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Inbound Marketing: Tudo o que você precisa saber!

Inbound Marketing: Tudo o que você precisa saber!
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O mercado atual é altamente competitivo e, para se destacar, as empresas precisam adotar estratégias eficazes de marketing. Nesse sentido, o Inbound Marketing tem se mostrado uma abordagem cada vez mais relevante e eficiente. Mas afinal, o que é Inbound Marketing? Quais são seus principais benefícios e como adotá-lo na sua empresa?

Neste artigo, vamos explorar os conceitos fundamentais do Inbound Marketing, fornecer exemplos práticos de como essa estratégia pode ser aplicada e oferecer dicas valiosas para ajudar você a implementá-la em sua empresa.

Se você deseja aumentar sua visibilidade online, gerar mais leads e converter mais clientes, continue lendo e descubra como o Inbound Marketing pode ser a solução que você estava procurando.

O que você vai ver neste conteúdo: 

  • O que é Inbound marketing
  • Qual a estratégia principal do inbound marketing
  • Origem do inbound marketing
  • Inbound marketing e o consumidor 
  • Como o inbound marketing influencia na jornada de compra
  • Como funciona o inbound marketing
  • Quais as diferenças entre inbound e outbound marketing
  • Quais as 4 etapas do inbound marketing
  • Por que o inbound marketing é considerado o novo marketing
  • Por que fazer inbound marketing na sua empresa
  • Benefícios do inbound marketing
  • Mitos sobre inbound marketing
  • 6 razões para começar a utilizar o inbound marketing
  • Como iniciar uma estratégia de inbound marketing
  • Funil de vendas e Inbound Marketing
  • Como o inbound marketing pode te tirar da vala comum da comunicação
  • Inbound marketing e automação de marketing
  • Quais os recursos do inbound marketing
  • Exemplos de inbound marketing
  • Ferramentas de inbound marketing
  • Por que contar com uma agência de inbound marketing

O que é inbound marketing?

Definir o que é Inbound Marketing em poucas palavras é desafiador. Isso acontece porque a estratégia de Inbound Marketing é extensa e abrange vários aspectos e ferramentas de marketing digital.

Mesmo com esse desafio, podemos defini-lo e resumi-lo da seguinte forma:

Inbound Marketing, o novo marketing, também conhecido como marketing de atração, consiste em atrair potenciais clientes para o seu negócio por meio de conteúdos relevantes, que ajudem a resolver seus problemas do dia a dia, converter em leads com materiais mais profundos e ricos como manuais ou planilhas.

Além disso, ele serve também para manter relacionamento/contato com seus leads e ajudar na sua jornada de compra, ou seja, o Inbound Marketing usa as dores dos seus potenciais clientes para atraí-los para a sua empresa.

Qual a estratégia principal do inbound marketing?

O Inbound Marketing serve para atrair, engajar e fidelizar clientes de forma não intrusiva e mais eficiente.

Por meio de estratégias que envolvem produção de conteúdo relevante, otimização para mecanismos de busca, mídias sociais, e-mail marketing e outras táticas, o inbound marketing busca atrair a atenção de potenciais clientes.

Com isso, a ideia é educá-los sobre a solução que sua empresa oferece e nutri-los ao longo do funil de vendas até que estejam prontos para realizar uma compra.

Origem do Inbound Marketing

O conceito de Inbound Marketing teve início nos Estados Unidos, tornando-se popular a partir de 2009, com a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

A partir deste livro, um novo conceito de marketing passou a ser centrado na atração e conquista de clientes por meio de conteúdo personalizado e relevante.

Desde então, o Inbound Marketing tornou-se uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para atrair e conquistar clientes na internet.

O Inbound Marketing Considera As Mudanças No Comportamento Do Consumidor

O Global Digital Report – pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social que traz insights atualizados sobre a penetração da internet no mundo. Ela mostrou que o Brasil é o segundo país onde as pessoas mais consomem tempo na internet.

Segundo o estudo, em média, nós brasileiros, investimos mais de 9h por dia nos meios online para nos relacionar e interagir – com outras pessoas, bem como com marcas –, solucionar dificuldades e principalmente, para consumir produtos e serviços.

Um exemplo disso é que fazemos simples pesquisas na internet para encontrar números de telefone, aprender novas receitas ou mesmo para solucionar dificuldades mais complexas, como entender o termo indústria 4.0 e seus impactos para o desenvolvimento do setor.

Logo, não estar presente no mundo digital hoje é o mesmo que não ter um anúncio nas listas telefônicas nos anos 90.

E se engana quem pensa que as mudanças estão afetando apenas o mercado varejista. Sem sombra de dúvidas, empresas de todos os segmentos estão sendo atingidas diretamente por essas mudanças!

E em um futuro breve, negócios que insistem no modelo tradicional e que não se adequam à nova realidade, certamente, perderão espaço no mercado.

Como o Inbound Marketing influencia na jornada de compra?

No universo das negociações entre empresas, os produtos/serviços possuem um valor agregado maior.

Como consequência, a jornada de compra é mais longa e os seus vendedores precisam investir mais esforços para conseguir fechar o negócio. Ou seja, é necessário realizar mais ligações e reservar mais tempo para reuniões.

Além disso, a decisão é fundamentada em informações precisas, com base em desempenho técnico e garantia de qualidade, o que também torna o processo mais longo.

De maneira resumida, o processo de venda na indústria é formado por quatro diferentes etapas:

  1. Aprendizado e descoberta: Nesse primeiro contato, o seu potencial cliente ainda não tem consciência do seu problema. Logo, esse é o momento no qual você captura a atenção dele e se posiciona como uma referência.
  2. Reconhecimento do problema: Na segunda fase da jornada você ajuda o seu prospect a reconhecer que tem um problema.
  3. Consideração da solução: Assim que seu lead já reconhece que tem um problema, sem dúvida ele irá buscar fornecedores que podem ajudá-lo a solucionar essa dificuldade. Logo, chegou a hora de você demonstrar como seu produto/serviço pode ajudar.
  4. Decisão de compra: Na última etapa da jornada, o cliente está pronto para decidir qual é a melhor solução e então realizar a compra.

