Você sabe o que faz uma agência de Inbound Marketing e qual a sua importância para o sucesso de uma empresa?

A cada ano o mercado digital se torna mais competitivo, isso é fato! Para se destacar, as empresas precisam encontrar novas formas de se conectar com seus clientes e gerar negócios.

E uma das melhores estratégias para ganhar espaço no mercado e se manter competitivo diante da concorrência, sem dúvida, é investir em estratégias de Inbound Marketing, um método capaz de atrair mais clientes para sua empresa e aumentar as suas vendas.

Quer entender mais como essa estratégia funciona e quais são as melhores agências de Inbound Marketing do mercado? Então, vem com a gente, pois vamos como sua empresa pode ter sucesso ao contratar profissionais especializados em Inbound Marketing. Confira!

Qual A Diferença Do Inbound Para O Marketing Tradicional?

Antes de entender como uma agência de Inbound marketing atua, é preciso deixar clara a diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing tradicional, duas estratégias que podem andar lado a lado para potencializar os resultados, mas que não são a mesma coisa.

Nesse sentido, a principal delas é a forma como os clientes são engajados. Os métodos convencionais se concentram em enviar mensagens a clientes em potencial na esperança de gerar interesse.

Em contrapartida, o Inbound Marketing trabalha para atrair clientes com conteúdo relevante e envolvente por meio de artigos em blogs, materiais ricos, como ebook, etc.

Além disso, a metodologia também enfatiza fortemente a criação de um relacionamento com os clientes, em vez de simplesmente vender para eles. A ideia é que essa relação seja estabelecida por meio de interações em redes sociais e envio de e-mails.

Caso esse assunto não tenha ficado claro, assista nossa aula sobre o que é Inbound Marketing, logo abaixo:

Como Funciona Uma Agência De Inbound Marketing?

Uma agência de Inbound marketing é uma empresa que atua na área de marketing digital. Nesse sentido, ela desenvolve estratégias para atrair, engajar e converter clientes a partir da adoção de estratégias de marketing de conteúdo e automação.

Essa metodologia tem como finalidade a criação de um relacionamento sólido com os clientes, apresentando soluções para as necessidades e interesses do seu público.

Com base na necessidade de criação de relacionamento, a agência de Inbound Marketing cria um planejamento estratégico, a partir dos objetivos da sua empresa, das necessidades do seu potencial cliente e também das ações realizadas pela concorrência.

A criação de conteúdo é o pilar para o desenvolvimento da estratégia, que inclui o desenvolvimento de post blog, ebooks, vídeos, podcasts, infográficos, etc.

Outra área de atuação de uma agência de Inbound Marketing é a otimização de mecanismos de busca, chamado de SEO (Search Engine Optimization), uma estratégia que visa melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca, como o Google.

Além disso, uma agência de Inbound Marketing também promove conteúdos em outros canais, como nas redes sociais, fazendo todo o gerenciamento das plataformas, como Facebook, Instagram, Linkedin, Tik Tok, Twitter, etc.

Para estabelecer um relacionamento sólido e duradouro, a agência também cria automação de marketing para enviar e-mails para a base de contato, no sentido de levar informações importantes, divulgar produtos e serviços, etc.

O objetivo de todas essas ações é também promover a geração e as conversões de leads, transformando-os em clientes ativos da sua marca.

Para uma estratégia de sucesso, a agência de Inbound Marketing também realiza análises e otimizações das campanhas de Inbound Marketing. A ideia é fazer ajustes constantes para melhorar o desempenho e alcançar os objetivos da sua empresa.

O Que Uma Agência De Inbound Marketing Faz?

agência de inbound marketing

Uma agência de Inbound marketing faz toda a diferença na hora de definir uma estratégia de marketing digital eficaz para as empresas, uma vez que elas possuem expertise e conhecimento técnico para aplicar a metodologia de forma eficiente.

