Quer saber como ter um site de sucesso e otimizado para conquistar as primeiras posições dos buscadores? Confira 11 práticas indispensáveis!

As primeiras posições do Google, sem sombra de dúvidas, garantem para si grande parte dos cliques gratuitos. Mas você já se perguntou o que é preciso para “chegar lá”?

Nos dias de hoje, ter a sua empresa online é praticamente indispensável – indiferente o ramo e o segmento da empresa. Um site, por exemplo, faz com que a sua empresa possa ser vista e acessada por milhares de pessoas que, possivelmente, não chegariam tão facilmente a sua localização física – ou mesmo nem saberiam que você existe.

Mas diferente do que muitas pessoas acreditam, não basta apenas ter um site que a sua empresa será vista ou então, encontrada na internet. Repare: quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo, aparecem inúmeras páginas no rodapé para que você encontre a melhor resposta para sua dúvida. No entanto, em qual delas você clica? Geralmente, na primeira página, em um dos 3 primeiros links, né?! 

Pois é! Se existem tantas páginas e geralmente acessamos a primeira que aparece, o que é preciso para chegar ao topo desta página (ou mais próximo dele)? Você já pensou nisso? 

Neste conteúdo, reuni 11 práticas que considero indispensáveis para disputar as primeiras posições do Google e garantir mais acessos orgânicos para o seu site. Se você quer saber como ter um site de sucesso, te convido a prosseguir com a leitura, anotar cada tópico e colocar a mão na massa (literalmente)!

1- Como ter um site de sucesso: construa um site que se ajuste a diferentes dispositivos

De todas as pessoas ativas na internet, mais de 56% acessam a rede por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, de acordo com um estudo feito pela Cetic.br. Uma vez que a tecnologia está literalmente a um toque das pessoas é quase impossível construir um site que não seja responsivo (que se adapta a todos os tipos de dispositivos) e esperar que ele tenha resultados.

Além de garantir uma experiência melhor para o usuário, ter um site com design responsivo também é um item fundamental para o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) do seu site. Isso porque o algoritmo de buscadores como o Google dão preferência para esse tipo de site.

Existem diversas maneiras de descobrir se o seu site é responsivo. Você pode, por exemplo, acessar o seu site de um celular e verificar se ele se ajusta ao tamanho da tela do dispositivo ou mesmo através do seu computador.

Para descobrir se o site é responsivo usando o seu computador, basta abrir uma nova guia do navegador e acessar o seu site. Em seguida clique com o botão direito do seu mouse na tela e clique sobre a opção “Inspecionar”.

Dicas para de como ter um site de sucesso

Verifique se o botão para exibir o site em dispositivos menores está ativa, se não estiver clique sobre ele. 

Dicas de como ter um site de sucesso

Se o seu site se adaptar às medidas – assim como o site da Job se ajustou – é porque ele é responsivo. Agora, caso ele não se adapte às dimensões e você tenha dificuldades para navegar nele, então seu site não foi construído de maneira responsiva e sem sombra de dúvidas você está sendo penalizado pelos mecanismos de busca.

2- Deixe seu site leve e rápido

Outro fator que interfere diretamente no rankeamento do seu site nos buscadores – e na experiência dos usuários – é o tempo de carregamento. Logo, além de ser penalizado pelo Google, sites lentos também perdem em média 40% dos usuários, segundo uma pesquisa da Kissmetrics.

Não existe um consenso quando o assunto é o tempo de carregamento ideal. O que existem são opiniões de especialistas no assunto, como Maile Ohye Gerente de Produto do LinkedIn, que afirma – com base em pesquisas – que um tempo bom é de até 2 segundos.

Sabemos que conseguir deixar o seu site mais leve e rápido não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitos fatores que interferem no tempo de carregamento. No entanto, existem algumas boas práticas que você pode aplicar e que terão um grande impacto no tempo que ele leva para carregar, são elas:

  • Suba imagens com extensão .JPG ou .JPEG;
  • Reduza ao máximo o peso dessas imagens, evitando que fiquem mais de 100K;
  • Instale apenas plugins necessários, desinstale o que estiver sobrando;
  • Implemente o que der no código fonte do site.

