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ToggleO chamado “Marketing de Conteúdo” consiste na produção e distribuição de conteúdos valiosos de forma online.
O objetivo dessa ferramenta é atrair potenciais clientes e ajudá-los a resolver problemas reais. O resultado disso é um maior engajamento, confiança e autoridade diante dessas pessoas – aumentando assim as chances de gerar negócios para sua organização.
Com tantos canais competindo pela atenção do consumidor, é necessário buscar novas estratégias para conquistá-lo e aproximá-lo da sua marca.
O marketing de conteúdo é a escolha certa para criar e manter um relacionamento próximo e vantajoso com o seu público.
Essa estratégia foca nas necessidades do consumidor e usa o poder dos conteúdos para ajudá-lo a tomar a decisão certa durante o processo de compras.
Curioso para saber mais? Continue lendo para saber o que é marketing de conteúdo, descobrir por que essa estratégia é eficaz e conferir os primeiros passos para implementá-lo em sua empresa!
vídeo abaixo que traz informações valiosas sobre os estágios do funil de vendas e como a produção de conteúdo pode ser adaptada a cada etapa. Confira:
O Que É Marketing De Conteúdo?
Como citamos a pouco, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve a produção e a distribuição de conteúdos úteis e relevantes para atrair potenciais clientes para a empresa e levá-los a realizar ações lucrativas.
Essa estratégia acompanha o consumidor durante toda a jornada de compra, ganhando a sua confiança e aumentando as chances dele optar pelo seu negócio quando precisar efetuar uma compra.
O Marketing De Conteúdo É Uma Estratégia Exclusivamente Digital?
Você pode ficar surpreso, mas a resposta é não. Marketing de conteúdo também pode ser feito “offline” e não faltam exemplos centenários e recentes do poder dessa estratégia, como você vai ver a seguir.
John Deere
Esta empresa norte-americana que comercializa máquinas e equipamentos agrícolas usa o marketing de conteúdo desde 1895 — isso mesmo, há 123 anos! A empresa lançou a revista “The Furrow” para ser o jornal do fazendeiro americano.
A publicação auxiliou no crescimento da empresa e a distribuição aumentou rapidamente até 1912, alcançando 4 milhões de leitores. Atualmente, a revista é publicada em 14 línguas e lida em 115 países.
Guia Michelin
Um outro caso muito famoso (e também centenário) é o do Guia Michelin. A primeira versão desse renomado guia foi publicada em 1900. Na época, o objetivo era fazer com que os donos de automóvel viajassem pela França.
O conteúdo era útil e relevante para o seu público: continha dicas para saber como trocar um pneu, indicações de locais para abastecer o veículo, assim como sugestão de estabelecimentos para comer e dormir.
O Guia Michelin foi um sucesso e a publicação, que era distribuída gratuitamente, se tornou um novo negócio para a fabricantes de pneus: passou a ser vendida em 1920.
Atualmente, 29 guias fazem parte do negócio, cobrindo 28 países em 4 continentes e é considerado o guia de gastronomia e hotelaria mais respeitado do mundo.
Supermercado Dia
O Supermercado Dia é um bom exemplo de sucesso recente do marketing de conteúdo. Em vez de veicular apenas ofertas o tempo todo, como é o comportamento padrão do ramo, essa rede de supermercado publica uma revista repleta de conteúdos úteis e relevantes para seus clientes.
Com dicas de saúde, comportamento, receitas, turismo, decoração, cuidados com filhos e animais de estimação, o Supermercado Dia aproxima o seu público à marca. Além disso, a rede tem uma forte presença nas redes sociais.
Em seus canais online, a empresa compartilha vídeos de receitas fáceis preparadas com produtos do supermercado e informações relevantes sobre temperos, dicas de limpeza, alimentação, entre outros temas.
Marketing De Conteúdo Gera Bons Resultados?
Sim! Quando bem feito, o marketing de conteúdo aumenta consideravelmente o número de novas oportunidades de negócios e novas vendas.