Sendo assim, ela ajuda sua empresa aumentar as vendas usando a internet como meio para conseguir novas oportunidades de negócios. Veja abaixo como funciona o processo aqui na Job Content:

1. Planejamento Estratégico

O estágio de planejamento da estratégia de Inbound Marketing trata de entender onde a empresa contratante está e onde ela quer chegar. O primeiro passo é definir as metas e objetivos claros para guiar todas as ações de inbound.

Feito isso, o passo seguinte é entender o comportamento dos clientes, ou seja, saber o porque eles compram e quais são os problemas que eles buscam resolver com o produto ou serviço oferecido pela empresa.

A partir disso, definimos o perfil ideal de cliente e a pessoa que está por trás deste negócio, ou seja, a persona do seu negócio.

Ainda pensando na persona, a agência de Inbound marketing irá identificar que tipo de conteúdo precisará criar, quais canais e palavras-chave usará para alcançar seu público com objetivo de ajudar a evoluir seu nível de consciência em relação a sua solução.

Além disso, vamos levantar quais serão as CTA ‘s (Chamadas para a ação) para identificar os potenciais clientes e enviar os mais preparados para o time de vendas converter leads em clientes.

2. Desenvolvimento De Conteúdo Para Atração De Leads

O desenvolvimento de conteúdo para atração de leads é uma estratégia fundamental no Inbound Marketing. Em síntese, ela usa conteúdos relevantes e interessantes para atrair visitantes qualificados.

Dessa forma, eles ajudam a estabelecer a autoridade da marca e esclarecem às pessoas como você pode ajudá-las.

De acordo com a iMedia Connection, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca após consumir conteúdo da mesma. Abaixo estão alguns exemplos de conteúdo que podem ser usados ​​nesta etapa:

Postagens De Blog

O blog é uma ótima maneira de compartilhar informações relevantes, a história da sua empresa, criar autoridade e atrair novos leads.

Outro detalhe importante é que os conteúdos do seu site devem estar otimizados de acordo com as técnicas de SEO e as palavras-chave adequadas para sua estratégia.

Assim, ele terá mais chances de rankear nos mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo, e ser visto por mais pessoas.

Leia nosso conteúdo sobre: Como rankear o site do meu negócio na 1º posição do Google

Mídia Social

Plataformas de mídia social como Linkedin, Facebook e Instagram são ótimos lugares para compartilhar o conteúdo da sua estratégia e interagir com clientes em potencial. Lá, você pode divulgar artigos de blog, dicas rápidas, criar enquetes, fazer vídeos e muito mais.

E-mail

A nossa agência de Inbound Marketing também utiliza o e-mail marketing nas estratégias. O e-mail ainda é uma ótima maneira de se conectar com os possíveis clientes do seu negócio; afinal de contas, a maioria das pessoas possuem ao menos um endereço de correio eletrônico.

A partir do conteúdo do blog, é possível criar uma trilha de aquecimento dos leads para gerar valor sobre a empresa. Por meio deles, o lead identifica toda a autoridade e relevância do seu negócio. Outra opção também, é o envio de ofertas e novidades.

Vídeos E Podcasts

Os conteúdos mais densos, como vídeos e podcasts são extremamente populares e são uma ótima maneira de chamar e prender a atenção do usuário. Para as empresas, uma boa opção são os Webinars, assim é possível atrair leads qualificados do seu nicho.

3. Estratégias De Conversão

Agora que já temos visitantes no site, precisamos de uma estratégia para conseguir o contato dessas pessoas, ou seja, converter visitantes em leads.

Nesse caso, a nossa agência de Inbound Marketing usa conteúdos com foco em conversão, que podem ser e-Books, infográficos, planilhas ou checklist.

No geral, ele precisa ser relevante o suficiente para o visitante deixar seu contato em troca de um material, para assim, avançar no processo de compra.

Na hora de produzir este material tenha sempre em mente e trabalhe para ser um material que realmente ajude o seu lead no dia a dia e faça ele perceber valor no seu negócio ou solução, isso vai fazer ele avançar na sua jornada de compra.

