Por Job Content
Em 03/10/2017
Veja por que o Inbound Marketing funciona em diversos negócios e gera resultados impressionantes quando bem planejado e executado.

Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing, o novo marketing que está conquistando consumidores e acelerando o crescimento de empresas. No entanto, ainda acredita que essa metodologia não funcionará para o seu negócio, não é mesmo?

Se você respondeu sim a essa pergunta, continue lendo post! Afinal, ter uma estratégia de marketing é crucial para qualquer empreendimento. Conhecer e compreender como as atuais estratégias funcionam é importante para escolher aquela que fará sua empresa crescer.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar porque o Inbound Marketing funciona para todas as empresas e gera resultados impressionantes quando bem planejado e executado. Acompanhe!

O Inbound Marketing considera as mudanças do comportamento do consumidor

Quando precisa adquirir algum produto ou serviço, você costuma fazer uma pesquisa online antes da compra, certo? Essa etapa de buscas é importante para encontrar e avaliar as soluções, escolhendo a que realmente atenderá suas necessidades.

Fazer pesquisa online é uma das mudanças que ocorreram no comportamento do consumidor nos últimos anos. Hoje, pesquisar por produtos e serviços no Google é uma atividade praticamente indispensável ao consumidor, que deseja sempre avaliar suas opções para fazer a melhor compra possível.

O Inbound Marketing funciona para diferentes empresas por que considera as mudanças no comportamento do consumidor. As ações e conteúdos desenvolvidos são pensados exatamente para que o potencial cliente encontre o seu negócio no momento em que busca informações para adquirir um produto ou serviço. Em outras palavras, é o consumidor quem vai atrás da empresa.

Atrai um público qualificado para a sua empresa

Um dos objetivos do Inbound Marketing é atrair pessoas interessadas nas soluções oferecidas pelo seu negócio. Para ilustrar o funcionamento dessa estratégia, vamos acompanhar o exemplo da empresa fictícia “Acelera”, que oferece um software de gestão para impulsionar o crescimento de pequenas empresas.

A persona da Acelera é o pequeno empreendedor que busca meios para organizar recursos financeiros e fazer seu negócio crescer. Ele já percebeu que gerenciar bem as finanças é crucial para a sobrevivência da empresa. Portanto, faz buscas online no Google por “planilha para controle financeiro” — ele ainda não sabe que existem softwares que podem ajudá-lo a resolver esse problema — e encontra alguns artigos com dicas úteis no blog da Acelera:

  • “Como controlar as finanças da sua pequena empresa”
  • “7 dicas de gestão financeira para pequenas empresas”
  • “3 ferramentas gratuitas para administrar as finanças do seu negócio”

Ao usar o Inbound Marketing e produzir posts para seu blog corporativo, a Acelera consegue atrair um público qualificado. Isto é, pessoas que se encaixam no perfil de cliente ideal: pequenos empreendedores que desejam controlar as finanças para o negócio crescer.

Mantém uma relação próxima com potenciais clientes

O Inbound é baseado na produção de conteúdo e no relacionamento com a persona da empresa. Essa estratégia permite que a organização se comunique diretamente com seus potenciais clientes, criando um relacionamento próximo e ficando na memória do consumidor.

Vamos voltar ao exemplo da Acelera? Após a leitura dos artigos, o pequeno empreendedor preenche um rápido formulário para fazer o download gratuito de uma planilha de controle financeiro que estava disponível ao final do post.

Quando ele baixa o documento, a Acelera gera um novo lead e capta dados valiosos: nome, e-mail e desafios enfrentados pelo empreendedor, por exemplo. A partir desse momento, uma relação vantajosa e próxima entre o lead (consumidor que demonstrou interesse nos conteúdos ou soluções ofertadas) e a Acelera é iniciada.

O lead receberá mais conteúdos gratuitos que o ajudarão a superar os desafios do seu negócio e poderá interagir com a empresa, deixando sua opinião, sugestão ou crítica nos comentários do blog, nas redes sociais ou por e-mail.

Já a Acelera tem um canal direto importantíssimo para estar sempre ao lado (e na memória) do pequeno empreendedor. Por meio de conteúdos úteis e relevantes, a empresa mantém uma relação próxima com o lead, fazendo com que ele sempre volte para a Acelera em busca de mais informações.

Educa os consumidores sobre as soluções oferecidas

Os conteúdos Inbound também educam o potencial cliente sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Esse processo de educação (nutrição de leads) faz com que ele avance na jornada de compra e chegue até o esperado momento de decisão e aquisição da solução ofertada.

A nutrição dos prospects pode acontecer de modo automatizado e escalável. Ou seja, a empresa pode educar diversos leads ao mesmo tempo, gerando valor para esses potenciais clientes e fortalecendo sua relação.

Com a linha direta que a Acelera gerou, a empresa educa seus leads sobre o software de gestão que oferece. Por meio de blog posts, ebooks mais aprofundados e e-mails automatizados de nutrição, a Acelera usa o poder do Inbound Marketing para fazer com que o pequeno empreendedor considere o software de gestão como uma boa solução para o crescimento do seu negócio — em vez de contar apenas com uma planilha de controle financeiro.

Aumenta a produtividade do time de vendas

Com leads educados, a produtividade dos vendedores aumentará. Isso acontece porque o time de vendas não gastará seu precioso tempo conversando com leads que não conhecem a solução oferecida, que não passaram por todo o processo de educação do Inbound Marketing. A equipe concentrará seus esforços nos leads que encontram-se na etapa de decisão da jornada de compras.

Continuando com o exemplo da Acelera, os vendedores da empresa abordarão os pequenos empreendedores que já consumiram conteúdos avançados e fizeram um teste gratuito do software, por exemplo.

Muitas vezes, a equipe comercial não precisa ser ampliada para a empresa vender mais. Os vendedores já contratados conseguem aumentar sua produtividade por que o Inbound prepara os leads para a compra. Quando eles conversam com o time de vendas, já conhecem a solução oferecida e buscam um auxílio para tomar a decisão final.

Incrementa as vendas da empresa

O Inbound Marketing, quando bem planejado e executado, gera um aumento considerável nas vendas da empresa. Isso é possível graças aos motivos já apresentados neste post e, principalmente, por que grande parte das ações de Inbound pode ser automatizada, permitindo que a empresa mantenha um relacionamento próximo com uma grande quantidade de leads. Quantos mais leads gerados e educados, mais oportunidades de negócios surgem.

Além disso, os conteúdos produzidos fortalecem a presença digital da empresa e geralmente têm uma validade longa, podendo ser utilizados por dois anos ou mais. Em outras palavras, os materiais elaborados hoje poderão gerar leads e vendas por um longo período de tempo.

Percebeu como o Inbound Marketing é um método que funciona para diversos negócios? Empresas de software, e-commerces, academias, escolas, cursos de línguas, clínicas odontológicas, lojas de móveis, entre outros negócios podem — e devem — utilizar o Inbound Marketing para alavancar as vendas.