Quando falamos em otimização para buscadores (SEO), muitas vezes pensamos apenas em palavras-chave, backlinks ou produção de conteúdo. Mas existe um elemento técnico que faz toda a diferença no desempenho de um site: o sitemap.
Para começar existe um ponto principal sobre o conteúdo que você vai ler na sequência: quando construímos um site o objetivo primordial é que ele seja exibido nos resultados de pesquisa de mecanismos como o Google, Bing e Yahoo!, certo?
Contudo, criar um site e colocar ele online não é o suficiente para garantir que ele seja exibido como um resultado nesses buscadores! Você sabia disso? Pois bem, é preciso mostrar para os mecanismos de busca que o seu site existe e qual é a estrutura das suas páginas.
Esse processo de mostrar aos buscadores que o seu site existe acontece por meio da indexação. E por mais que a palavra pareça complicada, a forma como realizamos essa tarefa é relativamente simples. Ou seja, você mesmo pode fazer isso, sem ter qualquer conhecimento em programação!
Enfim, para ligar uma coisa a outra: a indexação acontece através do Sitemap XML!
Nesse post você vai encontrar um guia completo, que vai desde como descobrir se o seu site está sendo indexado, até como enviar o seu site para os mecanismos de busca.
O que é e por que fazer a indexação do meu site?
Indexar o seu site, em poucas palavras, significa mostrar para o Google, e outros buscadores, que o seu site existe e qual é a organização das página dele, tudo isso através de um simples arquivo que você mesmo pode criar.
Chamamos esse arquivo de Sitemap!
Criar e enviar o Sitemap do seu site para os mecanismos de busca é indispensável caso você queira, por exemplo, conquistar a primeira página de resultados orgânicos do Google.
Como saber se o Google indexa meu site?
Para saber se o seu site está sendo “visto” pelos motores de busca não é preciso de qualquer conhecimento técnico – na verdade é mais simples do que parece. Basta que você abra o seu navegador e acesse o Google. No campo de pesquisa digite exatamente “site:www.seudominio.com.br” – sem as aspas é claro, e com o domínio do seu site.
Caso o resultado tenha sido similar ao da imagem abaixo, ou seja, o Google não encontrar qualquer resquício do seu site na internet, você tem um probleminha para resolver: seu site não foi indexado nos mecanismos de busca, logo não está sendo exibido como um resultado.
O que é um Sitemap?
Os Sitemaps são literalmente mapas do seu site. Esses arquivos fornecem informações sobre as páginas do seu site aos mecanismos de busca, com o objetivo de facilitar o processo de indexação do mesmo em buscadores como o Google, Bing e Yahoo!.
Em geral esses arquivos listam todas as URLs de um site, além de trazer outros metadados que informam, por exemplo, a data quando a página foi criada ou modificada, com qual frequência ela é atualizada, o seu idioma e a relevância que ela tem em relação às outras páginas do site.
A leitura desses arquivos ocorre pelos rastreadores dos mecanismos de busca – também chamados de crawlers. São esses robozinhos que passam dia e noite vasculhando a internet atrás de novas páginas.
Durante essas varreduras, os rastreadores encontram novas páginas a partir dos links presentes naqueles endereços que já estão indexados – mais um bom motivo para você trabalhar links internos no seu site.
Em geral, existem quatro formatos de Sitemap: HTML, .XML, .TXT e ATOM-RSS. O mais comum é o formato XML, no entanto, confira as características de cada um.
Sitemap HTML
O Sitemap HTML é um formato usado por usuários que navegam pelo site e buscam entender melhor a sua estrutura. Esse formato não tem qualquer influência no ranqueamento do site e hoje já é cada vez mais raro encontrá-lo.
No entanto, é uma ótima alternativa para sites grandes com muitas páginas, uma vez que ele ajuda a remover parte dos obstáculos que os usuários enfrentam para chegar ao seu objetivo final.
No lugar do Sitemap HTML, muitos desenvolvedores estão optando por ter um campo de busca no site, uma alternativa rápida e fácil para que os usuários encontrem qualquer informação no endereço.
Sitemap.XML
Enquanto o formato HTML é mais antigo e segundo especialistas não interfere de maneira alguma no rastreamento feito pelo Google, o formato XML inclui informações fundamentais para facilitar a indexação do seu site nos buscadores.
O objetivo de criar um Sitemap XML do seu site, é criar uma comunicação mais eficiente com os buscadores, uma vez que você literalmente indica para os rastreadores quais são as páginas que devem ser indexadas e armazenadas nos servidores.
Essa é a estrutura básica de um endereço disponível num Sitemap XML. Se você ainda não está familiarizado com programação pode achar que o arquivo se resume a símbolos e URLs, no entanto, ele contém informações fundamentais sobre as páginas do site, veja.
- “<loc>”: Localização da URL da página;
- “<lastmod>”: Data da última modificação da página;
- “<changefreq>”: Frequência com a qual a página é atualizada;
- “<priority>”: Nível de relevância da página em relação a outras páginas.
Sitemap.TXT
Outro tipo de Sitemap, mais básico e também mais fácil na sua criação, de todos os formatos, é o Sitemap.TXT.
Para criar um Sitemap nesse formato, tudo o que você precisa é listar as URLs do seu site, que você gostaria de comunicar ao Google, em qualquer programa de texto disponível no seu computador, como o Bloco de Notas e o Notepad++.