Sem sombra de dúvidas, essa jornada não é nenhuma novidade para você. O que é novo aqui é como o ambiente digital pode simplificar e mesmo facilitar esse processo. Ao  menos, é isso que mostra um estudo encomendado pelo Google.

De acordo com o “Capturing The Offline Impact of Online Marketing B2B” negociações entre empresas iniciam no ambiente online e terminam no mundo offline – especialmente no caso de indústrias.

A pesquisa, que analisou empresas do setor de máquinas industriais, suprimentos industriais e embalagens/transporte, apontou ainda que, em média, dois terços das compras B2B tiveram uma influência significativa do marketing digital.

Como Funciona O Inbound Marketing?

Em 4 fases! As etapas do Inbound Marketing visam atrair potenciais clientes para o site da empresa, coletar seus dados de contato, manter um relacionamento próximo, transformá-lo em cliente e fidelizá-lo.

Ou seja, o Inbound conduz esses potenciais clientes durante toda a jornada de compra, desde a fase de tirar dúvidas até o fechamento do negócios

Mas não é só isso! Essa estratégia funciona para negócios de diferentes ramos e também permite que a empresa preveja seus resultados ao longo do tempo.

Isso acontece porque o Inbound Marketing possibilita o desenvolvimento (e necessita) de um processo de vendas eficiente, previsível e escalável. E por que isso é importante? Para ajudar na tomada de decisão para expandir o seu negócio.

Como você vai tomar decisões baseadas em dados (e não em palpites) e usar a previsibilidade de vendas que o Inbound Marketing proporciona, as chances de crescimento e sucesso da sua empresa vão aumentar consideravelmente.

Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

O outbound marketing é a abordagem tradicional e mais invasiva, onde as empresas “empurram” suas mensagens para o público por meio de anúncios em TV, rádio, jornais, revistas, telemarketing, entre outros.

É uma estratégia que busca interromper o público para chamar a sua atenção e divulgar a mensagem da marca.

Já o Inbound Marketing é uma abordagem mais recente e menos invasiva, que busca atrair clientes em potencial de forma orgânica, por meio de conteúdo relevante e de qualidade.

O objetivo é educar o público sobre a solução que sua empresa oferece, criar um relacionamento de confiança e nutrir o cliente ao longo do funil de vendas.

Quais As 4 Etapas Do Inbound Marketing?

As etapas do Inbound Marketing visam atrair potenciais clientes para o site da empresa, coletar seus dados de contato, manter um relacionamento próximo, transformá-lo em cliente e fidelizá-lo.

Ou seja, o Inbound conduz esses potenciais clientes durante toda a jornada de compra, desde a fase de tirar dúvidas até o fechamento do negócios.

Atrair

A primeira etapa é atrair tráfego qualificado para o site do seu negócio. Você precisa atrair a atenção de visitantes que tenham as características da sua persona. Isto é, pessoas que tenham o perfil cliente desejado para sua empresa.

Para atrair um público qualificado, o Inbound Marketing utiliza o Marketing de Conteúdo. A produção de conteúdos relevantes e úteis para a persona é o coração do Inbound.

É por meio dos posts do blog, eBooks, vídeos e outros tipos de conteúdo juntamente às estratégias de SEO e de redes sociais que sua empresa vai ser encontrada pelo público desejado.

Converter

Com um tráfego qualificado, é hora de transformar esses visitantes desconhecidos em leads. Ou seja, captar os valiosos dados de contatos do consumidor.

Para isso, é preciso ofertar gratuitamente conteúdos mais aprofundados com informações sobre os problemas e dúvidas que sua persona busca resolver.

Esses materiais ricos são disponibilizados em uma página exclusiva com um formulário para que o visitante deixe seus dados, como nome e e-mail, para baixar o conteúdo.

Relacionar

Ao captar os dados dos visitantes, você ganhou uma permissão para entrar em contato direto com ele. Por meio do e-mail, da automação de marketing e da nutrição de leads, você vai fazer com que o lead avance na jornada de compras e torne-se cliente da empresa.

Com base no perfil de consumo de conteúdos, você vai enviar mensagens úteis para que eles possam resolver seu problema e para despertar o desejo de consumir o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Fidelizar

Chegou o momento mais esperado: vender para o lead, transformá-lo em cliente e fidelizá-lo. Nesta última etapa, você vai enviar conteúdos para a persona decidir efetuar a compra com a sua empresa.

Além disso, os leads qualificados também são encaminhados do marketing para vendas. Com o alinhamento do marketing e vendas, seus vendedores receberão contatos de consumidores praticamente prontos para a compra.

Como resultado, a produtividade da equipe comercial aumenta, seus vendedores fazem uma abordagem consultiva para ajudar o lead (e não empurram as vendas) e o faturamento cresce.

Por Que O Inbound Marketing É Considerado O Novo Marketing?

O Inbound está alterando o jeito como as empresas fecham negócios com os consumidores. Essa estratégia é considerada uma nova forma de fazer marketing porque inverte as tradicionais ações de marketing.

Ou seja, em vez de interromper seu público com anúncios e mensagens fora de hora, o Inbound atrai as pessoas certas para a sua empresa na hora certa, no canal certo e com o conteúdo certo.

Confira os principais motivos pelos quais o Inbound é reconhecido como o “Novo Marketing”:

Acompanha As Mudanças De Comportamento Do Consumidor

Pare um momento e relembre como era o processo de compra antes da internet. Bem diferente de hoje, não é mesmo?

Quando o consumidor precisava realizar uma compra, ele visitava a loja, conversava com o vendedor, avaliava suas opções no ponto de venda, negociava valores e efetuava a compra.

Suas fontes de informação eram o vendedor e os materiais publicitários produzidos pela empresa, como folders e anúncios veiculados no rádio, TV, jornais, revistas e outdoors.

O poder e o conhecimento estavam nas mãos do vendedor. O consumidor precisava entrar em contato com esse profissional para poder fazer a escolha certa e adquirir a solução desejada.

Com o surgimento e evolução da internet, o consumidor passou a realizar pesquisas sobre os produtos e serviços antes de entrar em contato com o representante comercial da empresa.