O importante é que haja pontos estratégicos para induzir essa conversão, eles podem ser landing pages, botão de WhatsApp ou formulários, podem e devem estar inclusive nos seus artigos que geralmente são o primeiro ponto de contato com a sua marca.

Outra dica importante é, quando você cria uma landing page para entregar um material, na página de “agradecimento”, onde a pessoa vai ser direcionada após fazer seu cadastro para acessar o conteúdo, você já pode dar o próximo passo que deseja que a pessoa faça.

Por exemplo: você entrega o material e logo abaixo oferece uma consultoria ou um contato com o seu time.

4. Gerenciamento De Tráfego Pago – Google Ads E Meta Ads

Em teoria, o processo de inbound marketing e marketing de conteúdo funcionam de forma orgânica, mas aqui na nossa agência de Inbound Marketing usamos todas as estratégias possíveis de forma integrada para potencializar os resultados e mesmo agilizar o processo.

Logo, usamos o tráfego pago para distribuir seus conteúdos e fazer ele chegar a mais pessoas. Em seguida, para todos que clicaram no seu conteúdo, no seu site ou redes sociais, podemos fazer um anúncio de um material de conversão.

Da mesma forma, quem clicou nos seus materiais de conversão ou páginas específicas do seu site, fazemos uma oferta, agilizando o processo de conversão de oportunidades e, ao mesmo tempo, fazendo filtros para qualificar melhor os contatos que vão para o time de vendas.

O gerenciamento de mídia paga como Google Ads e Social Ads pode ajudar as empresas a alcançarem um público mais amplo, aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads.

Um ponto importante é que ela também pode ser personalizada para segmentar dados demográficos, interesses e até locais específicos.

Nesse estágio, fazemos todo o planejamento de campanhas como a criação de públicos, definição de valor investido e ações de remarketing.

5. Automação De Marketing

A automação de marketing é responsável por facilitar a operacionalização de toda a estratégia definida,.

Nesse sentido, é possível enviar emails automatizados, fazer a gestão dos leads como segmentação, além de estabelecer uma comunicação mais direcionada e personalizada com cada lead da sua base.

Esse processo de automação permite que nossa agência de Inbound Marketing de escalar com mais velocidade a quantidade de oportunidades geradas e ajudar o lead na jornada de compra, dessa forma, o processo fica muito mais fluido e otimizado.

Aqui na Job nós utilizamos o RD Station, referência mundial em automação de marketing digital. Nosso primeiro passo é integrar a plataforma com o site, redes sociais e Google. Feito isso, realizamos toda a criação de fluxos e qualificação de leads.

6. Monitoramento E Acompanhamento Dos Resultados Alcançados

O monitoramento fornece informações importantes sobre como os usuários estão interagindo com seus conteúdos, permitindo que as empresas direcionem melhor seus esforços para atender às necessidades dos clientes.

Outro ponto importante é o acompanhamento com a equipe comercial; dessa forma, é possível identificar gaps e realizar um alinhamento da estratégia para que o lead chegue aquecido e pronto para fechar a venda.

Por fim, o monitoramento também permite às empresas avaliarem com precisão seu ROI e obter informações sobre quais estratégias de Inbound Marketing são mais eficazes para alcançar seus objetivos.

E Como Fica O Processo De Vendas?

Em linhas gerais, o Inbound marketing funciona como um facilitador do processo de vendas, afinal de contas, o lead captado passa por todo um processo de reconhecimento da marca, assim, ele chega aquecido até a última etapa do funil.

Outro ponto importante é que aqui na nossa agência de Inbound Marketing ajudamos o seu time de vendas a organizar melhor cada uma das etapas no funil do CRM.

Por exemplo: qual é o objetivo da etapa 1, o que fazer, como abordar o lead, quais perguntas devo fazer, qual o gatilho de avanço para a próxima etapa? Na etapa 2 a mesma coisa.

Ainda dentro do CRM, é possível criar algumas automações, por exemplo, tarefas com o que precisa ser feito nesse momento pelo vendedor ou enviar um e-mail automático para o lead em determinado momento.

