imagem de peças de xadrez prata sobre um tabuleiro, com uma peça em ouro na frente em destaque, representando a importância do posicionamento estratégico
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Saiba o que é posicionamento estratégico, exemplos e como aplicar

SVG: calendar-alt-light 6 de dezembro de 2022
Autor Job Content
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Entenda como o posicionamento estratégico é fundamental para o crescimento do seu negócio e como fazer isso na prática.

Posicionamento estratégico não é uma única decisão, mas sim a soma de várias pequenas atitudes que convergem para o mesmo objetivo. A sua empresa já tem um posicionamento bem definido? Ou ainda precisa entender a importância dele para os negócios?

Neste conteúdo, você vai entender o conceito do termo, por que ele é fundamental e como traçar o posicionamento estratégico da sua empresa. Continue a leitura.

O que é posicionamento estratégico?

Mais do que uma vantagem competitiva, ou uma visão expressa em um slogan, o posicionamento estratégico é a materialização da forma como um determinado negócio se diferencia da concorrência. Como ele entrega seus resultados?

Pense em empresas como Disney, Netflix e Apple, o que vem a sua mente? Provavelmente inovação e experiência foram alguns dos termos que você pensou, não é mesmo? Isso é resultado de um bom posicionamento estratégico. Quando a marca sabe onde quer e como pode se destacar.

Esse posicionamento vai impactar o desenvolvimento de todas as atividades no dia a dia da empresa. Desde a produção de um material digital até o atendimento ao cliente.

E para isso ser possível, é preciso escolher determinadas áreas para manter o foco. Por exemplo: é difícil que uma empresa tenha preço, prazo, variedade, inovação e atendimento como seus diferenciais.

Todos esses pontos são importantes, claro, mas o posicionamento estratégico diz respeito ao foco principal em que sua empresa se destaca.

imagem close de homem de negócios com dardo no centro de um alvo, representando o posicionamento estratégico

Qual a importância para o sucesso dos negócios?

Você já ouviu falar que: quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve? Essa é uma boa analogia. Quando a empresa não tem um posicionamento bem definido, fica difícil estipular ações e organizar processos de forma ordenada. Afinal, não fica claro onde a empresa quer chegar e como vai fazer para atingir o crescimento desejado.

Com a concorrência crescendo a cada dia, a atenção do consumidor cada vez mais escassa e difusa entre diversas plataformas e um cenário em constantes mudanças, é preciso um posicionamento estratégico claro e bem definido para se destacar.

É por meio dele que é possível traçar estratégias de comunicação para divulgar os diferenciais de marca, ter unidade nos processos, desde a atração do cliente até o pós-vendas, conquistar mais competitividade, focando nas suas melhores competências e claro, a fidelização dos clientes que precisam enxergar as vantagens de optar pela sua empresa e não pela concorrência.

mulher de negócios comemorando o sucesso da empresa, segurando um notebook na mão

Quais são os principais tipos de posicionamento estratégico?

Existem quatro tipos principais de posicionamento estratégico no mercado. São eles:

Posicionamento por preço

Esse tipo de posicionamento tem duas faces. Uma empresa pode optar por se posicionar por preço tendo um valor de venda dos produtos abaixo da concorrência, no estilo bom e barato.

Ou pode usar o artifício do preço para expressar o valor de seus produtos e serviços. Marcas de luxo, como Prada, são um exemplo disso. Ou seja: o preço dos produtos reflete o processo de criação deles e já auxilia na segmentação de qual é o público alvo da empresa.

Posicionamento por diferenciação competitiva

Nessa via, o posicionamento estratégico é baseado em uma característica específica da empresa, o que é capaz de torná-la um destaque no mercado e que nenhuma outra empresa pode oferecer. Pode ser, por exemplo, a experiência do cliente com os produtos e serviços.

Posicionamento por monopolização de mercado

Essa opção é adotada por empresas que dominam determinado setor e mercado, seja de forma intencional ou não. Assim, são a principal, quando não a única opção para os consumidores.

Posicionamento por benefício

Nesse caso, o posicionamento é definido com base no tipo de benefício ou resultado que o cliente vai ter com o uso de seu produto ou serviço. Pode ser a resolução de um problema de forma simples e rápida, o uso de cosméticos que tragam bem-estar, entre outras possibilidades.