Sitemap Atom-RSS
Por fim, outro formato de Sitemap é o Atom-RSS. A diferença dele para os demais é que ele descreve apenas alterações recentes – logo ele é mais comum em blogs e sites de notícia.
Por ser mais encontrado nestes formatos de site, ter um Sitemap Atom-RSS é indispensável para sites de notícia que querem ser exibidos no Google Notícias.
No entanto, mesmo que você tenha um site de notícias, não é recomendável que você use apenas o Sitemap Atom-RSS, o ideal é trabalhar também com um mapa completo que liste a estrutura completa de páginas do seu site.
Para que serve um sitemap?
O sitemap tem a função de organizar as páginas e mostrar aos buscadores como elas estão estruturadas dentro do site. Pense nele como um guia turístico: em vez de deixar que o Google descubra sozinho cada endereço, você oferece um roteiro claro e atualizado de tudo o que é importante.
O formato mais comum é o sitemap XML, que além de listar as URLs, indica informações relevantes como:
- A data da última atualização da página;
- A frequência com que o conteúdo passa por alterações;
- A hierarquia entre páginas e seções;
Isso garante que o Google entenda a prioridade de cada conteúdo e ofereça resultados mais assertivos para os usuários.
Como criar um Sitemap XML?
Como fazer um Sitemap para o Google é uma dúvida bastante comum. Bom existem diferentes maneiras de criar um Sitemap XML. Numa delas você pode criar o arquivo manualmente, usando ferramentas ou mesmo plugins instalados no seu site.
Um exemplo: se o desenvolvimento do seu site foi com a plataforma do WordPress você pode usar o plugin Yoast SEO ou então o Better WordPress Google XML Sitemaps.
Agora se construiu seu site com outras ferramentas, você pode usar o XML Sitemaps para criá-lo.
Desde que seja criado, a maneira como você irá montar o seu Sitemap não é o ponto mais importante. O que você não pode esquecer: o seu arquivo não deve ter mais que 50.000 URLs ou então 50MB.
Então, se o seu site for muito grande e ultrapassar esse limite, é recomendado que você crie mais de um Sitemap. Essa é uma orientação dos próprios buscadores, uma vez que arquivos mais leves e com poucos links são mais simples e rápidos de serem processados.
Ah! E não se esqueça também de remover do seu Sitemap as páginas que você não quer que sejam indexadas. Um exemplo é a página de login do seu site.
Como enviar um Sitemap para o Google?
Depois de criar o seu Sitemap chegou a hora de enviar o arquivo para os buscadores para que as páginas do seu site passem pela indexação.
O primeiro passo é “subir” o arquivo para o servidor do seu site. Existem duas maneiras de fazer o upload desse arquivo:
- Através do painel da sua plataforma de hospedagem – certamente será o cPanel
- Através de servidores FTP como o FileZilla.
Depois de subir o arquivo para a raiz do seu site, você pode submeter o Sitemap através de uma ferramenta do próprio Google, o Search Console.
Confira o passo a passo para enviar um Sitemap pela interface do Google Search Console.
- Acesse a ferramenta e encontre o menu Índice e clique sobre o link “Sitemap”;
- Insira a URL do seu Sitemap. Geralmente será o domínio do seu site seguindo por “/sitemap.xml”;
- Por fim: clique no botão Enviar.
Passo a passo para submeter o Sitemap no Google Search Console
Além de agilizar a leitura das páginas do site, evitando que você precise esperar muito tempo para que as páginas sejam exibidas nos resultados de busca, enviar o seu Sitemap pelo Search Console é mais fácil.
Quais os benefícios de ter um sitemap?
Adotar um Google sitemap bem estruturado vai além da parte técnica: ele traz benefícios práticos e estratégicos para empresas que querem ganhar relevância online. Os principais são:
- Facilita a indexação: garante que todas as páginas, inclusive as recém-publicadas ou que não têm tantos links internos, sejam rastreadas com eficiência;
- Aumenta as chances de ranqueamento: ao mostrar a relevância e organização do site, o sitemap XML ajuda o Google a entender quais páginas são mais importantes;
- Reduz falhas de rastreamento: evita que páginas fiquem ocultas, principalmente em sites grandes ou e-commerces com muitas categorias;
- Acelera resultados de SEO: conteúdos novos, como artigos de blog, páginas de serviço ou produtos, são descobertos rapidamente e podem aparecer nos resultados em menos tempo;
- Melhora a experiência do usuário indiretamente: quanto mais eficiente for a indexação, mais fácil é para o público encontrar suas páginas nos buscadores.
Potencialize sua estratégia digital com a Job Content
Ter um sitemap XML bem estruturado é um passo essencial para qualquer site que busca destaque nos buscadores. Seja em um e-commerce robusto ou em um blog corporativo, o Google sitemap ajuda a acelerar a indexação. Assim como organizar melhor as informações e aumentar as chances de conquistar posições de destaque.
No caso do sitemap WordPress, você pode aproveitar tanto o recurso nativo quanto plugins de SEO para ter mais controle sobre sua estratégia.
Em resumo: se você quer que seu conteúdo seja encontrado mais rápido e tenha melhores resultados em SEO, criar e manter um sitemap atualizado é indispensável.
Na Job Content, ajudamos empresas B2B a transformar presença digital em geração real de negócios. Nossos especialistas em SEO e marketing de performance desenvolvem estratégias completas, da criação de sitemaps otimizados até campanhas que atraem leads qualificados e aumentam as vendas.
Entre em contato e descubra como podemos levar sua marca a um novo patamar de resultados.