Tudo isso garante que o vendedor compreenda o que precisa ser feito. Sem contar que algumas atividades repetitivas podem ser automatizadas, dando mais tempo para o vendedor manter contato com o lead, para gerar mais negócios para sua empresa.

Dessa forma, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é menor, e a empresa consegue direcionar os investimentos para outras áreas ou aumentar as vendas sem investir cada vez mais valor.

Sendo assim, é importante que a equipe de vendas esteja alinhada com a agência de Inbound Marketing para que juntas construam uma jornada que levará a venda de fato.

Veja como a Rëvo Soluções Financeiras saiu de um faturamento médio de R$18 milhões por ano para mais de R$72 milhões usando essa estratégia que estamos vendo.

Quais Os Benefícios De Contratar Uma Agência De Inbound Marketing?

agência de inbound marketing

Abaixo selecionamos cinco motivos para você contratar uma agência de Inbound Marketing, veja:

1. Experiência No Marketing Digital

Em tese, a maioria das agências contam com equipes multidisciplinares e especialistas em diversas áreas, capacitados para atuar em cada uma das frentes do Inbound Marketing como, por exemplo, gestores de tráfego, produtores de conteúdo, designers e muito mais.

Ao confiar sua empresa a esse tipo de serviço, você economiza na contratação individual de vários profissionais.

Além disso, ela tem setores com equipes para a mesma função, logo você não fica sem um profissional quando ele pedir pra sair.

[INFOGRÁFICO GRATUITO]: Como escolher uma agência de marketing digital

2. Acesso A Recursos E Estratégias Avançadas

Os profissionais de agências de Inbound Marketing geralmente recebem suporte de plataformas e recursos avançados para construir estratégias eficientes e personalizadas de acordo com o público do cliente.

Como falamos acima, aqui na Job, contamos com o apoio da ferramenta de automação nº 1 do Brasil, o RD Station Marketing e Vendas.

Veja como a Job Content alcançou o nível Diamond na parceria com o RD Station

3. Planejamento De Campanha De Maneira Eficiente

Devido a sua experiência, os profissionais de agência de Inbound Marketing conseguem tirar insights de várias estratégias e boas práticas de vários outros clientes para aplicar no seu negócio, além de estarem acostumados a atender os mais diversos nichos dos clientes.

4. Flexibilidade Para Atender Às Necessidades Do Negócio

Nós sabemos o quanto gerir uma empresa é uma tarefa difícil, afinal de contas, são muitos setores para acompanhar. Ao contratar uma agência de Inbound marketing, é possível direcionar seus esforços para áreas que precisam de sua inteira participação.

5. Otimização Contínua Dos Resultados

Como falamos acima, o Inbound é uma metodologia orientada por dados e análises. Ao aplicá-la, os profissionais analisarão minuciosamente quais pontos podem ser alterados para que os resultados sejam cada vez melhores.

Por Que Optar Pelo Inbound Marketing?

Como mencionamos ao longo do nosso artigo, o Inbound Marketing é uma estratégia capaz de atrair leads qualificados para a sua empresa, que são aqueles clientes com alto potencial para fechar negócio com a sua marca ou adquirir produtos.

Isso porque, a ideia dessa metodologia é justamente oferecer soluções para atender às necessidades do seu público, não somente o produto em si, mas também materiais e conteúdos que ajudem o lead a resolver algum problema.

Com isso, o Inbound Marketing é um mecanismo que consegue estabelecer um relacionamento sólido e duradouro com o cliente, ao invés de ter interesse apenas em vender um produto ou serviço.

Saiba que contratar uma agência de Inbound Marketing não é um custo, mas sim  um investimento, pois, uma das grandes vantagens dessa metodologia é justamente a redução de custos.

Isso porque, quando comparado com as estratégias de Marketing tradicional, que precisa de investimentos em anúncios de TV, rádio ou outdoors, o Inbound Marketing é, na verdade, a estratégia mais vantajosa.