Quando falamos também do tempo de carregamento do site, vale mencionar que a plataforma do WordPress contém vários plugins que auxiliam nisso. Alguns deles são até “2 em 1”, ou seja, possuem mais de uma função em uma única instalação. 

Depois de colocar nossas dicas em prática, você pode usar ferramentas como o Test My Site e PageSpeed Insights para analisar a velocidade do seu site. Além de trazer o tempo de carregamento em diferentes dispositivos, ambas as ferramentas mostram inúmeras orientações e otimizações que você pode realizar!

3- Deixe seu principal objetivo visível e destacado em seu site

Se você quer saber como ter um site de sucesso, precisa saber que antes de construí-lo, você precisa definir quais são seus objetivos com ele. Os objetivos mais comuns são, em geral: gerar mais ligações, mais pedidos de orçamento para o negócio, chamar os visitantes para a loja física ou mesmo conquistar o e-mail de contato dos visitantes. Tendo o objetivo do seu site bem definido, é fundamental que você deixe ele bem claro para os seus visitantes. Para fazer isso você deve colocá-lo de maneira estratégica na primeira dobra do seu site – parte da página que fica visível sem que você role o scroll do mouse.

No site da Job, por exemplo, o objetivo é receber pedidos de orçamento dos nossos visitantes, por isso, bem visível no topo do site temos um botão de ação para solicitar um orçamento.

Dicas de como ter um site de sucesso

Caso o seu objetivo seja, por exemplo, receber mais ligações, então você pode substituir o botão pelo telefone de contato da sua empresa. Caso o objetivo seja trazer mais pessoas para a sua loja física, no lugar do pedido de orçamento você pode colocar o endereço do seu negócio e assim por diante. 

4- Mostre de cara qual problema você resolve e como você resolve

Uma vez que vivemos na era do imediatismo, as pessoas não se permitem mais perder tempo – nem mesmo na internet – com “coisas” que não chamem sua atenção.

Logo, para garantir que o seu visitante não vai simplesmente abandonar seu site, você precisa estimular a navegação dele. Para isso, o primeiro passo é trabalhar muito bem a headline de entrada do seu site (título/chamada do seu site).

Existem diferentes maneiras de construir headlines incríveis, uma delas é despertar um problema para o visitante e em seguida mostrar que você tem a solução.

Dicas de como ter um site de sucesso

Este é um dos principais pontos de como ter um site de sucesso, afinal, o usuário irá se identificar (ou não) com seu site na primeira passada de olho que der. E a headline é o que ficará “escancarado” em sua página: dê atenção a ela!

5- Mostre para o usuário o próximo passo que ele deve fazer

A união entre o objetivo de cada uma das páginas do seu site e a sua respectiva headline deve ser traduzido em uma chamada para ação. As chamadas para ação que estamos falando são os botões que convidam o seu visitante a dar o próximo passo, por exemplo, solicitar um orçamento.

Não existe um número exato de CTAs que você deve ter em uma página, esse quesito vai muito do seu bom senso. O ideal é que você tenha ao menos uma acima da primeira dobra do site e outra no final.

Se possível, distribua outros botões entre o conteúdo da página. Essa ação é uma boa alternativa para criar diferentes pontos de conversão, com o objetivo de garantir que o seu visitante se interesse em algum outro assunto e deixe seus dados de contato.

6- Crie páginas otimizadas para uma palavra-chave específica

De forma simplificada, faça uma reflexão: como você encontra alguma resposta no Google? Certamente, através de uma pesquisa, não é mesmo?! As palavras que você escreveu lá no buscador, são consideradas palavras-chave

Uma vez que as palavras-chave representam a forma que os usuários resolvem seus problemas ou suas dúvidas nos buscadores, é imprescindível entender que elas são o principal instrumento de busca nos mecanismos de pesquisa. Ou seja, é através destas palavras pesquisadas que seu site pode ser encontrado de forma orgânica.

