Por Job Content
Em 20/03/2018

Seu hotel está preparado para ser encontrado online pelos turistas? Veja como usar uma poderosa estratégia digital para fazer marketing para hotéis!

O seu hotel está acompanhando a mudança no comportamento do consumidor de turismo? Antes, as viagens começavam nas agências. Hoje, começam na internet, em um bate-papo com os amigos, em blogs de viagens e programas de TV, por exemplo. Para acompanhar essas mutações é preciso investir em ações específicas de marketing para hotéis.

Segundo um relatório de tendências de Turismo do Sebrae, “47% dos turistas pesquisam nos sites das companhias aéreas, hotéis, etc.”. Seu hotel está preparado para ser encontrado online pelo seu público?

Neste post, você vai conferir um passo a passo para usar o Inbound Marketing para atrair turistas e reservar todos os quartos do seu hotel. Continue lendo para conhecer as etapas necessárias para impulsionar o número de reservas confirmadas fazendo marketing específico para o ramo de hotéis!

1º Passo: Defina sua Persona (qual é o perfil do seu cliente ideal?)

O primeiro passo dessa estratégia de marketing para hotéis é desenvolver a persona do seu hotel. Isto é, um perfil baseado nos seus clientes atuais e que representem o cliente ideal que você deseja ter como hóspede.

Veja um exemplo de persona resumida para um hotel da cidade de Piratuba, em Santa Catarina:

Carlos é um empresário de 50 anos que deseja passar mais tempo com a sua família. Para isso, ele viaja com sua esposa e seus filhos sempre que surge uma folga na agenda. Como tem uma alta renda mensal, se hospeda em hotéis de alto padrão que oferecem uma estrutura completa com muitas opções de lazer, localização privilegiada e conveniências para famílias. Ele prefere destinos menos visitados, mas tem dificuldade para encontrar informações sobre locais desse tipo. Ele faz pesquisas no Google em sites, blogs e redes sociais para conseguir encontrar cidades e hotéis para a sua viagem em família.

É a primeira vez que você vai elaborar uma persona? Confira o post O que é persona em Marketing Digital? Tudo que você precisa saber para aprender a montar esse perfil fundamental para uma estratégia de marketing para hotéis.

2º Passo: Desenvolva a jornada de compra

Com a persona elaborada, é o momento de desenvolver a jornada de compra. Isto é, documentar toda a jornada (caminho) que a persona percorre desde a decisão de viajar até efetuar a reserva no hotel.

Para ajudar nesta tarefa, confira o post Tudo sobre a Jornada do Cliente: a chave para você vender mais! para entender melhor esse conceito e desenvolver a jornada da sua persona. Veja também como ficou a jornada do cliente do hotel de Piratuba:

Aprendizado e Descoberta

Sempre que deseja viajar com a família, Carlos faz pesquisas no Google para encontrar destinos perfeitos para adultos e crianças. Como já viajou bastante, busca por destinos menos badalados, mas que oferecem lazer completo para a família. Em uma dessas pesquisas, descobriu as águas termais de Piratuba.

Reconhecimento do Problema

Curioso para saber mais sobre Piratuba e suas águas terapêuticas, Carlos busca por informações mais específicas sobre a cidade. Para isso, mergulha nos sites e blogs de viagens, assiste aos vídeos no YouTube sobre o local e lê avaliações das atrações e hotéis de Piratuba no TripAdvisor.

Consideração da Solução

Como identificou que Piratuba é interessante para sua família, começa a buscar opções de hotéis para se hospedar com a esposa e os filhos.

Decisão de Compra

Com as opções listadas, entra em contato com os hotéis selecionados para saber mais sobre as acomodações, opções de lazer, serviços e pacotes. Por fim, escolhe o hotel de alto padrão que mais atende as suas necessidades.

3º Passo: Captar novos leads (contato)

Persona e jornada de compras definidos, hora de captar mais pessoas com o mesmo perfil que a sua persona, o seu cliente ideal, agora como fazer isso? Uma boa opção é trabalhar com Landing Pages em que, resumindo, você oferece um material rico em informações que a sua persona tem interesse, por exemplo: um guia para escolher o melhor destino de viagens para a família, ou um guia com 10 estilos de viagens para fazer no Brasil e uma delas pode ser viagens para cidades com águas termais, porém, para a pessoa ter acesso a este material ela precisa fazer uma troca. Neste caso a troca acontece por um e-mail, que será utilizado para enviar mais informações e nutrir esta pessoa.

