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Como evitar a instabilidade nas vendas da sua empresa?

Como evitar a instabilidade nas vendas da sua empresa
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Evitar a instabilidade nas vendas da empresa é o sonho de “11 entre 10” empreendedores que investiram — e investem — tempo e dinheiro no seu negócio próprio, nos mais diversos setores.

Contudo, nem sempre o empreendedor consegue impedir a queda nas vendas. Fatores externos, como a crise econômica, impactam os resultados do negócio, mas podem ser contornados quando alguns fatores internos à empresa são aperfeiçoados.

Mas como fazer isso? Quais técnicas e estratégias de marketing utilizar para impedir a queda nas vendas e garantir a sobrevivência e saúde da empresa no mercado? Continue a leitura e veja o que fazer para evitar essa instabilidade e ter bons resultados com o seu negócio!

5 dicas de como evitar a instabilidade nas vendas do seu negócio

Confira algumas dicas da Job para evitar a instabilidade nas vendas da sua empresa e gerar oportunidades todos os dias! 

Tenha um propósito claro

O primeiro passo para evitar a diminuição das vendas é ter um propósito claro. Ou seja, é preciso saber a razão da existência da empresa e saber aonde ela quer chegar. Isso é importantíssimo por duas razões:

  • Dará energia ao empreendedor e aos colaboradores para enfrentar a trajetória necessária para alcançar o objetivo;
  • Negócios com propósito bem definido são mais estimados por consumidores e funcionários.

Ao definir e deixar o propósito da empresa claro para todos os seus públicos, o seu negócio se destaca no mercado. Isso acontece porque a empresa será capaz de criar uma forte conexão com os consumidores, oferecendo algo de valor que eles necessitam e buscam.

Portanto, pare e identifique qual é o propósito de seu negócio. Se for apenas ganhar dinheiro, você não conseguirá evitar a instabilidade nas vendas. O consumidor quer algo a mais quando realiza uma compra e você pode entregar esse “extra” com o propósito da sua empresa.

Estabeleça metas reais e alcançáveis

Definir metas para a equipe de vendas nem sempre é uma tarefa fácil. É comum que empreendedores estabeleçam dois tipos de metas para os vendedores:

  • Metas irreais, impossíveis de serem alcançadas;
  • Metas pouco desafiadoras.

Ambas são prejudiciais ao negócio. As irreais fazem com que toda a equipe sofra para alcançá-las, desgastando e desmotivando o time. As pouco desafiadoras são desvalorizadas pelos vendedores e geralmente resultam em uma equipe acomodada com seu desempenho. Quando o time de vendas não cresce, a empresa abre espaço para a concorrência e certamente enfrentará uma queda nas vendas.

É por isso que estabelecer metas reais e alcançáveis é crucial para evitar a instabilidade. Com a meta adequada, a equipe ficará motivada, a concorrência terá que lidar com um time confiante e decidido e a empresa alcançará os resultados desejados.

Capacite o time de vendas

Investir em treinamento e desenvolvimento para a equipe de vendedores é fundamental para que suas vendas decolem. Um time capacitado é mais produtivo e mais efetivo nas negociações e fechamentos de vendas.

Portanto, analise as características de cada vendedor da sua equipe e aposte em capacitação para desenvolver os pontos fortes de cada um deles. Cursos, consultorias e palestras focadas em vendas no seu ramo de atuação farão a diferença no seu time e no seu negócio.

Além de capacitá-los, é preciso implementar estratégias motivacionais, que visam aumentar o comprometimento do vendedor com a empresa e motivá-lo a sempre melhorar o seu desempenho. Programas de incentivo e gamificação do processo de vendas podem trazer bons resultados.

Documente o seu processo de vendas

Quando o empresário tem uma equipe pequena e está envolvido em todas as atividades necessárias para que o negócio continue funcionando, é difícil conseguir separar um tempo para estruturar e documentar o processo de vendas da empresa.

No entanto, essa etapa de estruturação e documentação é fundamental para guiar os atuais e futuros vendedores em direção aos resultados desejados.

Um processo documentado realiza o alinhamento do time de vendas com o negócio: o vendedor se sentirá seguro para abordar os potenciais clientes e fechar uma venda e o gestor ficará mais tranquilo, sabendo que os vendedores estão no caminho certo.

Com uma ideia clara do que precisa ser feito em cada etapa do processo de vendas, a equipe ficará mais motivada realizar o seu trabalho seguindo o passo a passo e sugerindo mudanças quando encontrar algum problema.

Portanto, se você ainda não documentou o seu processo, separe um tempo para realizar esta tarefa. Se você integrar o processo a uma estratégia alinhada ao marketing, seus resultados serão maiores!

Utilize uma estratégia de vendas alinhada ao marketing

Por fim, adotar uma estratégia de vendas alinhada com o marketing, como o Inbound Marketing, é crucial para evitar a queda nas vendas da empresa.

Quando há um alinhamento entre marketing e vendas, o resultado do trabalho das duas equipes são visíveis e as vendas aumentam. Isso é possível porque esses departamentos deixam de se ver como “inimigos” e compartilham o mesmo objetivo: vender mais. Com o Inbound Marketing, isso fica ainda mais fácil: essa estratégia requer uma parceria de trabalho próxima entre vendas e marketing.

O objetivo do Inbound é atrair clientes para a sua empresa — e não correr atrás deles a todo custo. A proposta é ser encontrado pelo consumidor no momento em que ele mais precisa, em vez de interrompê-lo em suas atividades, como acontece com o marketing tradicional.

Quando bem realizado, o Inbound produz bons resultados por um longo período de tempo. Isso acontece porque essa metodologia utiliza conteúdos úteis e relevantes para atrair consumidores para o site da empresa.

Esses conteúdos podem ter diversos formatos — artigos para blog, eBooks e vídeos — e podem ser evergreen. Ou seja, conteúdos que não perdem a “validade”, podendo ser usados por dois anos ou mais.

No Inbound, o papel do marketing é atrair consumidores, convertê-los em contatos para a empresa e nutri-los, fazendo com que avancem na jornada de compras e fiquem prontos para fechar um negócio com a empresa.

Quando o contato está devidamente nutrido e classificado como potencial cliente, o marketing o envia para o time de vendas, que o abordará da forma certa e no momento ideal para a realização da mesma. Com isso, os vendedores não perderão seu tempo valioso abordando contatos que não estão prontos para realizar uma compra e concentram seus esforços em contatos qualificados.

Como você pôde perceber, é preciso realizar uma série de atividades para evitar a instabilidade nas vendas. Ter um propósito claro, definir metas alcançáveis, ter um processo de vendas documentado e usar uma estratégia alinhada de Marketing são fatores fundamentais para vender mais.

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