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ToggleAs três primeiras posições da busca orgânica capturam para si mais de 34% do tráfego orgânico! Quer saber como rankear seu site no Google também? Então não deixe de ler este conteúdo.
Chegar à primeira posição do Google é a ambição de qualquer administrador que almeja abocanhar grande parte do tráfego vindo dos resultados orgânicos. E se você chegou até aqui é por que sem sombra de dúvidas você já entende todas as possibilidades que as primeiras posições podem trazer para o seu site, certo?
No entanto, certamente você também sabe que conquistar as primeiras posições dos mecanismos de busca requer tempo e disciplina. Além de uma série de análises para entender o desempenho de cada mudança feita.
E que além disso, não existe uma receita mágica e nem mesmo um manual do Google que diga quais são as otimizações que terão de fato maior impacto sobre as posições do seu site no buscador.
Por isso se você também cobiça vencer o algoritmo dos mecanismos de busca, alcançar as primeiras posições e quer saber como rankear seu site em destaque no Google, continue a leitura e confira mais de 10 segredos de SEO infalíveis que nós aplicamos no site da Job e em sites de clientes, como:
- A pesquisa de palavras-chave;
- A otimização de headings;
- As estratégias link buildings;
- Como aproveitar as imagens do seu site;
- Como e porque investir em conteúdo original;
- Como otimizar a sua meta description;
- A importância da usabilidade e o tempo de carregamento do site;
- O uso de rich snippets;
- O impacto do mobile friendly;
- O uso de URLs amigáveis;
- E por que o arquivo robots.txt e o sitemap XML são indispensáveis.
Confira!
Falhas comuns na estrutura de um site
Hoje, o site da sua empresa é como um cartão de visita online do seu negócio, e posso apostar que provavelmente você não irá entregar para seus potenciais clientes um cartão escrito à mão em meia folha A4, certo?
É indispensável dar atenção ao visual do seu site, afinal, ele terá que irá transmitir toda a confiança e credibilidade do seu negócio. No entanto, muitas empresas prezam apenas pela aparência do site, desprezando a sua estrutura.
Ao produzir um site para o seu negócio, tenha em mente que não é apenas o design que irá determinar o seu sucesso ou o seu fracasso.
Existem falhas na estrutura do seu site que podem prejudicar a imagem do seu negócio e por consequência qualquer estratégia de SEO, veja.
Ausência de design responsivo
Hoje mais de 50% das pesquisas realizadas na internet são feitas a partir de dispositivos móveis, logo é indispensável que o seu site seja responsivo.
Além do mais, mecanismos de busca, como o Google prezam pela experiência dos usuários em sites como o seu, por isso design responsivo é um dos 200 fatores que influenciam o ranqueamento das páginas.
Antes de partir para as estratégias de SEO que vão fazer seu site conquistar os primeiros lugares de mecanismos de busca como o Google e garantir mais tráfego e visitantes orgânicos, assista ao vídeo abaixo que traz informações valiosas sobre a necessidade que é ter um site responsivo e navegável. Confira:
Servidor de hospedagem lento
Que atire a primeira pedra quem nunca abandonou um site porque ele levou mais tempo do que você esperava para carregar.
Essa é uma realidade cruel que faz com que muitos negócios percam potenciais clientes.
Pesquisas apontam que sites rápidos carregam em até 3 segundos. Logo, se o seu site levar pouco mais de três segundos para carregar certamente o usuário irá abandoná-lo.
Uma das saídas para evitar uma dor de cabeça dessas é escolher o melhor servidor de hospedagem para o seu site, levando em consideração não apenas o benefício econômico, mas também os recursos oferecidos.
Além dos fatores estruturais, para posicionar bem um site nos mecanismos de busca, é necessário também aplicar algumas técnicas de SEO no seu site.
E para ajudar você, compilamos uma série de estratégias, confira.
Estratégias de SEO que você pode aplicar
Para que o seu site esteja bem posicionado em sites de busca você precisa investir em diferentes estratégias.
Veja algumas técnicas de SEO on page que estão sob seu total controle.
