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Como aumentar as vendas do time comercial?

Como aumentar as vendas do time comercial
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O principal objetivo da equipe comercial de uma empresa é aumentar as vendas, concorda? Esse objetivo, no entanto, também é um dos motivos de dor de cabeça de muitos empresários, pois costumam associar o aumento das vendas com aumento do número de vendedores na equipe.

Se você também costuma fazer essa associação, pode ficar mais tranquilo. É possível aumentar a produtividade da sua equipe de vendas sem realizar novas contratações. Utilizando estratégias digitais, sua empresa conseguirá vender mais ao aliar marketing e vendas.

Quer saber como fazer sua equipe vender mais? Em busca das melhores estratégias para aumentar as vendas? Então continue a leitura, preparamos este artigo para mostrar como aumentar as vendas com o Marketing Digital. Confira como isso é possível!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é uma série de atividades e estratégias que visa promover um produto, serviço ou marca na internet e gerar novas oportunidades de negócios.

Os seus diferenciais, em comparação ao marketing tradicional, é o uso da internet para divulgação de produtos, serviços e conteúdos e a possibilidade de analisar em tempo real os resultados das ações realizadas.

Com o Marketing Digital, as empresas podem fazer uso de estratégias como SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para aumentar suas vendas e se relacionar com seus atuais e potenciais clientes, por exemplo.

Por que o Marketing Digital pode aumentar as vendas?

Como você já deve saber, o processo de compras mudou. Antes, quando precisava de um produto, o consumidor ia até a loja, conversava com o vendedor, comparava suas opções, negociava valores e realizava a compra.

Atualmente, surgiu uma nova etapa na jornada de compras: a pesquisa de informações. Antes de ir à loja, o consumidor realiza pesquisas na internet sobre o produto que deseja, procurando saber todos os detalhes, valores, vantagens e desvantagens. Para isso, consulta blogs, sites, eBooks e assiste a vídeos online para chegar às suas próprias conclusões sobre o produto.

Com esse novo comportamento do consumidor, as empresas não podem ficar de fora da internet e precisam adaptar-se a esse cenário para garantir a sobrevivência e saúde do negócio.

Utilizando estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing, as empresas são capazes de atrair novos clientes, manter um bom relacionamento com eles e aumentar as vendas com um time pequeno, sem forçar a barra e empurrar seus produtos ou serviços aos consumidores.

Como aumentar as vendas do time comercial com Inbound Marketing?

Conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing visa atrair clientes em potencial para a empresa. Isto é, em vez da empresa ir atrás dos consumidores, como acontece no marketing tradicional com os comerciais de TV e outdoors, ela atrai o consumidor oferecendo conteúdos relevantes que solucionem o seu problema.

O Inbound Marketing é composto por 4 etapas:

  • Atração: a empresa produz conteúdos para atrair tráfego qualificado para o seu site.
  • Conversão: os visitantes atraídos pelos conteúdos são convertidos em leads. Isto é, fornecem seus dados de contato, como nome e email, em troca de informações relevantes e gratuitas.
  • Fechamento: os leads gerados recebem mais informações e avançam na jornada de compras. É nesta etapa que a venda acontece.
  • Fidelização: após a venda, a empresa deve continuar a se relacionar com o cliente, trabalhando para fidelizá-lo e transformá-lo em um defensor da marca.

Vamos ver um exemplo de Inbound na prática? Você precisa comprar um novo tablet, mas, antes de ir à loja, faz uma pesquisa no Google para saber qual é o melhor deles para um empresário usar no seu dia a dia profissional. Deste ponto em diante, você passa pelas seguintes etapas:

  • Encontra diversos sites com artigos que comparam modelos de tablets e assiste a um vídeo mostrando a resistência a quedas de cada modelo pesquisado (atração);
  • Baixa um eBook gratuito com dicas de como usar o tablet para aumentar sua produtividade no trabalho (conversão);
  • Recebe, por e-mail, mais dicas e informações de como usar todo o potencial do tablet XYZ e chega a conclusão de que esse modelo será uma boa aquisição. Com isso, entra em contato com o vendedor e realiza a compra (fechamento);
  • Após a compra, o vendedor mantém contato para saber o que você está achando do tablet e continua enviando dicas para você desfrutar o seu produto, indicando, por exemplo, acessórios e aplicativos que facilitam a vida de empresários (fidelização).

Percebeu como o Inbound está presente no processo de compras? Sua empresa pode — e deve — adotar essa estratégia de marketing digital para aumentar a taxa de conversão de leads e alavancar vendas. Continue a leitura e veja como o Inbound Marketing pode ajudar a aumentar a produtividade do seu time de vendas.

Auxílio na captação de contatos qualificados

Como sua empresa produzirá conteúdos de acordo com as etapas da jornada de compras, os contatos captados serão qualificados e a equipe de vendas saberá exatamente em qual etapa eles se encontram.

Ou seja, quem se cadastrar para receber mais informações ou ligações sobre o seu produto ou serviço realmente está buscando uma solução como a que a sua empresa oferece.

Otimização do trabalho da equipe de marketing e vendas

Com os seus contatos qualificados, o time de vendas saberá quais deles já podem ser abordados para a realização da venda e quais precisam receber mais informações que o ajudem a avançar na jornada de compras.

Em outras palavras, a equipe de vendas não usará seu precioso tempo para abordar consumidores que ainda não estão prontos para realizar uma compra. Em vez disso, concentrará seus esforços em consumidores que encontram-se nas últimas etapas do funil de vendas.

Aumento das chances de fechamento da venda

Quando o time de vendas sabe o estágio em que o consumidor está, ele poderá abordá-lo no momento certo e do jeito certo, com as melhores técnicas de vendas, sem forçar barra e empurrar a venda. Com isso, o processo de vendas ocorre de modo mais fácil e agradável para ambos, aumentando as chances de conversão de vendas.

Aperfeiçoamento e automatização do processo de vendas

Com pleno conhecimento do público-alvo e das etapas que o consumidor passa até realizar uma compra na empresa, é possível utilizar ferramentas que automatizam as vendas, fazendo com que os esforços diminuam e aumentem as chances de realizar novos negócios.

Com um processo de vendas bem definido, automatizado e assertivo, é possível aumentar o desempenho da sua equipe de vendas sem realizar novas contratações e assim aumentar as taxas de conversão de vendas.

O Inbound Marketing pode ser aquela estratégia que você está buscando para impulsionar as vendas. Se você ainda não utiliza essa metodologia, agora é a hora de implementá-la em sua empresa!

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A Job Content é especializada em fornecer leads qualificados para empresas e indústrias, implementando processos recorrentes e automatizados de geração de leads no topo do funil.

Reconhecida como uma das melhores agências de marketing do país, nossa equipe desenvolve estratégias personalizadas para impulsionar oportunidades e vendas.

Com uma visão estratégica em vendas, a Job Content se destaca por apoiar os clientes em todas as etapas do processo, garantindo resultados reais para o seu negócio.

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