Ele busca por informações detalhadas, avaliações de usuários, entre outros dados que o ajudam a avaliar se o produto vai atender às suas necessidades.

Em outras palavras, a internet virou o jogo: o poder passou para o consumidor, que consegue tomar a decisão de compra antes mesmo de conversar com um vendedor. Este novo momento de pesquisas faz parte da jornada de compra atual, o que resultou em uma necessidade de mudança na forma como as empresas divulgam seus produtos e serviços ao consumidor.

Empurrar mercadorias e forçar as vendas com anúncios e ofertas fora de hora não funciona mais. É essencial oferecer algo de valor para atrair o cliente ideal da empresa e manter um relacionamento vantajoso para ambas as partes.

É necessário encontrá-lo nessa etapa de buscas, ajudando-o a resolver problemas e fazendo com que ele interaja com a empresa.

É aqui que entra o Inbound Marketing com seus conteúdos e materiais estratégicos que se comunicam adequadamente com o novo consumidor.

Somente assim, construindo um relacionamento com o cliente ideal sem forçar vendas, as empresas conseguirão garantir a sua saúde e sobrevivência no mercado.

Gerar Conveniência Ao Público-Alvo Da Empresa

Como acabamos de ver, a evolução da internet contribuiu para a mudança no comportamento do consumidor. Atualmente, é difícil efetuar uma compra sem antes fazer uma pesquisa online sobre o produto ou serviço, não é mesmo?

As novas tecnologias facilitam a vida do consumidor, que pode realizar diversas atividades e compras diretamente da sua casa ou do seu smartphone, onde quer que esteja.

Pedir um táxi, reservar uma casa de férias ou até mesmo acessar o sistema de um banco inovador, são atividades já presentes em nosso cotidiano.

Na era da conveniência, o consumidor não é mais “obrigado” a assistir, ler ou escutar o que a mídia e as empresas determinam: ele acompanha somente os assuntos de seu interesse no momento mais adequado.

Diante desse cenário, é normal surgir soluções e metodologias que acompanham essa mudança. O Inbound Marketing é uma dessas novidades: acompanha a evolução comportamental e tecnológica para conquistar os clientes certos, no momento certo.

Possibilita A Mensuração E Otimização De Ações Em Tempo Real

As campanhas realizadas com o Marketing Tradicional são difíceis de mensurar. Afinal, como saber quantos consumidores foram impactados pelo comercial de TV ou pelo outdoor instalado na principal rua da cidade?

Como as ações de Inbound Marketing são realizadas online, é possível mensurar e otimizar cada uma delas ao longo da sua veiculação. Vamos ver um exemplo para ilustrar essa vantagem:

A campanha de natal foi planejada e está sendo executada. Sua empresa consegue atrair o público desejado, gera leads pelo blog e as vendas aumentam gradativamente.

No entanto, você verificou que muitos visitantes estão abandonando uma das landing pages da campanha sem preencher o formulário com seus dados.

Após detectar esse problema, é possível realizar ajustes para otimizar a conversão de leads antes mesmo da campanha terminar. Como resultado, a empresa aumenta as chances de vender mais.

Mantém Uma Relação Vantajosa Entre Empresa E Consumidor

O Inbound Marketing é baseado na produção de conteúdo e no relacionamento com o público-alvo.

As etapas e materiais produzidos geram uma relação vantajosa para ambas as partes: a empresa consegue atrair um público qualificado e incrementar suas vendas e o consumidor recebe as informações necessárias para solucionar seu problema.

Durante todo o processo de Inbound Marketing, o potencial cliente está próximo da empresa e tem oportunidade de entrar em contato e interagir com o conteúdo, deixando suas impressões, opiniões, desejos, críticas e sugestões.

No marketing tradicional, não há uma relação próxima com o público-alvo — a via de comunicação é de mão única.

Ao ver um outdoor, um anúncio em uma revista ou um comercial na TV, por exemplo, o consumidor não tem espaço para interação, sendo somente um receptor da mensagem.

Por Que Fazer Inbound Marketing Na Sua Empresa?

Se você ainda não está totalmente seguro de que vale a pena fazer Inbound Marketing, estes dados vão acabar com todas as dúvidas:

“As empresas brasileiras praticam Inbound Marketing.” (Estado do Inbound, 2015)

A ideia de que as organizações brasileiras não adotam essa estratégia é um mito. Segundo o relatório do Estado do Inbound, 58% das empresas entrevistadas já usam o Inbound.

O que isso significa? Que boa parte de seus concorrentes provavelmente já utiliza o Inbound, o seu negócio está ficando para trás e perdendo clientes para a concorrência.

Ainda está difícil acreditar? Confira este dado de 2017:

“O Inbound Marketing é a principal abordagem de empresas de todo o mundo.” (Estado do Inbound, 2017)

De acordo com a pesquisa, que entrevistou 6.399 profissionais de 141 países, o Inbound Marketing é o carro-chefe das empresas, com uma taxa global de adoção de 71%. Na América Latina, 72% dos entrevistados utilizam o Inbound.

“As empresas que investiram em Inbound Marketing esperam aumentar o orçamento do próximo ano.” (Estado do Inbound, 2015)

Os empreendimentos que já adotam o Inbound mantêm ou aumentam consideravelmente seu orçamento de Inbound no ano seguinte.

Segundo a pesquisa, 64% das empresas entrevistadas relataram que aumentariam sua verba e 29% iriam mantê-la sem alterações. Isso acontece porque a estratégia gerou resultados positivos para o negócio.

“78% dos consumidores gastaram mais tempo pesquisando produtos online do que em lojas físicas” (Google, 2017)

O seu futuro cliente certamente está fazendo buscas online para encontrar uma solução como a que você oferece. Ao adotar o Inbound Marketing, você aumenta as chances de sua empresa ser encontrada durante essas buscas e gerar mais oportunidades de fechar negócios.

Como você pode notar, o Inbound Marketing veio para ficar. É o Novo Marketing que conquista o consumidor e ajuda as empresas a atingirem seus objetivos.

Com essa metodologia é possível divulgar as soluções oferecidas de modo eficiente e conveniente, alcançar mais pessoas, gerar mais vendas e mensurar os investimentos realizados.