Essa estratégia é efetiva porque aproxima o consumidor à empresa e cria um relacionamento próximo e vantajoso para ambas as partes.
O seu público recebe conteúdos úteis e relevantes que vão ajudar a resolver seus problemas. Já a sua empresa conhece ainda mais seus atuais e potenciais clientes, mantém um canal de comunicação direto com eles, melhora a percepção da marca e aumenta o faturamento.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo faz com que o consumidor passe a confiar na empresa. E quando isso acontece, ele fica mais propenso a fechar negócios com você em vez de ir para a concorrência.
Por Que Investir Em Marketing De Conteúdo?
Depois de tudo o que vimos até agora, já é possível notar que o marketing de conteúdo é um bom investimento. Para deixá-lo ainda mais seguro para tomar essa importante decisão, confira os principais motivos para investir nessa estratégia:
- aumentar a visibilidade da sua empresa online;
- melhorar o relacionamento com o cliente;
- fazer Inbound Marketing;
- se posicionar como especialista na sua área;
- educar o consumidor sobre seus produtos e serviços;
- incrementar as vendas da empresa;
- aprimorar o pós-venda.
Como É A Metodologia Inbound?
O Inbound Marketing é uma metodologia que tem como finalidade a atração, o engajamento e o encantamento dos clientes ao longo de um processo de compra.
Para você entender, esse método acredita que a interrupção do público com anúncios invasivos não é tão eficiente.
Dessa forma, a ideia do Inbound Marketing é criar conteúdos relevantes para o seu público, despertando sua atenção e interesse pelos produtos e serviços da sua marca.
Nesse sentido, o Inbound divide a sua estratégia em quatro etapas, que é chamado de funil de vendas. A primeira etapa é chamada de atração, que tem como objetivo despertar as pessoas para visitar o seu site ou canais de comunicação.
Essa atração acontece por meio de conteúdos, redes sociais, SEO e até anúncio pago em plataformas, como o Facebook, Instagram e Google.
A etapa seguinte é chamada de conversão, que é onde os visitantes são convertidos em leads, a partir do fornecimento de alguma informação de contato para a empresa.
Aqui a ideia é que o visitante forneça seus dados em troca de um conteúdo valioso. Essa conversão pode ocorrer por meio de formulários ou landing pages.
A fase de oportunidade tem como finalidade converter os leads em clientes da sua empresa, a partir da nutrição de leads com conteúdos relevantes, que atendam aos interesses do seu potencial comprador.
Essa nutrição acontece por email ou outros canais de comunicação, sendo que os leads são segmentados a partir dos seus interesses e comportamentos.
A fase do encantamento é quando sua marca desperta tanto interesse no lead, que ele se torna, de fato, um cliente para a sua empresa.
Nesta etapa, o atendimento direcionado, a resolução de dúvidas e outras ações de convencimento são essenciais para que o lead tome a decisão de compra pelos seus produtos ou serviços.
Quais Os Benefícios Do Marketing De Conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito usada em empresas de diferentes portes e segmentos, principalmente por conta dos benefícios que ele pode trazer para os negócios.
Saiba quais são eles:
Aumenta O Tráfego Do Seu Site
Quando a sua empresa cria conteúdo relevante e otimizado com palavras-chave relevantes para os mecanismos de busca, você aumenta as chances de aparecer nos primeiros em plataformas, como o Google.
Isso porque, quanto mais alto estiver na primeira página do Google, mais chances de trazer visitantes para seu site, pois a tendência é que os usuários cliquem nos primeiros resultados de busca.
Gera Brand Awareness
As empresas que têm uma estratégia de criação e promoção de conteúdo relevante na internet conseguem ter uma maior exposição da sua marca para o público.
Sendo assim, há mais chances de atrair clientes que têm alto interesse nos assuntos relacionados ao seu mercado de atuação, gerando uma identificação maior da sua marca e, consequentemente, obtendo maior conhecimento do seu público.
Aumenta O Engajamento Com A Marca
O marketing de conteúdo também é vantajoso no que se refere ao engajamento com a marca.