Por isso, antes de criar o conteúdo de cada uma das suas páginas é fundamental que você faça uma boa pesquisa de palavras-chave para o seu negócio e a partir dessa pesquisa escolha os termos que fazem mais sentido para a empresa.

Além disso, para escolher as palavras-chave que mais têm ligação com o seu negócio, você precisa considerar a quantidade de pesquisas que elas têm na sua região de atuação.

Você pode fazer essa pesquisa por meio de ferramentas pagas como o SEMRush, ou mesmo com ferramentas gratuitas como o Planejador de Palavras-Chave do Google e o Ubersuggest

Depois que você definir as principais palavras-chave do seu negócio, coloque a mão na massa e comece a produzir os conteúdos de cada uma das páginas do site. Nessa etapa, além de tomar cuidado para criar textos realmente originais, a dica é usar a palavra-chave da página no seu título, nos subtítulos, na URL e nas imagens – se houver.

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7- Páginas que não podem faltar em um site de sucesso

A quantidade de páginas que o seu site tem definitivamente não é um fator de rankeamento. Apesar disso, a taxa de rejeição é!

Conhecida também como bounce rate, a taxa de rejeição é uma métrica que avalia o número de pessoas que acessaram o seu site e saíram em seguida sem interagir com qualquer uma das demais páginas do site. 

Logo, uma vez que os usuários entram no seu site e não encontram ao menos uma página com um conteúdo que soluciona as suas dúvidas, certamente ele irá abandonar o site e a sua taxa de rejeição vai aumentar consideravelmente. Como consequência, a sua posição nas classificações dos buscadores vai cair.

Não existe uma regra clara sobre quais páginas são básicas para qualquer site, no entanto, existem algumas páginas que nós – aqui da Job – consideramos essenciais, são elas:

Página Inicial

A página inicial – ou home – é a principal página do seu site, podendo ser considerada uma vitrine da sua marca na internet. Logo, como seu objetivo é como ter um site de sucesso, é indispensável que você planeje-a bem antes de construí-la.

A dica é – principalmente nessa página – evitar os banners rotativos (famoso passa-passa) e investir em uma headline (título) com uma proposta de valor clara.

É imprescindível que você deixe claro:

  • Qual é o problema que você resolve
  • Como você resolve esse problema
  • Por que você é a melhor opção para o usuário
  • Para quem você já resolveu esse problema
  • Quais são os seus principais cases de sucesso
  • Quais são os seus principais produtos e serviços

Ainda na home, espalhe algumas chamadas para ação, incentivando o usuário a deixar seus dados ou então entrar em contato com a sua empresa.

Quem Somos ou Sobre a Empresa

Outra página essencial para qualquer site é a famosa “Quem Somos”. O conteúdo desta página deve inspirar confiança na sua empresa, por isso não economize nas palavras.

Nessa página você pode aproveitar para mostrar detalhes da sua empresa, quem é sua equipe, qual a história do seu negócio, além da sua missão, visão e valores.

Tenha em mente que páginas da internet não transmitem emoção, logo investir em vídeos e fotos entre meio aos textos pode ser uma ótima alternativa!

Produtos/Serviços

É comum encontrarmos sites na internet que mostram na sua página inicial todos os produtos/serviços da empresa, ou mesmo tem apenas uma página no site que relaciona todos eles.

É errado expor todos os produtos e serviços em uma única página? Não que seja errado, mas ter uma página única para cada produto/serviço tem muitas vantagens e faz parte do quesito “como ter um site de sucesso”!

Além de manter uma melhor organização hierárquica e ser visualmente mais fácil de entender o produto/serviço, ter uma única página por produto permite que você otimize aquela página para rankear melhor nos mecanismos de busca por palavras-chave bem específicas do produto em questão.

P.S: No item oito deste checklist falamos melhor sobre como otimizar a página dos seus produtos, não deixe de conferir!

Depoimentos

Normalmente é mais fácil comprarmos um produto/serviço de empresas das quais já recebemos ao menos uma recomendação positiva, ou daquelas nos passam mais confiança, ou ainda de quem percebemos que tem a melhor alternativa para nosso problema, concorda?