E o melhor: as ações de Inbound podem custar bem menos que as do Marketing Tradicional.

Pode até parecer que esse Novo Marketing não gera resultados financeiros, mas é só impressão. Os resultados naturais de uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada e executada são um bom retorno financeiro para a empresa e a fidelização dos clientes.

Benefícios Do Inbound Marketing Para A Indústria 

Veja abaixo 13 benefícios do Inbound Marketing para a indústria:

Comunicação Adequada Ao Novo Perfil Do Consumidor

O Inbound considera a jornada que o potencial cliente passa até o momento de decisão da compra. Atualmente, o consumidor passa por quatro estágios quando precisa adquirir algum produto ou serviço:

Aprendizado: o consumidor aprende/descobre algo sobre determinado problema.
Consciência: o consumidor descobre sintomas desse problema ou necessidade.
Consideração: o consumidor identifica e nomeia o problema que precisa ser resolvido.
Decisão: o consumidor estabelece como resolverá sua necessidade.
Essa estratégia de marketing digital comunica-se adequadamente com o novo consumidor, que passa por esses estágios realizando pesquisas online para encontrar uma solução para o seu problema.

A empresa faz com que o potencial cliente a encontre no momento em que precisa, sem interrompê-lo com anúncios invasivos em suas atividades cotidianas.

Construção De Autoridade Com Inbound Marketing

Produzir conteúdos de valor é uma atividade crucial do Inbound Marketing. Por meio de conteúdos relevantes e úteis, pensados para cada etapa da jornada de compras, é possível alcançar os potenciais clientes.

Com uma produção planejada e constante, a empresa demonstra pleno conhecimento da sua atividade e constrói autoridade perante a sua audiência, passando a ser referência na área.

Com esse status, o negócio ganha visibilidade, passa a ser procurado por mais consumidores e aumenta as chances de alavancar o faturamento.

Atrai Um Público Qualificado Para Sua Empresa

Um dos objetivos do Inbound Marketing é atrair pessoas interessadas nas soluções oferecidas pelo seu negócio.

Para ilustrar o funcionamento dessa estratégia, vamos acompanhar o exemplo da empresa fictícia “Acelera”, que oferece um software de gestão para impulsionar o crescimento de pequenas empresas.

A persona da Acelera é o pequeno empreendedor que busca meios para organizar recursos financeiros e fazer seu negócio crescer.

Ele já percebeu que gerenciar bem as finanças é crucial para a sobrevivência da empresa. Portanto, faz buscas online no Google por “planilha para controle financeiro” — ele ainda não sabe que existem softwares que podem ajudá-lo a resolver esse problema — e encontra alguns artigos com dicas úteis no blog da Acelera:

“Como controlar as finanças da sua pequena empresa”
“7 dicas de gestão financeira para pequenas empresas”
“3 ferramentas gratuitas para administrar as finanças do seu negócio”

Ao usar o Inbound Marketing e produzir posts para seu blog corporativo, a Acelera consegue atrair um público qualificado.

Isto é, pessoas que se encaixam no perfil de cliente ideal: pequenos empreendedores que desejam controlar as finanças para o negócio crescer.

Educa Os Consumidores Sobre As Soluções Oferecidas

Os conteúdos Inbound também educam o potencial cliente sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Esse processo de educação (nutrição de leads) faz com que ele avance na jornada de compra e chegue até o esperado momento de decisão e aquisição da solução ofertada.

A nutrição dos prospects pode acontecer de modo automatizado e escalável. Ou seja, a empresa pode educar diversos leads ao mesmo tempo, gerando valor para esses potenciais clientes e fortalecendo sua relação.

Aumenta A Produtividade Do Time De Vendas

Com leads educados, a produtividade dos vendedores aumentará. Isso acontece porque o time de vendas não gastará seu precioso tempo conversando com leads que não conhecem a solução oferecida, que não passaram por todo o processo de educação do Inbound Marketing.

A equipe concentrará seus esforços nos leads que encontram-se na etapa de decisão da jornada de compras. Muitas vezes, a equipe comercial não precisa ser ampliada para a empresa vender mais.

Os vendedores já contratados conseguem aumentar sua produtividade porque o Inbound prepara os leads para a compra. Quando eles conversam com o time de vendas, já conhecem a solução oferecida e buscam um auxílio para tomar a decisão final.

Mensuração E Otimização Das Ações Do Marketing Digital

Outra vantagem do Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar, analisar e otimizar as ações realizadas para gerar ainda mais resultados para a empresa.

Com as ferramentas de marketing digital corretas, é possível saber o número de acessos nos posts do blog, de visitantes do site, taxa de conversão, origem dos acessos, entre outros dados.

Isso é importantíssimo porque os potenciais clientes passam por caminhos diferentes até chegarem a etapa mais esperada pela empresa: a compra.

Por exemplo, podem agendar uma consultoria após a leitura de um ebook que baixaram no site ou podem efetuar uma compra após lerem um blog post repleto de dicas de decoração e com hyperlinks para a loja online.

Com a mensuração, é possível verificar quais caminhos dão resultados e quais podem ser melhorados para facilitar a conversão do lead.

Geração De Leads Qualificados

Com os conteúdos produzidos, é possível gerar leads qualificados. Isto é, captar os dados de contatos de consumidores com grandes chances de se tornarem clientes.

Ao gerar leads com o perfil desejado, a empresa potencializa o trabalho dos vendedores e as vendas podem aumentar consideravelmente sem precisar realizar novas contratações na equipe comercial.

Incrementa As Vendas Da Empresa

O Inbound Marketing, quando bem planejado e executado, gera um aumento considerável nas vendas da empresa.

Isso é possível graças aos motivos já apresentados neste post e, principalmente, por que grande parte das ações de Inbound pode ser automatizada, permitindo que a empresa mantenha um relacionamento próximo com uma grande quantidade de leads.

Quanto mais leads gerados e educados, mais oportunidades de negócios surgem.

Além disso, os conteúdos produzidos fortalecem a presença digital da empresa e geralmente têm uma validade longa, podendo ser utilizados por dois anos ou mais.

