na sua empresa.

Elenquei algumas que podem lhe ajudar a ter alta performance nos resultados com os seus clientes internos, confira abaixo.

1. Garantir que o time tenha ferramentas necessárias

A maioria das pessoas ou dos setores têm metas estabelecidas, não é mesmo? Para que elas sejam cumpridas você não deve apenas cobrá-las a todo momento, ao invés disso, tente descobrir se todos têm o suporte necessário para que as metas sejam alcançadas.

As ferramentas usadas hoje realmente ajudam? O que poderia ser feito para que todos alcancem a alta performance nos resultados? Será que não está na hora de adquirir um curso, uma nova ferramenta ou, de repente contratar uma nova pessoa para auxiliar nas tarefas?

2. Oferecer chances de crescimento

Você já ouviu aquele insight de um artigo publicado por Brian Scudamore, fundador e CEO da O2E Brands, em que ele afirma que os colaboradores não precisam de um chefe amigo, mas sim de alguém que os ajude a desenvolver seus objetivos e crescer?

Esse pensamento é tão real e perceptível no dia a dia de muitas empresas, afinal, o funcionário vai aprender mais com aquele chefe que por ser seu amigo não o desperta para nada ou aquele que apesar de chamar a atenção e cobrar, mostra como tudo deve ser feito e oferece suporte para que ele melhore profissionalmente? Tenho certeza de que a segunda opção é a desejada pela maioria e possibilita chances maiores de desenvolvimento.

Por isso, como a alta performance nos resultados precisa estar acompanhada de grandes profissionais, oferecer cursos, que muitas vezes são gratuitos, chances de ir em eventos, palestras e se aperfeiçoar deve ser o papel de todo líder visionário. Assim como, dar um certo norte sobre o que é preciso fazer para crescer e desenvolver novas habilidades, é fundamental para auxiliar o colaborador.

3. Avaliar? Sempre!

Toda empresa tem funcionários que estão há mais tempo e outros que estão há menos. O ideal é que os “mais velhos” não sejam esquecidos, afinal as atividades podem cair na rotina e a acomodação muitas vezes pode acontecer.

Procure acompanhar a evolução de todos os colaboradores, assim você tem chances de oferecer boas oportunidades e desenvolvimento para todos. Em alguns casos, a pessoa não vai querer sair da sua zona de conforto, mas aí já não é culpa sua, não é mesmo?

Em empresas em que a constante atualização e a busca por novidades é incessante, aqueles que conseguirem acompanhar e tiverem essa vontade naturalmente vão se adaptando aos processos. Por outro lado, aqueles que acharem que está tudo bem e utilizarem das mesmas técnicas que o “seu avô”, por exemplo, tendem a sair da organização naturalmente.

Muitas vezes, o processo da empresa, a tecnologia e o comportamento são os responsáveis por tirar as pessoas que não se adequam à cultura. Só cabe ao líder, fazer sua parte para medir e ajustar o que for necessário para garantir o engajamento do time.

4. Entender o que aumenta a performance

Um elogio? Um feedback? Um aumento? Uma folga? Ou um brinde simbólico? Existem pequenas atitudes que tornam o dia do seu time melhor e até servem como empurrãozinho para aumentar a produtividade. Afinal, colaboradores que trabalham felizes e se sentem valorizados com certeza vão fazer suas tarefas com alta performance e até podem fazer aquele tão esperado “a mais”.

E cá entre nós, um agrado de vez em quando não faz mal a ninguém. Aproveite para comemorar quando a sua equipe bater as metas e não deixe de valorizá-los.

Recapitulando, se você quiser ter alta performance nos resultados…

É preciso:

  1. Garantir as ferramentas que o time precisa
  2. Ser aquele chefe que ajuda a alcançar as metas
  3. Oferecer chances de crescimento
  4. Nunca deixar de avaliar
  5. E entender o que aumenta a performance do time

Agora é sua vez!

Falar sobre a equipe da empresa nem sempre é fácil, às vezes existem muitos gargalos que os gestores nem imaginam que estão ali atrapalhando que as metas sejam alcançadas. Como você viu, a equipe da empresa está diretamente ligada com os resultados de alta performance, tão desejado por muitos.

Se você conseguiu perceber o que ainda pode fazer para garantir o alinhamento de equipe da sua empresa, está na hora de começar. Como estamos apenas no início de um novo ano, que por acaso exige mudanças na valorização do funcionários nas organizações, é o momento ideal para você engajar todos os líderes e começar a agir!

Não esqueça que a geração dos Millennials também vai entrar para o mercado de trabalho e eles querem trabalhar em empresas que compartilham dos seus valores.

Que tal se aprofundar neste assunto ainda mais? Dê o primeiro passo para ter um time de alta performance: descubra como desenvolver e treinar uma boa equipe com estes 5 passos.

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