Esses são os quatro principais tipos de posicionamento. Para entender em qual deles sua empresa se encaixa, é preciso passar por um processo, que explico no tópico abaixo.

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Como elaborar um posicionamento estratégico?

Existem algumas ferramentas e processo que ajudam muito nessa etapa. Para isso é preciso considerar o momento da empresa;

A empresa é nova e está buscando traçar seu posicionamento para ingressar no mercado? Nesse caso, as avaliações precisam ter foco maior na concorrência prevista e nas oportunidades de mercado.

Ou já tem tempo de atuação e precisa organizar seu posicionamento? Se for esse o caso, olhar para a carteira atual dos clientes e colaboradores é fundamental.

Em ambos os casos, ferramentas como a matriz SWOT podem auxiliar.

Como funciona a matriz SWOT

SWOT é a sigla em inglês  para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

As forças e fraquezas dizem respeito aos seus processos internos. No que sua empresa é boa e em que ela precisa melhorar? Já existe algum diferencial interno?

E as oportunidades e ameaças contemplam uma análise do mercado: qual é o posicionamento da concorrência? Existe um nicho de mercado que não está sendo bem explorado, onde minha solução pode se encaixar?

Mas como ter a resposta para essas perguntas? Separei algumas dicas para te ajudar:

infográfico representando a matriz swot e o que significa cada letra da sigla

Converse com os colaboradores da empresa

Ninguém melhor do que quem vivencia todos os processo no dia a dia para identificar boas oportunidades e também pontos de melhoria. Então, realizar uma conversa interna é importante, inclusive para entender qual é a imagem/posicionamento que a empresa entrega internamente.

Foco na sua persona

Aqui no blog, já falamos várias vezes sobre a importância de ter uma persona definida corretamente. E, na hora de definir o posicionamento estratégico do seu negócio, isso se torna ainda mais importante.

Afinal, de nada adianta desenvolver um posicionamento que não converse com o perfil ou com as necessidades do seu real cliente, não é mesmo? Portanto, avalie as informações da sua persona, como os hábitos de consumo, rotina, hobbies e outros dados disponíveis para entender o que faz mais sentido para ela em uma marca.

Analise a concorrência

Você tem clareza sobre quem são seus principais concorrentes e em quais pontos eles competem com o seu negócio? Se sim, é essencial fazer uma análise para entender como eles estão se posicionando no mercado.

Mas para isso não pense apenas em seus concorrentes no sentido mais literal da palavra: aqueles que vendem exatamente o mesmo produto ou serviço que você. Atualmente, na era da internet e da comunicação online, sua concorrência pode ser muito maior.

Isso porque a internet tende a fazer parte da jornada de compra da maioria dos consumidores. Seja no início, quando ainda estamos tentando solucionar uma dúvida, ou do meio para o fundo, quando buscando efetivamente empresas para fazer negócio.

Isso quer dizer que o seu concorrente pode ser aquela empresa que não tem tanta compatibilidade no seu mix de produtos, mas que está construindo conteúdos que ajudem o seu potencial cliente a avançar na jornada de compra, entende?

Tenha clareza sobre o que você entrega de melhor

Não adianta querer se posicionar como líder em prazo de entrega se sua empresa depende de fornecedores e transportadores que não fornecem serviços adequados para esse tipo de posicionamento, entende?

Então, para identificar as competências centrais do seu negócio, foque no que você é bom. Nesse ponto, entra também a importância da persona e também das pesquisas de opinião.

Você sabe por quais motivos seus clientes compram com você? O que os levou a realizar a primeira compra? Quais são as principais características do seu negócio na visão deles?

Ter conhecimento sobre isso é muito importante para compreender qual pode ser o seu diferencial competitivo.

O resultado de todos esses questionamentos não precisa ser exatamente uma tabela como a matriz SWOT, mas é essencial que você consiga analisar os dados, identificar os padrões  e perceber o caminho para a construção do posicionamento estratégico da sua empresa.

Como a Job pode te ajudar

Entendeu a importância do posicionamento estratégico, mas não tem disponibilidade para fazer isso na prática, ou tem dúvidas em como organizar ações alinhadas com o seu posicionamento?

Conte com a gente, somos especialistas em inbound marketing e construímos estratégias focadas na união de marketing e vendas para gerar resultados efetivos. Você pode saber mais sobre isso acessando nossos cases de sucesso.

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