Em outras palavras, os materiais elaborados hoje poderão gerar leads e vendas por um longo período de tempo.

Facilita A Captação De Clientes Com Perfil De Compra

Quando empregamos as estratégias e ações do Inbound Marketing na indústria, o processo de prospecção e qualificação dos clientes se torna mais fácil e assertivo.

Isso porque, ao invés dos seus vendedores realizarem prospecções frias – onde não é possível prever com antecedência quais os problemas do seu potencial cliente –, com o inbound são os clientes com perfil de compra que chegam até o seu negócio buscando pelas suas soluções.

Prepara Leads Que Ainda Não Estão Prontos

Ao invés de destinar todos os esforços dos seus vendedores para realizar todo processo de venda com os seus potenciais clientes, com o inbound você faz com que seu lead caminhe sozinho por boa parte da jornada de compra até chegar no momento da decisão.

Promove Um Relacionamento E Cria Promotores Para A Marca

Se engana quem acredita que o ciclo de vendas termina após a entrega do produto! É durante o pós-venda que o seu negócio pode fortalecer o relacionamento de confiança com os seus clientes e ainda criar promotores para sua marca.

Reduz Seus Custos Com O Marketing

Diferente do marketing tradicional que tem como objetivo atingir um volume grande de pessoas, o inbound marketing é uma estratégia direcionada apenas para o público que tem perfil de cliente para o seu negócio.

Isso evita que você desembolse altos investimentos com pessoas que jamais irão adquirir seus produtos/serviços.

Torna Mensurável As Ações De Marketing Do Seu Negócio

Quando uma marca investe em anúncios na TV, no rádio ou propagandas em outdoors, dificilmente irá conseguir mensurar o número de pessoas impactadas ou mesmo o retorno conquistado com o investimento.

Percebeu como o Inbound Marketing é um método que funciona para diversos negócios?

Empresas de software, e-commerces, academias, escolas, cursos de línguas, clínicas odontológicas, lojas de móveis, entre outros negócios podem — e devem — utilizar o Inbound Marketing para alavancar as vendas.

Mitos Sobre Inbound Marketing 

Confira os principais mitos sobre Inbound Marketing.

Mito 1: Meu Cliente Não Está Na Internet

Segundo o estudo encomendado pelo Google, quase metade de todos os pesquisadores têm entre 18 a 34 anos.

Essa geração é conhecida como os millennials ou geração Y e é composta por nativos digitais. Ou seja, são pessoas que nasceram na era dos equipamentos eletrônicos, da ascensão da internet e nunca conheceram um mundo sem as redes sociais.

Uma vez que essa geração é nativamente digital, eles estão usando a internet onde quer que estejam fazendo pesquisas de produtos, comparando preços, lendo mais sobre produtos e fechando negócios.

Mito 2: O Valor Do Projeto De Inbound Marketing Para A Indústria 4.0 É Muito Caro

Segundo a Resultados Digitais, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o marketing convencional.

Isso porque, diferente do marketing tradicional, no inbound você pode metrificar e otimizar todas as suas ações.

Mito 3: Já Trabalhou Nas Redes Sociais Do Meu Negócio E Já Está Tudo Certo!

As redes sociais são um dos pilares de uma estratégia de inbound marketing bem planejada, contudo, ao contrário do que muitos acreditam, não é o único pilar.

Além de cuidar do social do seu negócio, também é preciso trabalhar na produção de conteúdo e em estratégias de SEO (conjunto de técnicas de otimização para sites).

Mito 4: O Inbound Marketing Para A Indústria 4.0 Não Funciona

Se engana quem acredita que o inbound é uma metodologia criada para o modelo de vendas B2C.

Longe disso, a metodologia foi pensada especialmente para negócios entre empresas (vendas B2B), com o objetivo de simplificar o processo de vendas complexas do segmento.

Veja, por exemplo, como o projeto de Inbound Marketing gerou mais vendas e ampliou a linha de produtos da Perfil Maq em apenas 10 meses.

Já a Metaro aumentou em mais de 100% as suas vendas anualmente, depois que iniciou um projeto de  Inbound Marketing.

6 Razões Para Começar A Utilizar Agora

Listamos 6 razões para você começar a usá-lo na sua empresa agora mesmo e aproveitar os benefícios dessa estratégia digital poderosa que vai impulsionar o seu negócio!

1. Atrair Os Clientes Ideais Para A Sua Empresa

Você tem todo um cuidado com o seu negócio: assegura a qualidade dos produtos ou das prestações de serviços, atende bem seus clientes, proporciona um bom ambiente de trabalho e já realiza algumas ações de comunicação e marketing para poder gerar mais vendas.

Não seria agradável ver todo esse esforço ir por água abaixo, concorda? Isso acontece quando a empresa não consegue atingir o público desejado, gastando seu precioso recurso financeiro em ações difíceis de mensurar e que não dão resultados.

Ao implementar o Inbound Marketing, é possível atrair um público qualificado para o site da sua empresa. Essa estratégia inverte os papéis: em vez de a empresa ir atrás do consumidor, é ele quem busca e encontra o seu negócio.

Se você achar que alcançará poucas pessoas com o Inbound Marketing e que não terá muitos resultados, lembre-se daquele ditado: “quantidade nem sempre é qualidade”.

Afinal, de que adianta seus vendedores falarem com 15 pessoas todos os dias e fechar somente uma venda?

Com o Inbound você pode até atingir uma quantidade menor de pessoas do que estava acostumado, mas a diferença é que esses consumidores serão qualificados.

Ou seja, serão potenciais clientes realmente interessados, com grandes chances de adquirirem o produto ou serviço oferecido.

2. Manter Uma Relação Próxima Com Potenciais Clientes

O papel do Inbound Marketing vai muito além da atração: ele permite manter um relacionamento próximo com o público desejado e prepará-lo para a compra. Isso acontece porque essa estratégia digital é permissiva. Ou seja, a empresa ganha autorização do consumidor para poder contatá-lo diretamente em seu e-mail, por exemplo.

E o melhor: utilizando a automação de marketing, é possível desenvolver e manter essa relação vantajosa com um grande número de potenciais clientes ao mesmo tempo.

