Você sabia que é possível usar um e-book para gerar leads? Mas não se trata em investir somente em atração. O foco é que leads sejam direcionados e qualificados para se tornarem possíveis clientes do seu negócio.

Se você ainda não parou para pensar nesse assunto, é bom analisar essa possibilidade. Afinal, o mercado está cada vez mais virtual e, com isso, são necessárias novas estratégias para atrair e converter o seu público em um real consumidor.

Neste conteúdo você vai aprender como usar um e-book para gerar leads, além de falar os motivos para investir nessa estratégia e ter sucesso no mercado virtual. Continue acompanhando e boa leitura!

O que é um lead e como gerar um?

Primeiramente, preciso te falar o que é um lead, caso você ainda não esteja familiarizado com esse termo. A tradução de lead é conduzir, mas, no contexto virtual, é um usuário da internet que está em pleno alcance de uma determinada empresa, marca ou produto.

Resumidamente é o seu potencial cliente que está aí, disponível no mercado. Por meio das estratégias certas é possível estreitar essa relação e fazer com que ele vire um cliente real.

Para gerar um lead, é preciso considerar as etapas do funil de vendas para que as estratégias sejam usadas corretamente. São elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encaminhamento.

Nas duas primeiras fases você pode usar de recompensas para que o lead acesse o ambiente virtual do seu negócio e conheça mais sobre sua empresa. Entre os tipos de iscas digitais está a criação de um e-book, que veremos mais neste post.

Por que usar um e-book para gerar leads?

Um e-book é um livro virtual, um material atrativo e interessante, que deve ser um diferencial do seu negócio. Portanto, esse tipo de livro pode ser baixado e lido em qualquer dispositivo móvel, desde que a pessoa tenha acesso à internet. Além de prático, uma vez que está instalado em um celular ou tablet, pode ser acessado em qualquer lugar, portanto, uma recompensa perfeita.

Esse material pode ser sobre qualquer tema, porém, o e-book precisa ser criado de acordo com o seu público. Afinal, esse e-book deve servir para ensiná-lo sobre algo, dar dicas ou ser um guia, sem abordar diretamente o seu produto ou serviço.

Mas quando usar um e-book para gerar leads? Por ser uma ferramenta viável, é preciso que você planeje-a corretamente, com um assunto atraente, bom design, edição, além de definir como ele será enviado para o seu lead. Se não fizer esse planejamento, você perderá tempo e dinheiro.

Feito todo esse mapeamento, você verá que investir em um e-book será uma excelente estratégia para converter um usuário da internet em cliente real.

Saiba os benefícios de um e-book para o seu negócio:

  • Gera mais autoridade para a sua marca;
  • Custo de produção é pequeno e o lucro maior;
  • Maior taxa de conversão para clientes reais;
  • Torna o engajamento com o seu público maior;
  • Aumenta ou cria a sua lista de contatos;
  • São fáceis de serem distribuídos;
  • São versáteis.

Dicas para usar um e-book para gerar leads

Veja abaixo algumas dicas essenciais para usar um e-book para gerar leads:

Encontre um tema estratégico

É preciso que o seu e-book tenha um tema de acordo com o mercado em que você atua. Além disso, esse material deve ser útil, então, pense em um assunto para atender as necessidades do seu público. Pesquise sobre os temas que estão em alta no seu nicho e faça um e-book que seja necessário para o seu consumidor.

Conteúdo e linguagem

Cuidado com o conteúdo do seu e-book, ele precisa ser feito com bastante atenção. Por isso, analise cada detalhe como os capítulos, concordância e, especialmente, os erros de português. Não deixe que nenhuma falha passe despercebida. 

Além disso, use uma linguagem que seja de fácil compreensão. Caso precise falar sobre algum termo técnico, explique-o de uma forma que o seu público irá entender. Porém, quando falamos sobre utilizar uma linguagem simples não significa usar gírias, significa somente que você deve usar termos que o seu consumidor realmente entenda a mensagem que quer passar.

Foco na qualidade do design

Mais do que pensar no conteúdo, é preciso focar também na qualidade do design do seu e-book. O visual do seu material deve deixar a leitura mais leve e fluída, assim o consumidor vai ter uma melhor absorção do conteúdo.

Portanto, use imagens de alta resolução e que sejam relacionadas com o tema em questão. Formate também de forma correta para que quando o material for disponibilizado, o seu cliente veja o total profissionalismo.

Tenha uma boa estratégia

Não basta somente lançar um material na internet. É preciso saber também o que você fará com esse lead depois de capturado. Por isso, tenha uma boa estratégia para não deixar o cliente sem o devido acompanhamento. Mesmo depois de uma venda fechada, é importante ter um pós-venda eficaz.

Crie uma boa página para capturar o seu lead

Essa é uma página que pode estar inserida dentro do seu site ou ser criada somente para capturar os leads. Por isso, ela precisa ser bastante atrativa e conter os benefícios que o seu e-book vai oferecer para o cliente. Quanto mais completa, melhor!

Destaque a gratuidade do material

Normalmente, para atrair e converter o lead, muitas empresas usam a estratégia da gratuidade no e-book. Um material gratuito atrai muito a atenção dos internautas, uma vez que essa geração está em busca constante de informação. Então, invista nesta estratégia também.

E aí, conseguiu entender o motivo de usar um e-book para gerar leads? O mais importante em tudo isso é criar materiais que agreguem valor ao seu cliente. Ou seja, que resolva um problema que ele tem no dia a dia. Mas pode ser também um guia, no qual ele possa acessar sempre que precisar de uma informação.

Até a próxima!

Este post foi escrito por César Ribeiro, CEO do Redator OnLine, uma empresa especializada na criação e lançamento de e-books como produtos digitais ou recompensas para geração de leads.