Por Job Content
Em 27/01/2018
Veja por que o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para impulsionar suas vendas e expandir o seu negócio.

O chamado “Marketing de Conteúdo” consiste na produção e distribuição de conteúdos valiosos de forma online. O objetivo dessa ferramenta é atrair potenciais clientes e ajuda-los a resolver problemas reais, o resultado disso é um maior engajamento, confiança e autoridade diante destas pessoas – aumentando assim as chances de gerar negócios para sua organização.

Com tantos canais competindo pela atenção do consumidor é necessário buscar novas estratégias para conquistá-lo e aproximá-lo da sua marca. O marketing de conteúdo é a escolha certa para criar e manter um relacionamento próximo e vantajoso com o seu público.

Essa estratégia foca nas necessidades do consumidor e usa o poder dos conteúdos para ajuda-lo a tomar a decisão certa durante o processo de compras.

Curioso para saber mais? Continue lendo para saber o que é marketing de conteúdo, descobrir por que essa estratégia é eficaz e conferir os primeiros passos para implementá-lo em sua empresa!

O que é marketing de conteúdo?

Como citamos a pouco, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve a produção e a distribuição de conteúdos úteis e relevantes para atrair potenciais clientes para a empresa e levá-los a realizar ações lucrativas.

Essa estratégia acompanha o consumidor durante toda a jornada de compra, ganhando a sua confiança e aumentando as chances dele optar pelo seu negócio quando precisar efetuar uma compra.

O marketing de conteúdo é uma estratégia exclusivamente digital?

Você pode ficar surpreso, mas a resposta é não. Marketing de conteúdo também pode ser feito “offline” e não faltam exemplos centenários e recentes do poder essa estratégia, como você vai ver a seguir.

John Deere

Esta empresa norte-americana que comercializa máquinas e equipamentos agrícolas usa o marketing de conteúdo desde 1895 — isso mesmo, há 123 anos!

A empresa lançou a revista “The Furrow” para ser o jornal do fazendeiro americano. A publicação auxiliou no crescimento da empresa e a distribuição aumentou rapidamente até 1912, alcançando 4 milhões de leitores. Atualmente, a revista é publicada em 14 línguas e lida em 115 países.

Guia Michelin

Um outro caso muito famoso (e também centenário) é o do Guia Michelin. A primeira versão desse renomado guia foi publicada em 1900. Na época, o objetivo era fazer com que os donos de automóvel viajassem pela França.

O conteúdo era útil e relevante para o seu público: continha dicas para saber como trocar um pneu, indicações de locais para abastecer o veículo, assim como sugestão de estabelecimentos para comer e dormir.

O Guia Michelin foi um sucesso e a publicação, que era distribuída gratuitamente, se tornou um novo negócio para a fabricantes de pneus: passou a ser vendida em 1920. Atualmente, 29 guias fazem parte do negócio, cobrindo 28 países em 4 continentes e é considerado o guia de gastronomia e hotelaria mais respeitado do mundo.

Supermercado Dia

O Supermercado Dia é um bom exemplo de sucesso recente do marketing de conteúdo. Em vez de veicular apenas ofertas o tempo todo, como é o comportamento padrão do ramo, essa rede de supermercado publica uma revista repleta de conteúdos úteis e relevantes para seus clientes.

Com dicas de saúde, comportamento, receitas, turismo, decoração, cuidados com filhos e animais de estimação, o Supermercado Dia aproxima o seu público à marca.

Além disso, a rede tem uma forte presença nas redes sociais. Em seus canais online, a empresa compartilha vídeos de receitas fáceis preparadas com produtos do supermercado e informações relevantes sobre temperos, dicas de limpeza, alimentação, entre outros temas.

Marketing de conteúdo gera bons resultados?

Sim! Quando bem feito, o marketing de conteúdo aumenta consideravelmente o número de novas oportunidades de negócios e novas vendas.

Essa estratégia é efetiva porque aproxima o consumidor à empresa e cria um relacionamento próximo e vantajoso para ambas as partes.

O seu público recebe conteúdos úteis e relevantes que vão ajudar a resolver seus problemas. Já a sua empresa conhece ainda mais seus atuais e potenciais clientes, mantém um canal de comunicação direto com eles, melhora a percepção da marca e aumenta o faturamento.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo faz com que o consumidor passe a confiar na empresa. E quando isso acontece, ele fica mais propenso a fechar negócios com você em vez de ir para a concorrência.