Sua empresa pode ter uma máquina automática que trabalha 24/7 para atrair consumidores qualificados, manter um relacionamento próximo e personalizado com cada um deles, impulsionar as vendas e fidelizar seus clientes.

Mensurar Os Investimento Realizados
Como empresário, você certamente quer saber o retorno que está tendo com os investimentos realizados e descobrir quais devem ser mantidos ou cancelados.

Quando trata-se de marketing, mensurar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) das ações realizadas sempre foi um desafio.

Afinal, como saber quantas pessoas foram impactadas por um anúncio publicado em uma revista ou veiculado no rádio? Quantas dessas pessoas tornaram-se clientes?

3. Mensurar Os Investimentos Realizados

A empresa pode saber quantos usuários visitaram o site, acessaram os posts do blog, quanto tempo ficaram na página, os cadastros realizados para baixar algum material gratuito e diversos outros dados valiosos.

Em outras palavras, é possível saber com facilidade os resultados dos investimentos realizados em cada canal (redes sociais, site empresarial, landing pages, etc).

A boa notícia: a empresa não precisa esperar uma campanha terminar para analisar e fazer os ajustes para a próxima. É possível acompanhar as métricas em tempo real e fazer ajustes para otimizar a campanha assim que identificar alguma queda ou erro.

Essa mensuração é importantíssima para a tomada de decisão e previsibilidade de vendas: você terá em mãos o poder de medir e dizer quanto quer e vai crescer no próximo mês.

4. Ter Previsibilidade De Vendas

Para a sua empresa crescer, você também precisa ter uma ideia de quanto será o seu faturamento ao longo do ano, certo?

Afinal, como tomar decisões e fazer investimentos certos quando não temos ideia da quantidade de recursos financeiros que estarão disponíveis na empresa?

Com o Inbound Marketing, é possível ter essa previsibilidade graças à facilidade de mensuração das ações.

Com a estratégia implementada e funcionando corretamente, você consegue prever quantos acessos e leads são necessários em cada etapa do funil de vendas para gerar o resultado desejado.

Imagine as melhorias e investimentos que você poderá fazer com esses dados valiosos em mãos! Certamente terá oportunidade de alavancar o crescimento do seu negócio.

5. Posicionar A Empresa Como Autoridade No Mercado

Com a produção e compartilhamento de conteúdo Inbound, o site recebe novos acessos e vai conquistando boas posições nos resultados de busca do Google — a presença digital da empresa é fortalecida.

Como resultado, o consumidor passa a enxergar o seu negócio como uma referência no mercado.

Afinal, sempre que ele precisa tirar uma dúvida, sua empresa aparece nos resultados da primeira página de busca e o ajuda a saná-la por meio de conteúdos úteis e relevantes.

6. Impulsionar O Crescimento Da Sua Empresa

Por fim, o maior resultado de uma estratégia que atrai um público qualificado, mantém um relacionamento próximo, personalizado e escalável, educa os potenciais clientes, permite a mensuração e otimização de campanhas e ainda fortalece a imagem do negócio é o tão desejado crescimento da empresa.

Graças a todas essas possibilidades, é possível planejar e fazer a sua empresa crescer de modo eficiente e recorrente.

Agora que você chegou até aqui, provavelmente está ansioso para poder alavancar o seu negócio por meio do Inbound Marketing, não é mesmo? Afinal, quando bem planejado e executado, gera ótimos resultados.

Mas é importante frisar que isso não é mágico e não acontece da noite para o dia. Assim como qualquer estratégia de Marketing, o Inbound requer preparação e implementação impecáveis.

Como iniciar uma estratégia de Inbound Marketing? 

Nada se constrói a curto prazo. Tudo deve estar alinhado: planejamento, operação e conteúdo.

Simplifique sempre que puder e quando o contexto permitir.  Se diferenciar hoje é oferecer o produto/serviço de forma ágil e de fácil compreensão.

Uma das táticas de comunicação do mercado é responsável por fazer muitos profissionais jogarem clientes no raso e deixá-los nadando com braçadas fortes para não se afogar.

Mas e qual a receita Dona Job?

  • Planejamento/estratégia: elas andam juntas! Então defina ações: saiba onde sua empresa está e onde ela deve chegar em pelo menos um ano.
  • Defina seu público e fale a língua dele – aliás qual é seu cliente ideal, sua estratégia é vender para ele.
  • Operação: avalie seu site, ele conta com técnicas de SEO? Possui abas e informações bem estruturadas?
  • Canais de distribuição: como estão suas redes sociais? Você se relaciona com seus contatos por e-mail marketing? (deveria)
  • Quais seus recursos para investimento em mídia (Google Ads, Facebook Ads, etc);
  • Jornada de compra: qual caminho será feito para chegar até a persona? Blogs, ebooks, vídeos? Aqui o desafio é educar o lead e saber que ele precisa do seu produto/serviço.
  • Conteúdo: construa textos, grave áudios, vídeos ou faça fotos com alto poder de relevância. Pense sempre: que problemas eles resolvem? Ou como eles podem ajudar sua persona?

O Conteúdo É Rei!

Mas como é que vou atrair clientes Dona Job? Senta que lá vem. (uma versão resumida).

Funil de Vendas do Inbound Marketing

O comportamento do consumidor mudou SIM! Pensa, quantas vezes você pesquisa no Google, um produto, serviço ou qualquer busca antes de comprar ou escolher qualquer coisa? Pois bem! Seu cliente também!

Essas buscam mudaram também a forma de criar conteúdo. Os planejamentos de conteúdos de qualidade levam em consideração as buscas de palavras chaves.

As pessoas – e seus futuros clientes estão fazendo buscas online para encontrar uma solução como a que você oferece.

Ao adotar o Inbound Marketing, você aumenta as chances de sua empresa ser encontrada durante essas buscas e gerar mais oportunidades de fechar negócios.

O funil acima, exemplifica a jornada de compra e o processo de funil de vendas que tem no conteúdo seu combustível.

Ele é usado para atrair o lead (contato) que pode ter sido captado por um formulário ou uma landing page divulgado em campanhas, vídeos, redes sociais; vai ser nutrido com conteúdos: pode ser email marketing, blogs, ebooks, até ser levado a ação de fechar venda e por fim fidelizar com a marca.