Pesquisa de palavras-chave
Um dos fatores para rankear no Google é saber trabalhar nas páginas do seu site as palavras-chave do seu negócio.
O ideal é ter uma página para cada palavra-chave, isso porque buscadores como o Google usam as palavras-chave usadas pelos usuários para encontrar a página mais relevante para a pesquisa.
Contudo, ao produzir um bom conteúdo você não deve concentrar seus esforços apenas na palavra-chave desejada, mas também em variações e sinônimos dela.
Para pesquisar palavras para os seus conteúdos você pode usar ferramentas pagas como o SEMRush, ou mesmo com ferramentas gratuitas como o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Neil Patel Ubersuggest.
Otimização de headings
As headings tags são os títulos dos conteúdos do seu site.
Para tirar o máximo proveito dessa estratégia, você precisa identificar a hierarquia dos títulos das páginas através das tags H1, H2, H3 … e assim por diante.
O título mais importante deve estar configurado com a tag H1 e os seus subtítulos em H2 até o H6.
Além de organizar visualmente o conteúdo, o que ajuda os seus usuários a se localizarem nas páginas do seu site, a otimização das headings tags faz com que os mecanismos de busca identifiquem a hierarquia dos conteúdos e priorizem os trechos principais.
Outra dica importante quando o assunto são as headings tags é que você deve repetir ao menos uma vez a palavra-chave da sua página na sua heading e o ideal é que ela tenha entre 50 a 68 caracteres, títulos com mais caracteres serão “cortados” pelo buscador o que pode interferir negativamente na experiência dos seus usuários.
Conquiste link buildings
Hoje, um dos fatores que têm maior influência sobre o ranqueamento das páginas nos mecanismos de busca é o link building.
Ele pode ser feito entre páginas do seu site, bem como entre sites. Sendo que links conquistados de outros sites tem peso maior na classificação.
Contudo, não se engane, comprar links para melhorar o SEO do seu site é visto como uma prática ilegal e que pode ser penalizada pelo Google.
O objetivo aqui é conquistar links de outros sites que apontem para o seu de maneira orgânica, sempre prezando pela qualidade e não quantidade.
Aproveite as imagens do seu site
Trabalhar bem as imagens do seu site também é uma forma de se posicionar nos primeiros resultados da SERP para a pesquisa por imagem.
No entanto, a primeira coisa que você precisa saber é que os mecanismos de busca não enxergam as imagens do seu site assim como os seus usuários.
Os buscadores ainda não tem o poder de ver uma imagem. Neste caso, você precisa dizer para eles, com todas as letras, qual o conteúdo das suas imagens.
E para que os mecanismos como o Google entendam o conteúdo das suas imagens você deve sempre alterar o nome da imagem, inserindo a palavra-chave para a qual você deseja ranquear.
Evite salvar imagens com nomes genéricos.
A segunda maneira de trabalhar o SEO das imagens é usar o texto alternativo. A ideia é mostrar para os mecanismos do que se trata a imagem quando os usuários realizaram uma pesquisa por imagem.
Invista em conteúdo original
Jamais copie conteúdo de outros sites. Pode levar tempo, no entanto, priorize a produção de conteúdo original e de qualidade.
Mecanismos de busca, como o do Google, penalizam sites que possuem conteúdo duplicado.
Estratégias de SEO que seu programador deve aplicar
Assim como existem estratégias que estão sob seu controle, existem técnicas que são de responsabilidade do seu programador.
Confira as principais estratégias de como rankear o seu site no Google que devem ser aplicadas pelo seu programador.
Otimização da meta description
Segundo o próprio Google, a meta description não é um fator de ranqueamento, no entanto ela tem interferência direta em um dos fatores que é o CTR (Taxa de Cliques).
Para conquistar um CTR alto você precisa ter uma meta description atraente e persuasiva.
Lembrando que todas as páginas do seu site devem possuir uma meta description, sendo que jamais duas páginas deve possuir a mesma meta.
Se for necessário, produza o texto da sua meta, com no máximo 150 caracteres, e peça ao seu programador que apenas insira a marcação no código das suas páginas.
