Por Paula Patussi
Em 17/09/2019

O mercado está abarrotado de produtos, soluções e um feed bonitinho. Conteúdos imediatistas – estão colocando quase (eu disse quase), profissionais da comunicação na mesma vala. A do imediatismo, de resolver um problema aqui e acumular diversos outros lá a frente.

 

Culpa de quem? Das agências de marketing que estão abarrotadas e/ou contratando profissionais que não buscam soluções – e diferenciação da manada digital que jorra feed adentro. Ou, sua que procura essa linha de “Maria vai com todas”? 

 

Você já deve ter ouvido – mais de uma vez e, se não ouviu, guarde: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, ela é de Albert Einsten. 

 

Agora porque é que você continua buscando sempre pelo mesmo? Essa é a intenção deste texto, mostrar que existem outros segmentos dentro da comunicação digital, que vão te diferenciar e entregar maiores resultados – vendas e o reforço de marca, sem lotar um feed com artes e fotos.

 

Atrair pela mensagem

Tá Sra. Job, mas o que eu preciso fazer para ser diferente dessa galera ai? Ráaaa! Conte com a minha astúcia! Vou te dar uma receita de bolo, anota aí os ingredientes, que dosados irão ser o fermento para sua comunicação.

 

O Inbound Marketing é considerado um novo marketing focado nos interesses, sentimentos, expectativas, dificuldades e desejos do ser humano. 

É diferenciado porque esse tipo de marketing não interrompe as atividades do consumidor, alcançando-o na hora certa, no canal certo e com o conteúdo certo

Conhecido como o marketing de atração, consiste em atrair potenciais clientes para seu site através de conteúdos relevantes que ajudem a resolver seus problemas do dia a dia, converte em leads com materiais mais profundos e ricos como manuais ou planilhas, mantém relacionamento/contato com seus leads e ajuda na sua jornada de compra.

 

O Inbound Marketing pode te auxiliar para 5 grandes ações:

  1. Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  2. Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  3. Atrair clientes em potencial;
  4. Gerar maior autoridade com conteúdos que fazem diferença;
  5. Otimizar o processo de vendas, diminuindo o ciclo.

Benefícios de iniciar o Inbound Marketing

Usando a estratégia de Inbound bem elaborada você pode aumentar muito o público que entra em contato com a sua empresa por meio de conteúdo e pode trazer benefícios para seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.

 

Alcance certo

A estratégia atrai tráfego de pessoas que tem possibilidade de comprar de você. O que importa aqui não é quantidade, mas sim da qualidade desse público. 

 

Aproximação com o público 

 

Pelo conteúdo você oferece ajuda à sua persona,  ao invés de tentar “empurrar” qualquer produto, se estabelece uma relação de confiança por meio de uma comunicação de acordo com o etapa em que o lead está –  topo, meio ou fundo do funil. 

 

Com essa atitude, o público está aberto a ouvir dicas e recomendações. 

O Inbound Marketing se baseia na comunicação aberta e na interação constante. Saber a opinião e acompanhar a reação da persona ao que você cria de conteúdo é a melhor fonte de feedback possível.

 

Maior poder de persuasão

O Inbound nutre a persona com informações sólidas, ela recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ela tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando. 

Ai você  cria um relacionamento e faz toda a diferença no momento mais decisivo da jornada de compra.

 

Ciclo de vendas mais curto

Menos tempo de para converter leads em clientes, representa um custo de aquisição menor. E faz todo o sentido considerar que efeito as suas estratégias de marketing têm sobre o ciclo de vendas. Essa é uma das muitas utilidades do Inbound, reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar. Com conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.

O efeito de um ciclo de vendas menor estão, principalmente, o aumento das vendas e a diminuição de custos.

Diminuição de custos

Quando se fala em custos, o ideal é que seja sempre o menor possível. O Inbound é, comparado às soluções tradicionais, um investimento efetivo e mais barato comparada a anúncios e ativações de marca.

Assim, não há desperdícios e você terá recursos para aplicar em táticas que realmente funcionam, e continuar escalando sua estratégia de Inbound Marketing.

 

Mensuração de resultados em tempo real

Acompanhar os dados é fundamental. Saber com precisão o que está funcionando ou não é essencial para sua estratégia. 

As métricas te auxiliam a calcular o retorno sobre investimento (uma das métricas mais importantes) e que podem te apontar se sua estratégia de marketing é eficaz. Caso não seja, é possível implementar mudanças e otimizações com base nas informações. 

Acompanhe de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, seja marketing de conteúdo, redes sociais e SEO, mas principalmente fique de olho no seu planejamento de marketing.

 

Ticket médio maior

Com leads qualificados e bem informados durante o processo de venda, aumentam as chances de gerar um ticket médio maior na hora da venda, pois se sentem mais confiantes na hora da compra

O Inbound Marketing tem todas as ferramentas para nutrir os leads e acompanhá-los de perto antes de oferecer algum produto ou serviço.

 

Quais passos para iniciar Inbound Marketing?