Mas não é uma fórmula matemática nem uma ciência exata. É movida por testes, o gasto de muita massa cinzenta e estratégia.

O Inbound Marketing possibilita prever e antecipar resultados, além do desenvolvimento (e necessita) de um processo de vendas eficiente, previsível e escalável. E por que isso é importante?

Para ajudar na tomada de decisão, ou para expandir o seu negócio, é preciso estar atento a todas as etapas da jornada de compra.

“O Marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas.” – Philip Kotler.

Como Se Diferenciar?

“Em todos esses anos, nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece”. A clássica frase no episódio “Vivendo em um buraco, proferida pelo “guarda linhas” do Pica Pau.

Uma pergunta que fazemos para todos os clientes, em nossos briefings que é preciso fazer para você: qual é seu diferencial?

Como você se vê hoje e como se vê ou quer estar nos próximos cinco anos? Espero que não seja igual a essa manada que só vem fazendo a mesma coisa.

A mas meu “foco é no resultado” e de quem não é? Imagina que louco trabalhar e não ter o que mensurar?

Agora lá vai a dica: pare, pense, reflita e use a comunicação para chegar ao seu resultado. Você não precisa entender de posts, nem de distribuição de mídia, mas precisa entender a operação disso.

Como O Inbound Marketing Pode Te Tirar Da Vala Comum Da Comunicação?

O Inbound Marketing é considerado um novo marketing focado nos interesses, sentimentos, expectativas, dificuldades e desejos do ser humano.

É diferenciado porque esse tipo de marketing não interrompe as atividades do consumidor, alcançando-o na hora certa, no canal certo e com o conteúdo certo.

Conhecido como o marketing de atração, consiste em atrair potenciais clientes para seu site através de conteúdos relevantes que ajudem a resolver seus problemas do dia a dia, converte em leads com materiais mais profundos e ricos como manuais ou planilhas, mantém relacionamento/contato com seus leads e ajuda na sua jornada de compra.

Inbound marketing x funil de vendas

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Cada etapa representa uma fase do processo de compra do cliente em que ele tem diferentes níveis de conhecimento e interesse sobre o produto ou serviço.

1. Topo Do Funil (ToFu)

Nesta etapa, o cliente ainda não sabe muito sobre o produto ou serviço e está buscando informações.

O objetivo do  Inbound Marketing nesta fase é atrair o público com conteúdo educativo e relevante, como blogposts, vídeos, e-books, infográficos, podcasts e outros materiais.

Dessa forma, a empresa se estabelece como uma autoridade no assunto e conquista a atenção do público.

2. Meio Do Funil (MoFu)

Nesta etapa, o cliente já tem uma ideia do que precisa e está considerando as opções disponíveis.

O objetivo do Inbound Marketing nesta fase é nutrir o cliente com conteúdo mais específico e personalizado, como webinars, estudos de caso, demonstrações de produtos, entre outros.

O objetivo é apresentar a solução que a empresa oferece e mostrar como ela pode ajudar o cliente a resolver o problema ou atender a uma necessidade específica.

O conteúdo nesta etapa começa a ser mais voltado para a empresa e seus produtos ou serviços, mas ainda assim, deve ser educativo e relevante para o público.

3. Fundo do Funil (BoFu)

Nesta etapa, o cliente já está pronto para tomar uma decisão de compra. O objetivo do inbound marketing nesta fase é fornecer conteúdo que ajude o cliente a decidir pela solução da empresa, como depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações de produtos, garantias, entre outros.

O conteúdo nesta etapa deve ser mais focado em conversão e venda, mas ainda assim, deve ser útil e relevante para o cliente.

Inbound Marketing E Automação De Marketing

O  Inbound Marketing e a automação de marketing são duas estratégias que caminham juntas para ajudar as empresas a alcançarem resultados mais efetivos em suas estratégias de marketing digital.

Enquanto o inbound marketing se concentra em atrair, nutrir e converter leads em clientes, a automação de marketing visa automatizar e personalizar a comunicação com esses leads, de acordo com o estágio em que se encontram no funil de vendas.

Com a automação de marketing, é possível criar fluxos de comunicação personalizados para cada lead, enviando conteúdos relevantes e específicos para cada etapa do funil de vendas, aumentando assim as chances de conversão em vendas.

Além disso, a automação de marketing permite que a empresa acompanhe de perto o comportamento de cada lead, identificando em qual estágio do funil de vendas ele se encontra e quais são suas preferências e interesses.

Quais Os Recursos Do Inbound Marketing?

O inbound marketing é uma estratégia que utiliza diversos recursos para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Alguns dos principais recursos do inbound marketing são:

1. Marketing de conteúdo: produção de conteúdo relevante e de qualidade para atrair e engajar o público-alvo.

2. SEO: otimização do site e do conteúdo para que sejam encontrados pelos mecanismos de busca.

3. Redes sociais: utilização das redes sociais para divulgar o conteúdo e interagir com o público.

4. E-mail marketing: envio de e-mails personalizados para nutrir e converter os leads em clientes.

5. Landing pages: páginas de destino específicas para cada oferta, com o objetivo de capturar informações dos leads.

6. Formulários: utilização de formulários para capturar informações dos leads.

7. Materiais ricos, infográficos e webinars: conteúdos mais densos com informações relevantes para a sua persona

8.Mídia paga: A mídia paga pode ser utilizada em diversas plataformas, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras.

Ela é uma forma de complementar as outras estratégias de inbound marketing, garantindo que o conteúdo produzido seja visto por um número maior de pessoas que possam estar interessadas nos produtos ou serviços da empresa.

Exemplos De Inbound Marketing

Quer um exemplo de como o Inbound Marketing funciona na prática?

Uma empresa que vende soluções de TI trabalha constantemente a produção de conteúdo sobre diversos temas da atualidade como cibersegurança, ataques cibernéticos, atualizações do mundo da tecnologia e soluções como firewalls, softwares e soluções em nuvem.

Os conteúdos produzidos para o blog podem ser encontrados graças às otimizações de palavras-chave e SEO feitas para facilitar o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

O mesmo conteúdo é divulgado nas redes sociais e nas trilhas de nutrição de e-mail, direcionando o leitor para acessá-lo no blog.

Além disso, o conteúdo é impulsionado por mídia paga, como se fosse um “empurrãozinho” para que ele seja encontrado pelo usuário que digitou aquela palavra-chave, por exemplo “soluções de cibersegurança”.

Uma vez que a pessoa encontra este conteúdo, ela começa a interagir com a sua marca, que, se tiver um boa presença digital, irá transmitir autoridade e confiança.

No exemplo da empresa de soluções de TI, o técnico de TI de alguma empresa poderá ser essa pessoa que será nutrida pelos conteúdos.

Uma vez que este técnico percebe que a marca é autoridade naquele assunto e entra na sua base de leads, fica muito mais fácil de vender a solução que a empresa de TI oferece.

Afinal, ela não será vista como invasiva, pelo contrário, eles possuem um relacionamento saudável.

Ferramentas De Inbound Marketing

Existem diversas ferramentas de  Inbound Marketing que podem auxiliar as empresas a implementarem suas estratégias. Algumas delas são:

1.RD Station: ferramenta brasileira de automação de marketing, que oferece recursos como criação de landing pages, automação de e-mails, gestão de leads e análise de métricas.

2. SEMRush: ferramenta de SEO que oferece análises de palavras-chave, análise de concorrentes, monitoramento de backlinks e outras funcionalidades relacionadas ao SEO.

3. Google Analytics: ferramenta gratuita do Google que permite realizar análises de tráfego, comportamento do usuário, conversões e outras métricas relacionadas ao site.

4. Blog: Um blog é um site que serve para publicar conteúdos, como artigos e fotos. Essas publicações são chamadas de posts e são uma base importante para a estratégia de Inbound marketing.

5. Redes sociais: As redes sociais são plataformas onde as pessoas podem consumir conteúdo de outros gratuitamente, compartilhar o seu próprio conteúdo e conectar-se com outras pessoas através de gostos, comentários e mensagens privadas.

Por que contar com uma agência de Inbound Marketing?

Contar com uma agência de Inbound Marketing pode ser um verdadeiro diferencial estratégico para empresas que desejam aumentar sua presença online, atrair mais clientes e, consequentemente, impulsionar suas vendas. Aqui estão alguns motivos para considerar essa parceria:

Expertise 

As agências de Inbound Marketing são compostas por profissionais com amplo conhecimento em diversas áreas, como SEO, marketing de conteúdo, automação de marketing e análise de dados. Eles estão sempre atualizados sobre as últimas tendências e melhores práticas do mercado. Essa expertise significa que sua empresa terá acesso a estratégias comprovadas que podem ser customizadas para atender às suas necessidades específicas.

Economia de Tempo

Gerenciar campanhas de marketing pode ser uma tarefa extremamente desafiadora e que consome muito tempo. Ao contratar uma agência, sua equipe pode se concentrar em outras áreas do negócio. A agência se encarrega do planejamento, execução e monitoramento das campanhas, permitindo que você dedique mais energia a atividades fundamentais para o crescimento da empresa.

Estratégias Personalizadas

Uma boa agência de Inbound Marketing não oferece soluções genéricas. Ela trabalha para entender a fundo o seu negócio, público-alvo e objetivos. A partir disso, desenvolve um plano de ação customizado, utilizando as técnicas mais adequadas para maximizar seus resultados. Isso significa que cada conteúdo produzido, cada campanha lançada, é pensada especificamente para ressoar com os clientes que você deseja alcançar.

Aumento do Tráfego e Geração de Leads

Uma das principais funções do Inbound Marketing é atrair visitantes para seu site e convertê-los em leads. As agências utilizam técnicas como SEO e marketing de conteúdo para otimizar sua presença online e criar conteúdos que realmente interessam ao seu público. Isso resulta em um aumento significativo no tráfego do site e, consequentemente, na geração de leads qualificados.

Análise e Otimização de Resultados

As agências de Inbound Marketing não apenas implementam estratégias, mas também analisam constantemente os resultados. Utilizando ferramentas avançadas de análise, elas são capazes de medir o desempenho de cada campanha e identificar áreas que podem ser otimizadas. Isso permite ajustes em tempo real, garantindo que você obtenha o máximo retorno sobre seu investimento.

Criação de Conteúdo Relevante e Atrativo

Conteúdo é o coração do Inbound Marketing. As agências têm profissionais dedicados a criar conteúdo relevante que engaja e educa seus potenciais clientes. Desde blog posts e eBooks até vídeos e infográficos, esse conteúdo não apenas atrai visitantes, mas também estabelece sua empresa como uma autoridade em seu setor.

Construção de Relacionamentos Sustentáveis

O Inbound Marketing foca na atração e no relacionamento com o cliente. Agências especializadas ajudam a criar um relacionamento de longo prazo com seus leads e clientes, utilizando estratégias como nutrição de leads e e-mail marketing. Isso não apenas aumenta a taxa de conversão, mas também promove a fidelização dos clientes, resultando em vendas repetidas e indicações.

Adequação às Mudanças do Mercado

O mercado está em constante evolução, e as práticas de marketing também. Uma agência de Inbound Marketing tem a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, seja devido a novas tecnologias, comportamentos dos consumidores ou tendências do setor. Essa agilidade permite que sua empresa se mantenha competitiva e relevante.

Buscando uma estratégia de Inbound Marketing que venda? Fale com a Job!

A Job Content é especializada em fornecer leads qualificados para empresas B2B e indústrias, implementando processos recorrentes e automatizados de geração de leads no topo do funil.

Reconhecida como uma das melhores agências de marketing do país, nossa equipe desenvolve estratégias personalizadas para impulsionar oportunidades e vendas no mercado B2B.

Com uma visão estratégica em vendas, a Job Content se destaca por apoiar os clientes em todas as etapas do processo, garantindo resultados reais para o seu negócio.

Quer saber mais sobre  Inbound Marketing e como implementar essa estratégia incrível no seu negócio? Entre em contato conosco que iremos te ajudar!

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