Isso porque, ao passo que o seu público encontra informações relevantes nos conteúdos produzidos pela sua empresa, a tendência é que elas se envolvam e interajam mais com a marca.
Além disso, você também consegue estabelecer confiança com o seu público ao oferecer materiais que o ajudem em algum problema, interesse ou necessidade.
Educa O Mercado
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem o objetivo de criar conteúdo relevante que ajude o seu público em questões relacionadas ao seu ramo de atuação.
Esses materiais, normalmente, estão relacionados com dúvidas sobre produtos, serviços, tendências, soluções e desafios da sua área.
Sendo assim, sua empresa consegue educar o mercado com informações valiosas, aumentando o entendimento sobre diferentes assuntos ligados à sua marca.
Gera Vendas
Quando uma marca gera conteúdos relevantes para o seu público-alvo, as estratégias de marketing de conteúdo permitem que a sua empresa atraia mais pessoas interessadas em seu produto ou serviço.
Sendo assim, essa atração aumenta a possibilidade de que essas pessoas se tornem clientes, principalmente porque você consegue educá-las e informá-las sobre a importância do seu produto ou serviço para a solução do seu problema.
Impulsiona A Geração De Leads
O marketing de conteúdo tem como essência a atração de pessoas interessadas pelo ramo de atuação.
Sendo assim, quando ela cria e promove conteúdo valioso que atende aos interesses do seu público, você tem mais chances dessa pessoa se interessar pelos seus produtos ou serviço, virar um lead e, posteriormente, cliente da sua marca.
Aumenta O Lifetime-Value
Outra vantagem do marketing de conteúdo é que ele possibilita que as empresas construam relacionamentos sólidos e duradouros com os seus clientes.
Ao manter uma nutrição e relacionamento com seus leads e consumidores, você aumenta as chances de compras recorrentes, o que permite uma previsão mais assertiva sobre os lucros futuros.
Reduz O Custo De Aquisição De Clientes
O marketing de conteúdo é uma estratégia que é capaz de reduzir o custo de aquisição do cliente. Isso acontece porque, a partir de conteúdos relevantes, é possível atrair clientes de forma orgânica, ou seja, você não precisa investir recursos em campanhas pagas, por exemplo.
Com a oferta de conteúdo relevante, sua marca atrai pessoas interessadas, reduzindo o desperdício de recursos em leads frios, ou seja, sem interesse de compra naquele momento.
Quais Os Primeiros Passos Para Fazer Marketing De Conteúdo?
Se você ainda não implementou o marketing de conteúdo em sua empresa, confira os primeiros passos para usá-lo:
Estabeleça Seus Objetivos
Antes de colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdos, é indispensável definir os objetivos que deseja alcançar com essa estratégia. Confira alguns que podem ser estabelecidos nessa fase inicial:
- Aumentar a visibilidade do negócio na internet;
- Aumentar a interação do público com a sua marca;
- Gerar leads.
Vale lembrar que novos objetivos certamente vão surgir conforme a sua estratégia de conteúdo evolui. Mas não se preocupe com isso agora! Concentre-se nas ações essenciais para dar o pontapé inicial nessa estratégia.
Desenvolva Uma Persona
A segunda etapa é desenvolver a persona da sua empresa. Isto é, elaborar um perfil que represente o cliente ideal para o seu negócio.
A persona é indispensável para as ações de marketing de conteúdo e vai ajudá-lo a produzir materiais que atendam as necessidades do seu público-alvo.
Isso acontece porque esse perfil é baseado em dados reais que você vai coletar em entrevistas e pesquisas que fizer com seus atuais e potenciais clientes.
Não deixe de conferir o post “O que é persona em Marketing Digital? Tudo que você precisa saber!” para ajudar na produção desse perfil.
Crie Um Blog Corporativo
O blog é a base do seu marketing de conteúdo. É nesse canal que você vai começar a publicar posts pensados para atrair a sua persona.