Nada se constrói a curto prazo. Tudo deve estar alinhado: planejamento, operação e conteúdo. 

Simplifique sempre que puder e quando o contexto permitir.  Se diferenciar hoje é oferecer o produto/serviço de forma ágil e de  compreensão fácil. Uma das táticas de comunicação do mercado é responsável por fazer muitos profissionais jogarem clientes no raso e deixá-los nadando com braçadas fortes para não se afogar. 

 

Mas e qual a receita Dona Job? 

  • Planejamento/estratégia: elas andam juntas! Então defina ações: saiba onde sua empresa está e onde ela deve chegar em pelo menos um ano. 
  • Defina seu público e fale a língua dele – aliás qual é seu cliente ideal, sua estratégia é vender para ele. 
  • Operação: avalie seu site ele conta com técnicas de SEO? Possui abas e informações bem estruturadas? 
  • Canais de distribuição: como estão suas redes sociais? Você se relaciona com seus contatos por e-mail marketing? (deveria)
  • Quais seus recursos para investimento em mídia (Google Ads, Facebook Ads, etc);
  • Jornada de compra: qual caminho será feito para chegar até a persona? Blogs, ebooks, vídeos? Aqui o desafio é educar o lead e saber que ele precisa do seu produto/serviço.
  • Conteúdo: construa textos, grave áudios, vídeos ou faça fotos com alto poder de relevância. Pense sempre: que problemas eles resolvem? Ou como eles podem ajudar sua persona?

 

Sabe que sou um tanto saudosista e, vejo algo de bonito nas técnicas do marketing tradicional que aplicamos diariamente no Inbound Marketing, que é levar em consideração o meio, o conteúdo e a mensagem. Teoria que todo aluno de comunicação aprende no primeiro ano da faculdade.

 

Estudante, empresário, profissional de marketing ou não, uma diquinha: você precisa ter disciplina para enfrentar a velocidade e encarar (com um conteúdo relevante) a quantidade de conteúdo esmagador.

 

Conteúdo é rei!

Mas como é que vou atrair clientes Dona Job? Senta que lá vem. (uma versão resumida). 

 

funil de vendas - jornada de compra - Inbound marketing - job content

O comportamento do consumidor mudou SIM! Pensa, quantas vezes você pesquisa no Google, um produto, serviço ou qualquer busca antes de comprar ou escolher qualquer coisa? Pois bem! Seu cliente também! Essas buscam mudaram também a forma de criar conteúdo. Os planejamentos de conteúdos de qualidade levam em consideração as buscas de palavras chaves.

 

As pessoas – e seus futuros clientes estão fazendo buscas online para encontrar uma solução como a que você oferece. Ao adotar o Inbound Marketing, você aumenta as chances de sua empresa ser encontrada durante essas buscas e de gerar mais oportunidades de fechar negócios.

 

O funil acima, exemplifica a jornada de compra e o processo de funil de vendas que tem no conteúdo seu combustível. Ele é usado para atrair o lead (contato) que pode ter sido captado por um formulário ou uma landing page divulgado em campanhas, vídeos, redes sociais; vai ser nutrido com conteúdos: pode ser email marketing, blogs, ebooks, até ser levado a ação de fechar venda e por fim fidelizar com a marca. Mas não é uma fórmula matemática nem uma ciência exata. É movida por testes, o gasto de muita massa cinzenta e estratégia. 

 

O Inbound Marketing possibilita prever e antecipar resultados, além do desenvolvimento (e necessita) de um processo de vendas eficiente, previsível e escalável. E por que isso é importante? Para ajudar na tomada de decisão, ou para expandir o seu negócio, é preciso estar atento a todas as etapas da jornada de compra.

 

“O Marketing está se tornando mais um batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.” – Philip Kotler.

 

Como se diferenciar?

“Em todos esses anos, nessa indústria vital essa é a primeira vez que isso me acontece”. A clássica frase no episódio “Vivendo em um buraco, proferida pelo guarda linhas” do Pica Pau.

Uma pergunta que fazemos para todos os clientes, em nossos briefings que é preciso fazer para você: qual é seu diferencial? Como você se vê hoje e como se vê ou quer estar nos próximos cinco anos? Espero que não seja igual a essa manada que só vem fazendo a mesma coisa. 

 

A mas meu “foco é no resultado” e de quem não é? Imagina que louco trabalhar e não ter o que mensurar? Agora lá vai a dica: pare, pense, reflita e use a comunicação para chegar ao seu resultado. Você não precisa entender de posts, nem de distribuição de mídia mas precisa entender a operação disso.

 

Última dica: entenda do seu negócio e use as ferramentas e tecnologias ao seu favor. Por mais que existam soluções que agilizam processo e o dia a dia, nada vai ter capacidade de substituir a humanização e a conversa com seu cliente. Use tudo com moderação.

Quer descomplicar sua comunicação e gerar conteúdos de valor? Agende uma conversa gratuita e descubra como é possível atrair novos clientes.