Por Job Content
Em 29/05/2018

Palestra do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis Marcus Rocha, que aconteceu no evento Conecta no mês de maio, mostrou como abrir caminhos para inovar de verdade tanto em cidades quanto nas empresas.

Desafio: você lembra dessas marcas: Kodak, Blackberry, Estrela, Nokia e Yahoo? Algumas delas ainda atuam no mercado, mas deixaram de ser líderes em seus segmentos. Sabe por quê? Pararam de inovar ou falharam nos seus processos de inovação.

Para quem curtiu a infância ou adolescência lá nos anos 80 e 90, que tal lembrar da marca Atari? Essa mexe com o coração de muita gente! No entanto, ela também desapareceu.

Quer saber por que inovar deixou de ser uma escolha? Comece inovando pela leitura deste conteúdo baseado na palestra da fera Marcus Rocha. Vale a pena!

Inovar, eu preciso!

Parece clichê para quem está ligado em inovação, porém, existem muitas pessoas que ainda acreditam que inovar é uma escolha. Não, isso não rola mais! Se não inovar, seja no método de trabalho, na cultura da empresa ou do setor público e, é claro, na tecnologia, sentimos em informar: é o fim da linha!

Aquela velha “escola do planejamento” já não funciona da mesma maneira. Planejar muitos anos, sem considerar mudanças no meio do percurso, é fatal.

“A inovação fechada precisa evoluir. As empresas precisam se abrir”. Marcus Rocha

Como a sua empresa pode inovar? Ela pode inovar dentro do próprio negócio. Comece agora mesmo!

Iniciativas públicas e privadas precisam andar juntas

O governo municipal tem concorrente? Tem! As cidades concorrem umas com as outras. Apesar de realizarem trabalhos em parcerias nas associações, por exemplo, as cidades competem entre elas em diferentes setores. Vence quem aceita inovar e faz a sua população também entender isso.

“Empresas, universidades e os governos precisam andar juntos”. Marcus Rocha

O que ficou claro durante a palestra de Marcus Rocha, é que o Brasil precisa oferecer educação de qualidade. Somente assim teremos pessoas capacitadas para lidar com tantas ferramentas.

E aí na sua cidade, como é a Educação?

Exemplo que vem de Santa Catarina

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é conhecida internacionalmente pelas suas belas praias e paisagens naturais, certo? Certo! Entretanto, outro setor está crescendo de forma extremamente veloz: o de tecnologia.

O setor de tecnologia fez de Floripa, como gostamos de chamá-la, referência no assunto. Para se ter uma noção do avanço, o setor já consegue render aos cofres públicos mais do que o turismo. Impressionante, não é?

Sabe o que os profissionais em tecnologia fizeram? Trabalharam em conjunto e deixaram de lado a forma individualizada. Em contrapartida, a prefeitura incentiva os empreendedores com a desburocratização para se abrir uma empresa na cidade, entre outros benefícios.

Ego Sistema e Eco Sistema

Antes de falarmos destes dois sistemas, precisamos deixar claro que não se tratam de nomes de sistemas de tecnologia, ok? Referem-se ao que chamamos de trabalhar de forma apenas individual (Ego Sistema) e de forma colaborativa (Eco Sistema).

Adivinha com qual “sistema” o setor de tecnologia de Floripa trabalha? Bingo, é o Eco Sistema! Os empresários, colaboradores e o poder público entenderam que precisam trabalhar juntos para se tornarem mais competitivos. Criaram grupos para discutir com frequência o setor, as oportunidades e os incentivos para o crescimento em cadeia.

É obvio que a concorrência existe entre essas empresas, entretanto, a cooperação é muito maior do que acontece em outras cidades ou setores da economia. Para se ter uma noção do que a capital catarinense vive atualmente, existem roteiros de visitas na cidade, com duração de dois dias, em que é possível conhecer as empresas de tecnologia e inovação da cidade. Segundo Marcus, grupos de todo o país já estão procurando Floripa especialmente para fazer este passeio de muito aprendizado.

A lição que Marcus nos deixou ao final de sua palestra é de que, ao fortalecemos o Eco Sistema em detrimento ao Ego Sistema, só temos a ganhar. Empresas, municípios e pessoas que pensam somente em si mesmas, estão fadadas a fracassar.

 

E aí, foi possível tirar alguns insights do que rolou na palestra da fera Marcus Rocha? Aproveite para rever e melhorar os conceitos praticados em sua empresa ou local de trabalho.

Passo a passo para criar uma estratégia de marketing completa:

atinja resultados extraordinários mesmo não sendo um expert no assunto!

Qual a área de atuação do seu negócio?

Qual o seu cargo?

Funcionários: