Confira quais canais sua empresa deve desenvolver para colher bons resultados com o projeto de marketing digital.

Você já notou que a internet faz a diferença nos resultados de uma empresa, mas não sabe como iniciar o seu projeto de marketing digital? Afinal, você deve investir apenas em uma fanpage do Facebook? Somente em um site profissional para seu empresa? Ou desenvolver os dois?

Neste post, vamos responder essas questões que tiram o sono de muitos empresários! Vem com a gente descobrir quais canais você precisa desenvolver para ter um bom retorno com o seu projeto de marketing digital.

Antes de partir para a resposta da sua pergunta, assista ao vídeo abaixo que traz informações complementares ao texto . Confira:

Fanpage no Facebook substitui o site empresarial?

Não! Apesar de ser bem mais fácil criar uma fanpage do Facebook, quando pensamos no projeto de marketing digital de uma empresa para gerar oportunidades de negócio não devemos colocar todos os ovos em uma única cesta.  Confira porque não é recomendado concentrar toda a estratégia de marketing online no Facebook:

1. As regras do jogo mudam constantemente

O espaço que você ocupa na rede social não é seu: é do Facebook. Em outras palavras, você não tem controle nem participa da decisão sobre as mudanças frequentes que acontecem na plataforma.

Se você já tem uma fanpage, já deve ter reparado que as publicações da sua página empresarial não aparecem nem mesmo para você. Isso acontece devido às alterações no algoritmo do Facebook, a informação sobre estas mudanças foi divulgada pelo próprio Facebook.

E o foco dessas mudanças é melhorar os resultados da rede social — e não da sua empresa. Para você ter uma ideia, as melhorias mais recentes divulgadas por Mark Zuckerberg em janeiro de 2018 afetam diretamente a fanpage que você criou (ou vai criar) para o seu negócio. Confira um trecho do comunicado:

“(…) As primeiras mudanças que você verá serão no Feed de notícias, onde você pode esperar ver mais dos seus amigos, familiares e grupos.

Enquanto implementamos isso, você verá menos conteúdo público, como postagens de empresas, marcas e mídia. E o conteúdo público que você verá mais será mantido no mesmo padrão – deve incentivar interações significativas entre as pessoas.”

Resumindo esse primeiro motivo: as regras do jogo do Facebook mudam a qualquer momento e sua empresa pode perder o que construiu até agora na rede social. Você não deseja que isso aconteça com seu projeto de marketing digital, certo?

2. Base de dados pouco transparente para fazer marketing digital

A base de dados que o Facebook oferece aos administradores de fanpage empresarial não é clara. Ou seja, você não tem como saber precisamente quais usuários viram suas publicações e anúncios.

Você tem acesso a uma visão geral sobre os seus fãs e seguidores, podendo verificar o gênero, a faixa etária média, o país, a cidade e outros dados agrupados. Em comparação às ferramentas que você pode usar em um site empresarial para conhecer melhor o seu público-alvo, esses dados do Facebook não são suficientes para definir boas estratégias digitais.

3. Pouco aproveitamento de todos os recursos da rede social

Isso mesmo: ao concentrar suas ações no Facebook você não aproveita todos os benefícios que o marketing digital pode gerar ao seu negócio.

Tendo o apoio de um site empresarial, você potencializa o uso dos recursos do Facebook e ainda pode usar outras estratégias digitais — como o Inbound Marketing — para impulsionar as vendas e o crescimento da sua empresa.

E quais recursos do Facebook são esses? A veiculação de anúncios e o remarketing, por exemplo.

A primeira ferramenta permite que você alcance consumidores que cadastraram seu e-mail no site da empresa e ainda não compraram com você. Além disso, você pode atingir usuários que compartilham semelhanças com esses potenciais clientes já cadastrados.

Já a segunda ferramenta possibilita a exibição de anúncios para usuários que visitaram uma página específica do seu site. Vamos ver um rápido exemplo? Se você comercializa mobiliário corporativo, pode veicular anúncios exclusivos para os usuários que visitaram a página “cadeiras de escritório”.

Afinal, devo criar um site profissional ou apenas usar o Facebook?

Você deve ter os dois!

Deve fazer um bom uso das redes sociais para empresas e deve ter um site empresarial para fortalecer a presença digital, se adaptar ao novo comportamento do consumidor e vender pela internet.

Acredite: um site vai ajudar sua empresas a vender mais! Isso acontece porque o consumidor está online fazendo pesquisas Google para encontrar o produto ou serviço que vai atender suas necessidades e nesse quesito o site é indispensável.

Segundo dados recentes do Google, as pessoas se preparam para cada aspecto de uma experiência — seja para viajar ao exterior, seja para jantar no restaurante do seu bairro. Elas têm pouca tolerância à surpresas em experiências grandes ou pequenas e pesquisam online por três principais razões:

  • Se entusiasmar sobre uma próxima experiência.
  • Ter mais confiança antes de ir para um novo destino.
  • Aproveitar ao máximo o seu orçamento.

Os canais online da sua empresa estão preparados para ajudar o consumidor a tomar uma decisão? O site corporativo é um excelente meio para fazer isso! Com as estratégias certas, é possível auxiliar o seu público-alvo a selecionar as melhores alternativas e garantir que a sua empresa seja uma das opções escolhidas.

Resumindo: a decisão de compra começa nas pesquisas online antes do consumidor ir à loja e os empreendimentos que não aparecem nos resultados dessas buscas estão perdendo oportunidades de fechar novos negócios.

Não deixe isso acontecer com a sua empresa! Fique atento aos novos hábitos de compra, faça bom uso das redes sociais e desenvolva um site empresarial para manter sua empresa competitiva nessa nova economia.

Pronto! Agora você já sabe como é importante ter diferentes canais de comunicação com o público para desenvolver seu projeto de marketing digital. Que tal continuar a leitura no blog e conferir a mudança no comportamento de compra do consumidor brasileiro?