Por Job Content
Em 29/08/2017
Você sabe como aumentar as vendas sem realizar novas contratações em momentos de orçamento apertado? Veja como fazer isso com o Inbound Marketing!

Você está sempre pensando em como aumentar as vendas do seu negócio, não é mesmo? Como empreendedor, seu desejo é fazer a empresa crescer e expandir, aumentar o número de clientes e o faturamento.

Mas, diante das metas, esbarra em problemas que lhe incomodam bastante. Um desses obstáculos é a limitação do seu orçamento, que muitas vezes inviabiliza a contratação de novos membros para a equipe de vendas.

Fique tranquilo, pois esse problema tem solução! Você sabia que é possível aumentar as vendas sem realizar novas contratações em momentos de orçamento apertado? Com o Inbound Marketing, sua empresa consegue atingir esse objetivo.

Continue a leitura e confira como essa metodologia pode alavancar os resultados do time de vendas!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma metodologia que utiliza conteúdos relevantes e úteis distribuídos online para atrair novos clientes para a empresa.

O comportamento do consumidor mudou com a evolução da internet. Antes de realizar uma compra, ele faz pesquisas online para encontrar a solução ideal para o seu problema.

Neste novo cenário, surgiu o Inbound Marketing, cujo objetivo é fazer com que o consumidor encontre a empresa nesse momento de buscas e pesquisas.

Diferentemente do marketing tradicional, esse “novo marketing” se baseia em conquistar o interesse das pessoas certas no momento certo — em vez de empurrar os produtos e serviços, fazendo uma abordagem de venda direta para um público amplo.

Como o Inbound Marketing funciona?

O Inbound funciona em 4 etapas, que visam atrair potenciais clientes e guiá-los até a compra. Conheça cada uma delas:

Atrair

Nesta primeira fase, o objetivo é atrair tráfego qualificado para o seu site. Isto é, atrair somente as pessoas mais propensas a tornarem-se leads e potenciais clientes. Para isso, a empresa produz conteúdos voltados para a sua persona — o seu cliente ideal — e os distribui em seus canais online.

O blog corporativo, a otimização para mecanismos de buscas (SEO) e o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais são ferramentas importantes para atrair o público certo.

Converter

Agora, é o momento de transformar esses visitantes do site em leads, captando seus contatos, como nome e e-mail. Mas como conseguir fazer com que eles deixem seus dados com uma empresa que acabou de conhecer online? A resposta é: entregando conteúdo de qualidade gratuitamente!

Nesta etapa, a empresa deve oferecer informações valiosas em troca dos contatos dos visitantes. Guias completos, pesquisas e tutoriais são bons exemplos de conteúdos que podem ser disponibilizados para converter os visitantes em leads.

Fechar

Seu negócio já está atraindo tráfego qualificado para o site e está gerando leads. Na terceira fase do Inbound, é preciso nutrir esses potenciais clientes com informações que o ajudarão a resolver suas dúvidas e problemas, além de fazer com que eles conheçam em detalhes as vantagens da solução que o seu negócio oferece. Ou seja, a empresa educa e prepara o lead para consumir a sua oferta.

Para isso, é preciso contar com algumas ferramentas de marketing digital que automatizam esse processo, enviando os conteúdos de acordo com os prazos definidos e a etapa em que o lead encontra-se no funil de vendas.

Encantar

Cliente conquistado? É hora de continuar encantando-o! Esta última fase é importantíssima para que a empresa mantenha um bom relacionamento com o cliente, fidelizando-o e transformando-o em um defensor da marca.

É através dessas etapas que o Inbound Marketing consegue atrair desconhecidos para o seu site, convertê-los em leads e transformá-los em clientes. Os conteúdos usados em cada fase são produzidos de acordo com o funil de vendas e jornada de compras do cliente.

Como aumentar as vendas da sua empresa com Inbound Marketing?

Como você pôde notar, o Inbound não é nenhuma mágica que entregará novas vendas com facilidade. Pelo contrário: requer estratégias minuciosas, trabalho duro ao longo de meses e acompanhamento das atividades. Mas acredite: todo esse esforço será muito bem recompensado!

Para que fique claro para você, confira como aumentar as vendas utilizando o Inbound Marketing sem aumentar o time de vendedores:

Torna a sua empresa uma autoridade no assunto

A produção de conteúdos relevantes e úteis é o alicerce do Inbound Marketing. Com todo o conteúdo que a empresa produz para atrair o público desejado, ela passa a ser considerada uma referência no assunto. Afinal, disponibilizou informações de qualidade que ajudaram seus visitantes e leads a resolverem dúvidas e problemas.

Como resultado, sua visibilidade e reputação crescem, tornando a marca uma autoridade perante a audiência e aumentando as chances do lead fechar negócio.

Aumenta a quantidade de leads qualificados

De acordo com o relatório “Estado do Inbound 2017”, elaborado pela Hubspot, 60% dos entrevistados afirmaram que as práticas de Inbound fornecem leads de mais qualidade para o time de vendas.

Isso acontece porque o Inbound permite que a empresa se relacione com o potencial cliente durante a sua jornada de compras, identificando em qual etapa o lead encontra-se no funil de vendas de acordo com o conteúdo consumido.

Os leads já educados e preparados para consumir a oferta da empresa são encaminhados para a equipe de vendedores — é nessa fase que você verá claramente o impacto positivo que o Inbound realizará nas suas vendas.

Vamos ver um exemplo? Antes de implementar essa metodologia, o seu time de vendedores conversava com 10 pessoas por dia e fechava 2 vendas. Com o Inbound, sua equipe continua falando com as mesmas 10 pessoas, a diferença é que esses potenciais clientes estão qualificados, preparados para consumir o seu produto, pois já foram educados e conhecem todas as vantagens que a solução oferece. Com isso, as chances de sua equipe aumentar as vendas é muito maior.

Otimiza o percurso do cliente até a compra

Com o Inbound, são várias as rotas que o consumidor pode percorrer até realizar — ou desistir — da compra. Por exemplo, ele pode chegar até a loja virtual por meio de um infográfico que encontrou na fanpage do negócio.

A boa notícia: é possível identificar, monitorar, mensurar e aprimorar as etapas e canais que o potencial cliente passa até o momento da compra. Com ferramentas de marketing digital, a empresa poderá também conhecer a taxa de conversão de leads e saber quantos tornaram-se clientes.

Com essas informações em mãos, é possível ajustar e/ou eliminar as etapas e canais que tornam a compra confusa e fazem o cliente desistir de efetuá-la. Com essa otimização, a compra ficará mais fácil e as vendas certamente aumentarão.

Percebeu como aumentar as vendas da sua empresa utilizando o Inbound Marketing e sem precisar aumentar o número de vendedores da sua equipe é possível? Aposte nessa metodologia que está gerando resultados para empresas de diversos setores!

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