Isso acontece porque nós, seres humanos, tendemos a nos comportar com base no comportamento de outras pessoas. Logo, ter uma página de depoimentos no seu site mostra aos seus visitantes que você e o seu negócio já ajudaram outras pessoas.

P.S: No item nove deste checklist abordamos melhor o potencial de uma página de depoimentos no seu site, não deixe de conferir!

Blog

Uma vez que o conteúdo é a base da internet e que é um fator de alta relevância quando o assunto é o rankeamento do site nos mecanismos de busca, você precisa ter uma maneira de atualizar com frequência os seus conteúdos. Logo, uma alternativa – muito usada – é ter um blog.

Quando você for realizar a pesquisa de palavras-chave, vai encontrar inúmeras palavras que fazem sentido com o seu negócio, entre outros inúmeros termos indiretamente ligados à sua empresa. Ao criar uma página no seu site, por exemplo, você consegue otimiza-la somente para uma palavra-chave e neste caso, todas as demais palavras e termos que você encontrou acabam sendo “perdidas”.

Neste caso, um blog é extremamente importante! Nele é possível utilizar todas as palavras-chaves que você encontrar (dentre tantas outras) para criar conteúdos que ajudem os seus visitantes. 

Isso fará com que você atraia novos usuários, possivelmente novos clientes e ainda tenha a possibilidade de rankear no Google com palavras interessantes para o seu negócio!

No entanto, é imprescindível que você não tenha apenas uma página de blog – e depois a abandone. Você deve manter uma frequência nas suas publicações, ter um campo de busca para os usuários realizarem pesquisas e aproveitar diferentes maneiras de transformar os seus leitores em leads com materiais para download e formulários de inscrição. 

Contato

Tenha em mente que não basta apenas ter um site online, é preciso que os seus visitantes tenham uma maneira de entrar em contato com você. Por este motivo, a página de contato se torna indispensável. 

Nessa página você pode, por exemplo, divulgar o telefone de contato da sua empresa, seu endereço físico, um mapa de localização e as redes sociais do negócio. 

Nestas páginas, é fundamental que você tenha um questionário que seja uma espécie de “filtro”. Esse filtro será responsável por pré-qualificar os seus contatos, entendendo qual é a sua necessidade – se é apenas uma dúvida ou uma solicitação de orçamento, por exemplo. 

É importante também que todas as demais páginas do site tenham um espaço para solicitação de contato. Afinal, é desta forma que você consegue conduzir o seu visitante a dar o próximo passo no seu funil de vendas (fazendo com que ele solicite um contato).

8- Como ter um site de sucesso: tenha uma página para cada produto/serviço

Já falei anteriormente que é fundamental que você entenda quais são as palavras-chave que são interessantes para o seu negócio e que fazem ligação com seus produtos e serviços. 

Partindo disso, é meio óbvio que nem todos os visitantes que estão interessados no seu produto A tem interesse também no seu produto ou serviço B ou C, concorda? 

Ou seja, para encontrar o seu produto A, o usuário terá uma abordagem. Ao mesmo tempo, o usuário que busca pelo produto B fará outra pesquisa, com outros termos, e assim por diante. 

Uma vez que sabemos disso, temos que ter em mente que manter apenas uma página no site que mostra todos os seus produtos pode ser uma furada! Isso porque ao invés de você solucionar as dúvidas da pessoa com relação ao produto, a tendência é que você deixe ela ainda mais confusa.

Neste caso, identifique qual é o termo usado para pesquisar determinado produto/serviço utilizando um planejador de palavras-chave. A partir disso, você otimiza uma a uma das páginas dos seus produtos para as palavras que fazem sentido (cada página terá uma palavra-chave). 

Tendo uma página por produto você também pode explorar muito mais as possibilidades! Como por exemplo, adicionar – além do texto – uma galeria de fotos que mostram diferentes ângulos do produto e um vídeo auto explicativo.

