Por Resultados Digitais
Em 26/12/2017

Todo negócio precisa do marketing para expandir.

Para empresas que estão buscando crescimento, um dos pilares fundamentais a ser trabalhado é a comunicação. E, quando falamos de negócio, precisamos falar também de marketing.

Isso porque todo negócio precisa do marketing para expandir. E uma das melhores opções, principalmente para quem está no começo ou tem um orçamento reduzido para investir, é o Marketing Digital.

Realizar ações de comunicação e relacionamento online traz uma série de benefícios à sua empresa e permite o acompanhamento em tempo real dos resultados obtidos.

Diferente do marketing tradicional, o digital pode (e deve) ser encarado, não como um centro de custo, e sim como um centro de receita. Nos próximos tópicos você vai entender como isso funciona.

Os benefícios do Marketing Digital

Podemos afirmar que o Marketing Digital é, em resumo, um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Mas, na prática, o que isso significa?

É usar a internet para construir audiência, relacionar-se com os potenciais clientes (que chamamos de Leads) e fazer da web um canal de venda para seu negócio.

Dentro do Marketing Digital há vários canais, e o que podemos destacar de forma ampla são: Email Marketing, blog/site, orgânico (como o Google), mídia paga (como Facebook Ads e Google AdWords) e redes sociais.

Vejamos, agora, os benefícios do Marketing Digital para seu negócio:

1. Melhora o posicionamento da sua empresa no mercado

A busca por assuntos e serviços na internet já é bem comum entre os brasileiros. Quantas vezes você usa o Google ou o Facebook no dia a dia?

Existem 120 milhões de brasileiros conectados na internet e esse número por si só já prova que estar na internet é basilar para qualquer negócio.

Adotando o Marketing Digital a sua empresa terá a oportunidade de aparecer para uma parcela dessa população conectada.

E, por meio da produção de conteúdo de qualidade e de relevância para o seu público-alvo, a empresa se tornará uma referência em seu segmento de atuação. Assim, terá uma reputação positiva e será lembrada na mente do público para suprir as suas necessidades.

2. Garante uma presença forte na internet

Ao investir em Marketing Digital você não estará só colocando um site na internet. O site é como a fachada de uma loja, mas o interessante aqui é que você pode levar essa fachada para outras avenidas, para outros públicos, sem necessariamente alugar um novo espaço. Entendeu a lógica?

Ao criar campanhas de Marketing Digital você tem a oportunidade de ganhar territórios na internet e garantir que o público conheça seu negócio, seja por meio de disparos de Email Marketing, de postagens em redes sociais ou produção de conteúdo para o blog da empresa.

O importante é não deixar o site parado esperando que os clientes cheguem até você, é preciso movimentar a estratégia para a roda girar.

3. Auxilia na construção de uma audiência qualificada.

Uma das maiores vantagens dessa estratégia é a possibilidade de conhecer a fundo o perfil do seu público, indo além dos dados demográficos comuns e entendendo o que ele pensa, gosta e procura.

A construção de personas auxilia na formatação da mensagem e da linguagem, bem como na identificação do melhor momento para se contatá-la, tornando a estratégia mais eficiente e gerando resultados superiores.

Além disso, ao criar ações para as pessoas certas você economiza tempo e dinheiro. Aquele “anúncio de camisetas da seleção brasileira” não precisa aparecer para quem não gosta de futebol, por exemplo.

4. Permite relacionamento mais próximo com o seu público

O relacionamento com a audiência é uma das ações mais personalizáveis do Marketing Digital.

O primeiro ponto é pela diversidade de canais. Você pode usar redes sociais, formulários de contato, email, chatbots e tantas outras formas de se relacionar com seus clientes e Leads.

O segundo é pelo momento. Dependendo da etapa em que o consumidor está na jornada de compra, você pode enviar conteúdos personalizados para resolver os problemas que ele tem para cada momento.

Isso significa enviar conteúdo sobre o problema quando o consumidor está pesquisando sobre o problema e sobre o produto (venda) quando ele já está pronto e preparado para fazer a aquisição.

5. Cria um novo canal de vendas

Uma pesquisa recente mostra que 89% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra nos últimos doze meses.

Esse dado é o suficiente para entender o enorme papel que a internet tem para ser um canal de vendas para qualquer tipo de negócio.

Importante lembrar que isso não falamos apenas de ecommerces. Mesmo que você tenha um serviço de assinatura, um produto ou o que for, há um campo enorme de oportunidades de negócio na internet.

O marketing digital está aqui para te ajudar nisso. Afinal, o bom marketing é aquele que transforma os potenciais clientes em clientes reais.

6. Otimiza investimentos através da mensuração de resultados precisa

Aqui temos talvez a maior vantagem do Marketing Digital em relação às estratégias offline: a mensuração do retorno sobre o investimento (ROI).

No digital, a possibilidade de acompanhar os resultados de cada ação ou campanha em tempo real é super fácil. Você não precisa mais esperar até o fim do mês ou o fim da campanha para colher os resultados. Pode analisar no meio do caminho e, se algo não estiver funcionando, pode realocar a verba para outras ações ou canais.

Isso sem contar a possibilidade de saber detalhadamente quais foram todos os passos do cliente até o momento da compra, e verificar se existem pontos a serem melhorados.

Se o seu negócio já tem uma verba para o Marketing Digital, ótimo! Saiba que sempre é possível otimizar o investimento para ter melhores resultados. Se ainda não, esperamos que esse artigo tenha ajudado você a repensar sua estratégia para que sua empresa comece a usar a internet como um canal de construção de audiência, relacionamento com o cliente e vendas!

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