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Como criar um e-mail marketing de sucesso em 7 passos

Como criar um e-mail marketing de sucesso em 7 passos
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O e-mail marketing está mais vivo do que nunca e é um dos canais que geram um alto ROI. Veja como criar um e-mail marketing para a sua empresa!

O e-mail marketing é um poderoso canal de comunicação de uma estratégia de Inbound Marketing — ele está presente em três das quatro etapas dessa metodologia. Mas você sabe como criar um e-mail marketing de sucesso?

Quando bem produzido, as mensagens enviadas conquistam a atenção do potencial cliente e o ajudam a avançar na jornada de compras. Em outras palavras, por meio dos e-mails sua empresa pode transformar seus leads em clientes.

Isso mesmo: o e-mail marketing não está morto! Está mais vivo do que nunca e é um dos canais que geram um alto retorno sobre o investimento.

Se você ainda está inseguro em relação ao uso dessa ferramenta, continue a leitura. Você vai aprender como fazer um e-mail marketing para gerar mais negócios para a sua empresa.

1. Estabeleça o tipo e o objetivo do e-mail marketing

Antes de criar um e-mail e dispará-lo para a sua base de leads, defina qual é o tipo e o objetivo da mensagem. Você pretende enviar um e-mail relacional, especial, promocional ou transacional?

E-mail relacional

Mensagem enviada para engajar os leads e trabalhar o relacionamento da empresa com eles. Para isso, conteúdo úteis e educativos são enviados aos seus potenciais e atuais clientes. Fazem parte dessa categoria de e-mail a newsletter, a mensagem de boas-vindas, o e-mail com novidades e os e-mails notificando sobre novos artigos do blog, por exemplo.

E-mail especial

Mensagem enviada em dias especiais, como datas comemorativas e aniversários. O conteúdo é personalizado e tem como objetivo fazer com que os leads e clientes sintam-se especiais e lembrados pela empresa.

E-mail promocional

Mensagem enviada para divulgar uma oferta específica — seja de um produto, seja de um material gratuito da empresa. O conteúdo é focado nessa oferta e incentiva o lead a realizar uma determinada ação.

E-mail transacional

Mensagem enviada após a realização de um processo, como a solicitação de recuperação de senha, o download de um material gratuito, confirmação de uma compra, ticket de suporte ou notificação de entrega.

Não inicie o processo de criação de e-mail marketing sem cumprir esta etapa. Ela é fundamental para evitar perda de tempo e de recursos financeiros com envios desalinhados à estratégia de marketing digital.

2. Segmente o público que receberá a mensagem

Com exceção da newsletter, que pode ser enviada para toda a sua base de leads, os demais tipos de e-mail marketing devem ser segmentados. Isto é, o público deve ser dividido de acordo com alguns critérios importantes para o seu negócio.

Imagine que a sua empresa comercializa roupas femininas e masculinas e você deseja ofertar alguns vestidos a um preço especial. Com a sua lista bem segmentada, é possível disparar um e-mail marketing somente para o público feminino e aumentar suas chances de vender mais dessas peças.

3. Defina o nome do remetente

Neste terceiro passo de como criar um e-mail marketing, evite as seguintes práticas:

  • usar o nome da sua empresa como remetente do email;
  • usar contas do tipo  “contato@empresa.com.br” e “no-reply@empresa.com.br”.

Seja pessoal e inclua o seu nome ou de um outro funcionário do departamento de marketing ou vendas. Esse ajuste é importante para humanizar suas mensagens e ajudar seus leads a criarem uma conexão mais forte com você e com a sua empresa.

Você pode até fazer uma junção, incluindo o primeiro nome e o nome da sua empresa como remetente. Por exemplo, para a conta “carlos.almeida@hotelpiratuba.com.br” você pode usar “Carlos do Hotel Piratuba” ou “Carlos | Hotel Piratuba”.

4. Escreva um assunto que chame a atenção

O assunto do e-mail é o texto que vai convencer o seu lead a abrir a mensagem. Portanto, não ignore esse espaço tão importante! Ele é um dos principais elementos que determinam o sucesso ou fracasso do e-mail marketing enviado.

Para realizar essa tarefa, não comece a escrever o assunto do zero. Use o poder das fórmulas de copywriting para ajudar você a escrever um assunto de e-mail marketing impossível de ser ignorado.

5. Dedique tempo para redigir o corpo do email

O assunto conquistou a atenção do lead, agora é a hora do texto da mensagem cumprir o seu papel. Nesse estágio importante de como criar um e-mail marketing, tenha em mente as seguintes questões:

  • O tipo de linguagem a ser adotada (formal, informal ou meio termo).
  • Seus e-mails são uma carta de vendas e não apenas mensagens. Logo, use quantas palavras forem preciso para levar o lead à ação.
  • Não faça perguntas que o lead possa responder com “não”.
  • Dê vida ao seu email com um texto específico sobre o seu produto, serviço ou oferta, evitando informações vagas.
  • Assegure que o conteúdo seja relevante para quem irá recebê-lo.
  • Se usar imagens, certifique-se de que estejam formatadas corretamente. Isto é, tenham até 100kbs cada e ALT text preenchido (texto exibido quando a imagem é bloqueada pelo provedor do lead).

6. Inclua uma chamada para ação em destaque

O botão da chamada para ação do email deve ser bem posicionado e visível na mensagem. Isso é importante para aumentar as chances do lead clicar nele para realizar a ação sugerida.

Veja algumas práticas que vão ajudar você nessa importante etapa de criação de-mail marketing:

  • Seja específico e use verbos de ação no imperativo. Se você deseja que o lead faça o download um infográfico, por exemplo, você pode usar “baixe aqui o seu infográfico”.
  • Crie senso de urgência usando palavras como “hoje” ou “agora” para incentivar a ação rápida.
  • Use cores contrastantes para chamar a atenção e posicione o botão na parte superior do email em vez de incluí-lo somente ao final. Isso facilita a visualização e não exige que o lead deslize a barra de rolagem.

7. Trabalhe com templates para criar um e-mail marketing

Por fim, use templates de e-mails que tiveram um bom desempenho e funcionam com a sua base de leads. Ao usar modelos bem-sucedidos, você reduz o tempo de produção e assegura que a mensagem enviada vai gerar os resultados desejados.

Pronto! Agora você já conhece os pontos essenciais para saber como criar um e-mail marketing. Siga essas dicas e continue estudando mais sobre esse canal indispensável à sua estratégia de marketing digital.

Que tal conhecer uma metodologia que pode ajudar a alavancar suas vendas usando esse poderoso canal de marketing online?

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