Por que investir em marketing de conteúdo?

Depois de tudo o que vimos até agora, já é possível notar que o marketing de conteúdo é um bom investimento. Para deixá-lo ainda mais seguro para tomar essa importante decisão, confira os principais motivos para investir nessa estratégia:

  • aumentar a visibilidade da sua empresa online;
  • melhorar o relacionamento com o cliente;
  • fazer Inbound Marketing;
  • se posicionar como especialista na sua área;
  • educar o consumidor sobre seus produtos e serviços;
  • incrementar as vendas da empresa;
  • aprimorar o pós-venda.

Quais os primeiros passos para fazer marketing de conteúdo?

Se você ainda não implementou o marketing de conteúdo em sua empresa, confira os primeiros passos para usá-lo:

Estabeleça seus objetivos

Antes de colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdos, é indispensável definir os objetivos que deseja alcançar com essa estratégia. Confira alguns que podem ser estabelecidos nessa fase inicial:

  • Aumentar a visibilidade do negócio na internet;
  • Aumentar a interação do público com a sua marca;
  • Gerar leads.

Vale lembrar que novos objetivos certamente vão surgir conforme a sua estratégia de conteúdo evolui. Mas não se preocupe com isso agora! Concentre-se nas ações essenciais para dar o pontapé inicial nessa estratégia.

Desenvolva uma persona

A segunda etapa é desenvolver a persona da sua empresa. Isto é, elaborar um perfil que represente o cliente ideal para o seu negócio.

A persona é indispensável para as ações de marketing de conteúdo e vai ajudá-lo a produzir materiais que atendam as necessidades do seu público-alvo. Isso acontece porque esse perfil é baseado em dados reais que você vai coletar em entrevistas e pesquisas que fizer com seus atuais e potenciais clientes.

Não deixe de conferir o post “O que é persona em Marketing Digital? Tudo que você precisa saber!” para ajudar na produção desse perfil.

Crie um blog corporativo

O blog é a base do seu marketing de conteúdo. É nesse canal que você vai começar a publicar posts pensados para atrair a sua persona.

Portanto, se o seu site ainda não conta com um blog corporativo, peça para o seu departamento de TI incluir um sistema de gerenciamento de conteúdo nele. Esse aplicativo vai permitir a criação, a edição e a publicação de posts.

Além disso, faça um ajuste na aparência do blog para deixá-lo de acordo com a identidade visual da sua empresa.

Produza conteúdo relevante para sua persona

Agora é a hora de colocar a mão na massa! Use as informações do perfil da sua persona para definir quais temas serão trabalhados e, em seguida, inicie a produção de conteúdo.

Se você pretende redigir os primeiros conteúdos internamente, resista à tentação de querer produzir vídeos, infográficos, planilhas, eBooks, podcasts e outros tipos de conteúdo ao mesmo tempo.

Em vez disso, comece produzindo posts para o blog. Esse tipo de conteúdo é ótimo para tirar as dúvidas da persona e gerar mais tráfego para o site da sua empresa.

Compartilhe os posts em seus canais online

Distribuir os conteúdos em seus canais online é fundamental para alcançar o público desejado. Portanto, compartilhe os posts do blog nas redes sociais que sua empresa está presente.

Se você já tem uma base de contatos cadastrados, também pode enviar e-mail marketing para avisar que novos conteúdos foram publicados no blog.

Preciso de uma agência para fazer marketing de conteúdo?

Ter o auxílio de uma agência de marketing digital vai fazer a diferença nos resultados gerados pela sua estratégia de conteúdo.

Isso acontece porque as agências digitais contam com profissionais especializados em diferentes áreas do marketing de conteúdo. Esse time experiente vai trabalhar para aprimorar sua estratégia, aumentar o volume de produção de conteúdo, mensurar e otimizar as ações realizadas.

E o que isso significa para você e para sua empresa? Mais economia de recursos financeiros, mais tempo para trabalhar em outras atividades importantes e mais vendas para o negócio.

Percebe como marketing de conteúdo é uma estratégia que requer tempo e muita dedicação? Implemente-a em sua empresa e conte com a ajuda de especialistas para impulsionar suas vendas por meio da produção de conteúdo.

Agora que você deu os primeiros passos no mundo do marketing de conteúdo, continue a leitura: descubra como o marketing digital pode contribuir com o crescimento de sua empresa!

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