4º Passo: Estabeleça o funil de vendas do hotel

Ok, leads captados, volte sua atenção para o funil de vendas — uma ferramenta poderosa de marketing. Nesta fase, estabeleça os processos internos que vão ajudar a guiar o futuro hóspede durante a sua jornada de compra.

Se o funil de vendas é um conceito novo para você, leia o post Funil de Vendas: como entender o comportamento do consumidor? para compreendê-lo e desenvolver um adequado às necessidades do seu hotel.

5º Passo: Produza conteúdos para atrair o público desejado

Agora estão entrando novos leads (contatos) todos os dias na sua base: chegou o momento de produzir/ entregar conteúdos para cada estágio da jornada do cliente. Para isso, você precisa considerar os objetivos, problemas e desafios da sua persona e o seu comportamento durante o processo de compra.

Para ficar mais fácil compreender os tipos de conteúdos que podem ser produzidos para cada etapa da jornada de compra, um exemplo para hotéis da cidade de Piratuba:

Aprendizado e Descoberta

  • Blogpost: Piratuba: conheça o paraíso de águas termais
  • Blogpost: 8 motivos para curtir as Termas de Piratuba com a sua família

Reconhecimento do Problema

  • eBook: 8 ótimos estilos de viagem para fazer com a família
  • eBook: 10 dicas do que fazer em Piratuba com as crianças

Consideração da Solução

  • Blogpost: Destinos em Santa Catarina: por que escolher Piratuba?
  • Blogpost: Devo reservar um hotel de alto padrão ou um apartamento no Airbnb?

Decisão de Compra

  • Blogpost: 10 fatores para considerar ao escolher um hotel de alto padrão
  • Blogpost: 9 benefícios que só hotéis de alto padrão garantem para a sua família

Publique esses conteúdos no blog corporativo do hotel — um importante canal de atração do público-alvo e de marketing para hotéis. Esses conteúdos vão ajudar a sua persona a encontrar o hotel no momento em que mais precisa, além de fortalecer a presença digital do seu estabelecimento.

PS. todo esse processo de captação, nutrição, relacionamento e descida do lead no seu funil de vendas podem ser automatizados, a ponto de você saber o volume exato de leads que devem entrar no seu funil para gerar uma reserva, assim, consequentemente, lotar os seus quartos o ano inteiro.

6º Passo: Promova os conteúdos em seus canais online

Com os conteúdos produzidos é necessário promovê-los nos canais online do hotel para atrair o público desejado. Você pode compartilhá-los nas redes sociais da empresa e enviá-los para os leads cadastrados em sua lista de emails, por exemplo. Dedique um bom tempo para fazer uma promoção adequada dos conteúdos.

7º Passo: Nutra os leads gerados para o hotel

Você cumpriu a etapa anterior e começou a gerar leads com os ebooks repletos de dicas de viagem. Esses visitantes que forneceram seus dados de contato não podem ser deixados de lado! Você deve manter contato com eles para ajudá-los a avançar na jornada de compra.

Este processo é chamado de “nutrição de leads” e você pode usar uma ferramenta de automação de marketing para auxiliar no envio das mensagens por email. O conteúdo deve ser produzido e as mensagens programadas previamente para que a ferramenta envie os emails automaticamente, mesmo depois do expediente das equipes de marketing e vendas.

8º Passo: Trabalhe o pós-venda na estratégia de marketing para hotéis

Uma boa porcentagem dos leads nutridos confirmaram sua reserva, passaram alguns dias memoráveis no hotel e se despediram após o check-out. Agora começa outra etapa importante nessa estratégia de marketing para hotéis: o pós-venda.

Após a partida do hóspede, trabalhe o pós-venda para estreitar o relacionamento com ele. Essa atividade não pode ser ignorada e não deve ser vista apenas como uma forma de checar se o hóspede teve algum problema durante sua estadia.

Com os dados coletados antes, durante e após a permanência no hotel, por exemplo, é possível enviar mensagens com conteúdos específicos para fidelizá-lo, atraí-lo novamente e transformá-lo em um defensor do seu hotel, indicando-o para a sua rede de contatos.

Pronto! Agora você já sabe como fazer marketing para hotéis e lotar os quartos do seu estabelecimento. Use o poder dessa estratégia para ser encontrado pelos viajantes e aumentar o seu faturamento: entre em contato com um de nossos especialistas para saber como uma agência especializada em Inbound Marketing pode ajudar a aumentar o número de reservas efetuadas em seu hotel!

PS. se você achou esta estratégia interessante e gostaria de avaliar como ela pode ser aplicado no seu hotel, entre em contato neste link e solicite uma consultoria de uma hora grátis, isso mesmo sem custo pra você!

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