Isso acontece porque os custos na contratação de agência e ferramentas são mais baixos quando comparados aos investimentos no marketing tradicional.

Sem contar que o Inbound Marketing consegue segmentar de maneira mais precisa o público-alvo, direcionando recursos e esforços para as ações que gerarão mais resultados.

Outra vantagem de uma agência de Inbound Marketing é conseguir fazer a mensuração das ações, rastreando comportamento de clientes, taxas de conversão e outras métricas que ajudam a otimizar as campanhas para obter os melhores resultados.

Por Que Uma Agência De Inbound Marketing É Diferente De Outros Modelos?

A agência de Inbound Marketing tem abordagens bem diferentes de outros modelos, como o marketing tradicional, por exemplo.

Isso porque, a abordagem desse tipo de agência é centralizada no cliente, colocando-o no centro de todas as estratégias. Ao invés de vender conteúdos logo de cara, a ideia é oferecer conteúdos que resolvam os problemas do seu público.

Outra diferença é que uma agência de Inbound Marketing estabelece um relacionamento sólido de longo prazo com os clientes, enquanto que o marketing tradicional tem como objetivo as transações de curto prazo.

A proposta do Inbound é justamente o oposto, que é a nutrição dos leads contínuos para estabelecer um relacionamento a longo prazo.

Quais Requisitos Eu Devo Avaliar Ao Contratar Uma Agência De Inbound?

Ao contratar uma agência de Inbound Marketing, há alguns requisitos que não podem ser deixados de lado.

Um deles, em dúvida, é a expertise da empresa. Certifique-se que a agência tem experiência sólida e comprovada e  Inbound Marketing. Para isso, pesquise sobre outras empresas  que já contrataram essa agência e quais foram os resultados.

Se possível, solicite portfólio e cases de sucesso, que possibilitem uma avaliação da qualidade dos trabalhos.

Além disso, verifique também quais os serviços ofertados pela agência de Inbound Marketing e entenda quais fazem sentido para o seu negócio.

Não deixe de levar em consideração o nível de transparência e comunicação em relação às suas ações e resultados. Isso porque, é importante que você tenha acesso a relatórios regulares, planilhas com resultado de desempenhos, etc.

Análise ainda o nível do suporte ao cliente, pois, esse requisito é fundamental para o sucesso da contratação. Por isso, verifique como é o atendimento e a disponibilidade da equipe.

Como Vender Mais Com Inbound Marketing?

Para vender mais com o Inbound, o primeiro passo é conhecer profundamente o seu cliente, entendendo as suas necessidades, desafios e preferências, possibilitando que você crie conteúdo direcionado e personalizado para atender demandas específicas.

Não deixe de otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca, para que seu site e blog sejam encontrados pelos seus potenciais clientes quando pesquisarem por informações relacionadas ao seu setor.

Implemente estratégias de automação de marketing para nutrir leads e estimular a conversão em vendas. Lembre-se que essa estratégia permite que você crie um relacionamento próximo com os leads, aumentando as chances de fechar vendas.

Acompanhe e analise os resultados de maneira contínua para identificar o que está funcionando bem e as necessidades de melhoria.

Quais As Melhores Agência de Inbound Marketing?

Se você busca a melhor agência de Inbound Marketing para a sua empresa, saiba que a Job é o parceiro que você procura.

A Job é uma agência do nível Diamond na parceria com a RD Station — referência mundial em automação de marketing digital. A agência possui uma metodologia de Inbound própria — e que se aplicada como o esperado — pode gerar receita recorrente para o seu negócio usando a internet!

Utilizamos metodologias eficientes para mensurar resultados e trabalhar com base em números – não em “achismos” -, demonstrando dados que comprovam o desempenho de suas ações de Marketing. Confira exemplos de cases de sucesso da Job Content e inspire-se!

O resultado final é o que todo empreendedor deseja: mais vendas e mais lucros! Preencha o formulário abaixo para entrar em contato.

Banner de contato com o texto: Saiba como a Job pode ajudar o seu negócio a crescer. Entre em contato agora.