Usabilidade e velocidade
De tempos em tempos faça testes e análise a velocidade do seu site.
Lembre-se em média um site que carrega rápido leva até 3 segundos para ser renderizado nos navegadores.
Para verificar a velocidade do seu site você pode utilizar ferramentas como o Pagespeed Insights ou o Think With Google.
Invista em rich snippets
Conquistar a posição zero do Google não é uma tarefa simples, no entanto, também não é impossível.
Para que o seu conteúdo seja exibido acima até mesmo da tão desejada primeira posição você precisa trabalhar os rich snippets das suas páginas.
Para isso, é o seu programador deve usar o Schema para criar as devidas marcações no código das suas páginas.
Você pode trabalhar com inúmeros rich snippets, confira alguns deles clicando aqui.
Não esqueça do mobile friendly
Já ressaltei acima toda a importância que o design responsivo tem sobre o seu site.
E não é para menos, as buscas via mobile dominam a internet.
Sendo assim, não deixe o seu site sem uma versão para dispositivos móveis.
Garanta que seu site está seguro
Peça ao programador do seu site que instale o seu certificado de segurança.
Além de transmitir mais credibilidade para o seu negócio, o SSL serve também como um fator de ranqueamento nos mecanismos de busca.
Tenha URLs amigáveis
Outro fator que dificilmente estará sob seu domínio são as URLs do seu site.
O ideal é que elas sejam o mais curtas possível, que contenham a palavra-chave desejada e que as palavras sejam separadas por hífens ao invés de underlines.
Se for necessário, defina como devem ser as URLs das páginas do seu site e apenas encaminhe ao seu programador para que ele faça as alterações.
Mas lembre-se, se o seu site já está online a algum tempo, é preciso que o seu programador faça um redirect das URLs antigas para as novas, assim você evita perder posições nas buscas.
Lembre-se do robots.txt
De maneira bem resumida o arquivo robots.txt é um arquivo de texto que fica hospedado na pasta raiz do seu site e traz instruções aos robôs de busca do que deve e do que não deve ser indexado nos resultados de busca.
É essencial que você peça ao seu programador que revise o arquivo antes de enviar o seu site para o domínio do seu blog, site ou portal. Isso porque, na maioria dos casos o arquivo é configurado de forma que nenhuma das páginas do seu site sejam rastreadas.
Não esqueça do sitemap.xml
Assim como o arquivo robots.txt, o Sitemap.XML é indispensável para o seu site.
Basicamente, esse arquivo é um mapa do seu site que ajuda mecanismos de busca como o Google a entender como estão estruturadas as páginas e quais as URLs devem ser indexadas pelos mecanismos.
Quer saber como criar e enviar o Sitemap do seu site para o Google? Recomendamos esse conteúdo que traz um passo a passo de como criar e indexar o seu Sitemap.
Dica bônus: invista em links patrocinados
Para conquistar um bom posicionamento em um mecanismo de pesquisa, você precisa muito mais que apenas conhecer o conjunto de técnicas de SEO ou produzir conteúdos de qualidade.
Algoritmos como o do Google, possuem mais de 200 fatores que determinam o ranqueamento dos sites nos resultados da SERP. Logo, conquistar as primeiras posições não é uma tarefa fácil.
Neste caso, investir em publicidade paga no Google Ads (antigo Google AdWords) é uma saída para você alcançar resultados à curto prazo.
No entanto, é importante lembrar que o investimento em publicidade paga, não interfere nos resultados orgânicos. O investimento de recursos financeiros funciona apenas para conquistar de maneira rápida a primeira página da SERP.
Sendo que assim que os investimentos em anúncios pagos acabarem você não será mais exibido na primeira página de resultados.
Quer saber como destinar corretamente seus investimentos em links patrocinados? Recomendamos esse conteúdo onde falamos mais sobre o Facebook e o Google Ads e como investir nas plataformas.
Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa. Siga as nossas dicas para vencer os algoritmos e melhorar as suas posições no Google e em outros mecanismos de busca.
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