9- Tenha depoimentos de clientes satisfeitos

Sem sombra de dúvidas você já viu frases do tipo “Somos uma empresa comprometida com você”, ou então “Aqui cumprimos com a nossa promessa”. Mas, quem de fato garante isso? É aí que entram as tão famosas provas sociais

Os depoimentos de clientes são as provas sociais mais convictas que existem. Depoimentos, em sua maioria, transmitem confiança, demonstram satisfação, qualidade do produto/serviço, dizem que há um bom suporte, entre outras tantas qualidades da sua empresa!

O gatilho mental da prova social tem efeito manada: ele funciona porque nós, seres humanos, tendemos a nos comportar com base no comportamento de outras pessoas. E por este motivo, eles são essenciais para ter um site de sucesso!

10- Instale o pixel do Facebook, o código do Google Analytics e do Google Ads

Uma vez que é possível coletar, acompanhar e mensurar diferentes dados do seu site, para depois fazer análises estratégicas e entender o que realmente traz resultados positivos, é indispensável instalar ferramentas como o Google Analytics, Google Ads e o Pixel do Facebook. 

Com o Analytics você pode, por exemplo, analisar quais páginas estão com uma rejeição alta e então pensar em estratégias para reduzir essa taxa. Com o Pixel do Facebook você pode coletar informações das pessoas que visitaram o seu site para depois montar campanhas de remarketing para alcançar esse público novamente. 

Já com os códigos do Google Ads você pode, por exemplo, acompanhar as conversões do seu site vindas de campanhas de mídia paga, além de saber se um conteúdo está bom de acordo com o tempo de permanência na página. Ainda, é possível ver a origem dos acessos (cidade, região, estado), quem é o público que está acessando, entender quais são as palavras que mais levam tráfego e muito mais! 

A dica aqui, além das ferramentas, é a forma de instalar esses códigos no seu site. Assim como imagens muito pesadas tem impacto no tempo que o seu site leva para carregar, muitos códigos instalados também podem interferir negativamente.

Por isso, ao invés de instalar inúmeros códigos manualmente no seu site, use o Google Tag Manager – outra ferramenta gratuita do Google. Com o Tag Manager você precisa instalar um único código no seu site e configurar dentro da ferramenta todos os outros códigos de acompanhamento que são necessários.

11- Faça otimização de SEO em todas as páginas

Por diversas vezes mencionei neste conteúdo sobre otimização de páginas, o que é fundamental no quesito “como ter um site de sucesso”. Para realizar a otimização das páginas, a palavra-chave é uma das principais ações, mas não a única!

Uma otimização de SEO consiste em trabalhar em várias técnicas (inclusive na própria programação do site) para ter um bom resultado nos buscadores. 

Para fazer uma boa otimização você precisa:

  • Definir uma palavra-chave principal para uma página e utilizá-la em diversos locais da estrutura
  • Criar blocos de textos curtos
  • Nomear suas imagens para que contenham a palavra-chave principal
  • Utilizar de listas para dispor o conteúdo
  • Utilizar imagens leves (menores de 100K)
  • Ter pop-ups e formulários de conversão
  • Configurar o título da página
  • Criar uma meta descrição para a página
  • Configurar corretamente a URL
  • Ser autêntico e original no conteúdo
  • Fazer um conteúdo rico em qualidade e informações, que seja completo
  • Dividir o conteúdo em títulos e subtítulos (H1, H2, H3…)
  • Incluir imagens/gráficos no corpo do conteúdo e descrever estas imagens para o Google (configurar a alt tag)
  • Ter um site leve, que carrega rápido, que seja responsivo, que tenha um SITEMAP
  • Tenha backlinks
  • Entre outros itens!

O que a sua empresa ganha com um site organizado?

Bem, como já mencionei anteriormente, ter um site atualmente é como ter a sua vitrine online disponível para milhares de pessoas. Mas não pense que ter “um site qualquer” é o suficiente! 

Quanto mais organizado e preparado ele estiver, maiores serão as chances dele trazer novos visitantes e possivelmente novos clientes para a sua empresa!

Se você deseja, de fato, ter um site que traga resultados de verdade, solicite um contato abaixo com um de nossos especialistas.