Por Job Content
Em 19/12/2017
Descubra o que é SEO, porque é importante, como ajuda a vender pela internet e o que fazer para melhorar o rankeamento do seu site.

Os consumidores encontram o site da sua empresa com facilidade nos mecanismos de busca? Ou ele aparece somente na terceira, quarta ou quinta página do Google? Você sabe o que é SEO?

Se você ainda não deu a devida atenção a isso ou não conhece o que é SEO, você está perdendo oportunidade de gerar mais vendas!

Pensando nisso, preparamos este post para você saber o que é SEO, porque ele é importante, como ajuda a vender pela internet e o que fazer para melhorar o rankeamento do seu site. Acompanhe!

O que é SEO?

O SEO refere-se a uma série de técnicas usadas para otimizar sites, blogs e demais páginas da web para alcançarem um ótimo posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.  A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca).

Por que o SEO é importante para sua empresa?

Agora que você já descobriu o que é SEO, precisa saber que ter um site otimizado é crucial para a empresa ser encontrada por consumidores e conseguir vender pela internet. Afinal, é o SEO que prepara o site para que os mecanismos de busca reconheçam o que é disponibilizado nas páginas desse canal e indiquem o site para os usuários quando uma pesquisa relacionada ao conteúdo é feita.

Por exemplo, a sua empresa comercializa móveis, otimiza os conteúdos do blog e publica artigos sobre “como arrumar os móveis em apartamentos pequenos”. Sempre que uma pesquisa for realizada sobre o tópico, o site será exibido para o usuário.

E por que isso é importante? Segundo um levantamento realizado sobre as buscas no Google, os primeiros resultados orgânicos recebem 90% dos cliques. Já em relação as demais páginas de resultados, menos de 10% dos usuários avançam para a segunda página do mecanismo de busca.

Em outras palavras, se o site da sua empresa não está sendo posicionado na primeira página do Google certamente está perdendo oportunidades de negócio.

Como o SEO ajuda a vender pela internet?

A Otimização para Mecanismos de Busca ajuda os usuários a encontrarem o seu site rapidamente quando realizam uma pesquisa relacionada a algo que você oferece — é por esse motivo que o SEO é a chave para saber como vender pela internet.

Quer ver um exemplo prático dessa ajuda para a loja de móveis? Você implementou um e-commerce para a loja e agora comercializa seus produtos para todo o estado.

Para impulsionar as vendas dos móveis, investiu em SEO para todo o e-commerce, especialmente para as páginas de produto. Elas foram produzidas de modo completo, apresentam descrições detalhadas dos móveis, vantagens e indicações de uso. Todo o texto foi produzido para ser persuasivo e foi otimizado para ser reconhecido pelo Google e encontrado com facilidade pelos usuários.

Logo, toda vez que um usuário busca por “sofá reclinável santa catarina”, “sofá reclinável em suede”, “sofá reclinável confortável”, “sofá reclinável 3 lugares” ou “vantagens do sofá reclinável”, por exemplo, a página pode ser exibida no mecanismo de busca.

Com uma página completamente otimizada, as chances de realizar uma nova venda aumentam. Afinal, você está fornecendo informações e produtos que o usuário deseja.

Como melhorar o SEO do site corporativo?

Chegou o momento mais prático! Veja quais ajustes fazer para aprimorar o SEO do site da sua empresa.

Otimize o título das páginas do site

o que é SEO

O título é o texto que vai convencer o usuário a clicar no resultado do seu site. Sem um título persuasivo, as oportunidades de gerar novas vendas diminuem. Afinal, o usuário vai optar pelo concorrente que conseguiu chamar sua atenção com um texto mais criativo e preciso.

Portanto, otimize o título de todas as páginas do site. Verifique se elas estão informando claramente o que o usuário encontrará e se contêm a palavra-chave desejada. Por exemplo, a loja de móveis optou por usar (sempre que possível) palavras poderosas para chamar a atenção para as postagens do blog:

  • Como arrumar móveis: 7 dicas inusitadas que vão mudar a sua casa.
  • Como arrumar móveis no quarto: 9 segredos que profissionais não contam.

Atente-se as palavras usadas e dê preferência a termos que estimulem a curiosidade e tornem a sua página impossível de ser ignorada.

Escreva uma meta description persuasiva

O segundo elemento que ajuda a convencer o usuário a clicar no seu resultado é a meta description: o texto exibido embaixo do título e da URL da página.

o que é SEO

Muitas empresas ainda não estão atentas a esse espaço valioso que ajuda a vender pela internet. Ele não é um fator de rankeamento usado pelo Google, mas cumpre um papel importantíssimo: persuadir o usuário para visitar a sua página.

Portanto, revise a meta description de todas as páginas do seu site. Escreva um texto convincente de até 160 caracteres para começar a ver um aumento de tráfego no site.

Produza conteúdo valioso para a sua persona

A produção de conteúdos úteis e relevantes para o seu público-alvo é outro elemento essencial para assegurar uma posição na primeira página do Google. Quanto mais qualidade o conteúdo tiver, mais chances sua empresa tem de conquistar os primeiros resultados e vender pela internet.

Para isso, é preciso conhecer profundamente a persona do seu negócio e redigir conteúdos que atendam suas necessidades. Implementar estratégias como Inbound Marketing também auxilia na produção do conteúdo e na melhora do rankeamento do site.

Faça uma consultoria em SEO

Por fim, fazer uma consultoria em SEO apresenta diversos benefícios para a empresa. Você vai contar com a ajuda de especialistas para otimizar o site corporativo para os mecanismos de busca, vai saber quais páginas funcionam e quais necessitam de ajustes, vai descobrir se o site está de acordo com os objetivos da sua empresa e ter todos os ajustes técnicos de SEO realizados.

É muito comum que empresas concentrem-se somente nos aspectos criativos do SEO. Isto é, nos ajustes relacionados à produção de conteúdo. No entanto, focar somente em um aspecto não garante um SEO eficaz. Afinal, a Otimização para Mecanismos de Buscas é divida em suas partes: o SEO criativo e o SEO técnico.

É preciso atentar a esses dois aspectos porque existe uma série de exigências a serem cumpridas e práticas que não devem ser realizadas. Caso o site não atenda os requisitos, o SEO não dará bons resultados.  Quando técnicas proibidas são usadas, o Google penaliza o site e pode deixar de exibi-lo nos resultados.

Logo, uma consultoria em SEO o auxiliará em ambas as partes, garantindo uma boa estratégia de otimização e resultados positivos para a sua empresa.

Pronto! Agora você já sabe o que é SEO e como vender pela internet com a ajuda da Otimização para Mecanismos de Busca. Que tal verificar como anda o SEO do seu site corporativo? Conheça os detalhes da consultoria em SEO e entre em contato para melhorar o rankeamento do seu site!

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