Por Job Content
Em 02/10/2018

Saiba como escrever para blog seguindo boas práticas de conteúdo e técnicas de SEO. Já sabe como ser relevante para seu público? Confira aqui!

O desafio de mais de 76% das empresas que produzem conteúdos para postagem no blog corporativo é fazer textos que engajem o público. Opa! Como assim? Isso significa que, mesmo escrevendo sobre um assunto que teoricamente está dominado, os conteúdos produzidos pelas empresas não são atrativos o suficiente para envolver o público-alvo. Mas por quê?

Para começar a responder a essa pergunta, que pode estar aí corroendo os seus neurônios também, se coloque no lugar do público leitor. Ele precisa ter a seguinte sequência de pensamentos ao ler um conteúdo produzido: “nossa, parece que isso foi escrito para mim” – “era essa informação que eu precisava para me ajudar” – “agora deixa eu ver como faz isso!”.

E que tipo de conteúdo vai fazer o leitor pensar desse jeito? O conteúdo que seguir uma receita consistente para ser produzido. Só assim ele vai conseguir ser visto entre centenas de postagens feitas todos os dias na internet e ser um conteúdo que vai ajudar a resolver um determinado problema.

É fato que não basta escrever um conteúdo que se tem em mente para ter sucesso. Você até pode saber tudo sobre o assunto e o que vai colocar em cada parágrafo, mas se você não produzir algo relevante para o seu público, se você não resolver um problema real seu esforço terá sido em vão. Se você clicou para conferir este blog post, é provável que queira saber como escrever para blog e ser relevante para a sua audiência, não é mesmo? Então, vamos lá, chega de segredos: conheça técnicas e dicas práticas para produzir um conteúdo atraente para seu público. Continue lendo!

Neste conteúdo você vai aprender a seguinte sequência para escrever bons textos para o seu blog:

  • Identifique sua persona;
  • Siga uma estrutura;
  • Dicas de como escrever para blog;
  • Técnicas de SEO.

Conheça a sua persona

Para tudo: antes de mais nada e de começar a escrever, você precisa saber o que o seu público está buscando na internet para escrever o que vai de encontro a isso. Por exemplo, o chuveiro da sua casa queimou e você precisa saber como trocá-lo, você vai na internet e pesquisa, certo? Quem tem um conteúdo sobre troca de chuveiro vai aparecer para você. É procura e demanda, você precisa saber o que a sua persona está procurando para criar o conteúdo certo, então, tem que conhecer as dores e os problemas que ela tem para criar materiais baseado nisso. Já escrevemos um artigo falando sobre o que é uma persona e como fazer uma, se você tem dúvidas sobre este assunto sugerimos que leia, porque é daqui que vai sair a sua base. Vamos ao próximo passo?

Siga uma estrutura

Quando você segue uma estrutura para escrever é igual receita de bolo, você pode fazer isso para todos os conteúdos, seguir um padrão de fácil leitura, principalmente que seja escaneado em poucos segundos para que o leitor perceba se é o que ele realmente quer ler. E como é essa estrutura? É assim:

  • Introdução: inicie o artigo fazendo um alerta para uma situação, coloque as informações mais importantes no primeiro parágrafo para capturar a atenção do leitor, em seguida mostre que você tem uma solução para a questão apresentada e por fim diga o que a pessoa vai aprender ou encontrar ao longo do blog post;

  • Corpo do texto: divida o conteúdo em subtítulos e em parágrafos curtos para facilitar a leitura e a escaneabilidade, destaque frases importantes em negrito para se diferenciarem do restante do texto, utilize listas e imagens para complementar o conteúdo;

  • Conclusão: na conclusão ofereça uma solução para deixar o leitor com vontade de se aprofundar no assunto e coloque sempre uma chamada para ação convidando o leitor a baixar um conteúdo ou para conferir outro blog post.

Como escrever para blog?

Agora que já sabemos o que a persona precisa saber e qual estrutura seguir, é hora de colocar a mão no lápis ou melhor, no teclado. Sempre procure escrever conteúdos criativos que resolvam problemas reais do seu público, por mais simples que sejam, não economize no texto, fale o que precisar para criar um conteúdo completo e com detalhes, escreva sobre o que precisa ser feito, fuja do comum e jamais copie conteúdos que já existem, o seu precisa ser genuíno e o melhor.

E não se preocupe em estar falando tudo o que você sabe, não pense que porque está ensinando o seu público a sua concorrência vai ter informações privilegiadas, o seu conhecimento, expertise ou influência não podem ser reproduzidos pela concorrência tão fácil. Até porque, é isso que vai tornar a sua empresa referência no assunto e fazer o seu potencial cliente confiar mais no seu trabalho ou serviço.

Técnicas de SEO

Além da qualidade textual, existem algumas técnicas de SEO (otimizações para mecanismos de busca) que melhoram o posicionamento da página do seu blog nos resultados de busca e oferecem uma experiência melhor para o usuário. O Google não revela todos os seus fatores de ranqueamento, mas existem diversas práticas que são determinantes para definir o posicionamento das páginas. Confira algumas estratégias cruciais para o seu blog post ter sucesso:

  • Palavra-chave: defina uma palavra-chave e faça pesquisas usando o planejador do Google, por exemplo, isso ajuda a saber o volume de pesquisa mensal feito pelo termo e se é relevante usar a palavra para o seu conteúdo. Você também precisa colocá-la em alguns pontos estratégicos do texto, como no início do título, na URL da página, no título da página e algumas vezes no decorrer do texto e em um subtítulo pelo menos;

  • Links internos: use links internos em algumas palavras no decorrer do texto para apontar para outros artigos, isso ajuda a otimizar a estrutura interna do seu site e oferecer uma navegação simples ao usuário;

  • Divida o conteúdo: escreva em pequenos parágrafos para facilitar a leitura e a escaneabilidade, se você utiliza o WordPress pode ver o volume aproximado de palavras no Yoast, inclusive, pode verificar se o seu conteúdo está otimizado, já que ele disponibiliza várias informações;

  • Meta description: use meta description para descrever ao que se refere o seu conteúdo, ela irá aparecer no Google como um resumo do seu blog post, logo abaixo do título. Ela precisa ser curta, objetiva e chamar a atenção do leitor;

  • Tamanho do texto: o seu texto precisa ter o tamanho suficiente para responder às dúvidas do leitor da melhor forma possível e de acordo com objetivo do post, não adianta “ficar enchendo linguiça”.

  • Títulos: o título principal deve ser formatado para H1, os subtítulos em H2 e ainda, se possuir títulos dentro dos subtítulos estes devem ser formatados para H3;

  • Atributo Alt: use o atributo alt nas imagens, dê preferência usando a palavra-chave, ele serve para otimizar a sua imagem e fazê-la ficar bem posicionada nas pesquisas;

  • Certificado SSL/https: o SSL é um protocolo de segurança que deixa o seu site protegido e que também é importante para SEO, já que o Google prefere sites que possuem esse certificado, que é um https seguro. Por isso, configure um em seu site;

  • Sitemap: é um mapa do seu site que auxilia o robô do Google a encontrar suas páginas com mais facilidade. Torne o tempo de rastreamento e de carregamento das suas páginas mais rápidas criando sitemaps no seu blog para ser recompensado pelo motor de busca;

  • Erros ortográficos: essa não é exatamente uma técnica de SEO, mas é fundamental, por isso cuide com os erros ortográficos, eles podem tirar o brilho do seu texto, sempre revise tudo depois de escrever.

Conclusão

Neste texto você aprendeu como escrever para blog e ser relevante para seu público, e de quebra, conheceu diversas técnicas de SEO para usar nos conteúdos do seu blog. Nunca esqueça que o conteúdo é o rei e faça com que seus textos entreguem a melhor experiência para seus leitores. Se você gostou deste post e está sempre buscando as melhores referências, então confira também quais são os 13 blogs de marketing digital que você precisa acompanhar.

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