Portanto, se o seu site ainda não conta com um blog corporativo, peça para o seu departamento de TI incluir um sistema de gerenciamento de conteúdo nele. Esse aplicativo vai permitir a criação, a edição e a publicação de posts.
Além disso, faça um ajuste na aparência do blog para deixá-lo de acordo com a identidade visual da sua empresa.
Produza Conteúdo Relevante Para Sua Persona
Agora é a hora de colocar a mão na massa! Use as informações do perfil da sua persona para definir quais temas serão trabalhados e, em seguida, inicie a produção de conteúdo.
Se você pretende redigir os primeiros conteúdos internamente, resista à tentação de querer produzir vídeos, infográficos, planilhas, eBooks, podcasts e outros tipos de conteúdo ao mesmo tempo.
Em vez disso, comece produzindo posts para o blog. Esse tipo de conteúdo é ótimo para tirar as dúvidas da persona e gerar mais tráfego para o site da sua empresa.
Compartilhe Os Posts Em Seus Canais Online
Distribuir os conteúdos em seus canais online é fundamental para alcançar o público desejado. Portanto, compartilhe os posts do blog nas redes sociais que sua empresa está presente.
Se você já tem uma base de contatos cadastrados, também pode enviar e-mail marketing para avisar que novos conteúdos foram publicados no blog.
Preciso De Uma Agência Para Fazer Marketing De Conteúdo?
Ter o auxílio de uma agência de marketing digital vai fazer a diferença nos resultados gerados pela sua estratégia de conteúdo.
Isso acontece porque as agências digitais contam com profissionais especializados em diferentes áreas do marketing de conteúdo.
Esse time experiente vai trabalhar para aprimorar sua estratégia, aumentar o volume de produção de conteúdo, mensurar e otimizar as ações realizadas.
E o que isso significa para você e para sua empresa? Mais economia de recursos financeiros, mais tempo para trabalhar em outras atividades importantes e mais vendas para o negócio.
Percebe como marketing de conteúdo é uma estratégia que requer tempo e muita dedicação? Implemente-a em sua empresa e conte com a ajuda de especialistas para impulsionar suas vendas por meio da produção de conteúdo.
Quais As KPIs Usar No Marketing De Conteúdo?
Ao investir em marketing de conteúdo, você precisa ficar de olho nos seguintes KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, em indicadores-chave de desempenho.
Tráfego do site: faz a medição do volume de visitantes que chegam ao seu site por meio das estratégias de marketing de conteúdo.
Taxa de conversão: mede a proporção de visitantes que praticam uma ação desejada, como preenchimento de um formulário de contato. Com isso, é possível medir a eficácia das ações para converter visitantes em leads ou clientes.
Tempo no site: faz a medição do tempo que os visitantes passam no seu site.
Taxa de rejeição: mede o volume de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página. Quando está alta, ela indica que o conteúdo não atende às expectativas dos visitantes.
Taxa de abertura de e-mails: mede a proporção de pessoas que abrem os seus e-mails.
Taxa de cliques em e-mails: mede o volume de pessoas que clicam em links dentro dos seus e-mails.
Taxa de conversão de e-mails: mede a proporção de pessoas que realizam uma ação desejada, como clicar em um link de compra dentro do e-mail.
Retorno sobre investimento (ROI): essa KPI mede o retorno financeiro que as ações trouxeram para a sua empresa.
Quais As Ferramentas De Marketing De Conteúdo?
Há as mais diversas ferramentas de marketing de conteúdo que auxiliam na criação, gerenciamento, distribuição e análise de suas estratégias de conteúdo.
Entre as principais estão plataformas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, além de ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o SEMRush e ferramentas de análise de desempenho, como o Google Analytics e o Google Search Console.
Você pode usar ainda ferramentas de otimização de SEO, como o Yoast SEO, e plataformas para automação de marketing, como o RD Station.
Essas são algumas ferramentas de marketing de conteúdo, mas há ainda muitas outras.
Conclusão
Agora que você deu os primeiros passos no mundo do marketing de conteúdo, continue a leitura: descubra como o marketing digital pode contribuir com o crescimento de sua empresa!