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ToggleDescubra por que o blog corporativo é um canal poderoso para aumentar as vendas da sua empresa e a se posicionar como uma autoridade no seu mercado!
Quando você precisa fazer uma compra importante, o que faz antes de ir à loja e passar o cartão de crédito na maquininha? Provavelmente faz pesquisas no Google, visita algum blog corporativo e assiste vídeos para achar a solução ideal para o seu problema ou necessidade, certo?
Esse é mesmo hábito que seus clientes têm! Eles também estão online fazendo pesquisas, visitando blogs empresariais, lendo infográficos e consumindo outros tipos de conteúdo.
Sabendo disso, a sua empresa está preparada lidar com esse novo comportamento de compra do consumidor? O seu potencial cliente encontra o seu negócio facilmente durante essas buscas online?
Caso as respostas sejam negativas, continue lendo este post para alterar essa situação! Você vai saber como o blog corporativo ajuda a sua empresa a ser encontrada na internet, por que esse canal é importante para qualquer negócio atualmente e conhecer os benefícios que o blog proporciona ao seu empreendimento.
O que é blog corporativo?
Você certamente já acessou uma variedade de blogs corporativos na sua busca por soluções para aumentar o faturamento do seu negócio — você está em mais um blog empresarial neste exato momento!
Em termos simples, o blog corporativo é um canal online que uma empresa pode usar para publicar diversos tipos de conteúdos para o seu público consumidor. É possível disponibilizar artigos, vídeos, eBooks, áudios, imagens, notícias, entre outros formatos de conteúdo sobre o seu mercado, os seus produtos, os seus serviços e o seu público-alvo.
A importância do blog empresarial
Indispensável para empresas atualmente, o blog corporativo é importante por diversos motivos: atrai mais consumidores para o negócio, ajuda a converter visitantes em leads e nutre os potenciais clientes para que avancem na jornada de compra e no funil de vendas.
“Publicações em blogs são responsáveis por conquistar uma média de 1,8 vezes mais visitantes para as empresas que praticam essa estratégia.” (Content Trends, 2017)
Vamos ver um exemplo no setor de turismo para essa importância ficar ainda mais evidente? Segundo dados do Sebrae Inteligência Setorial, “47% dos turistas pesquisam nos sites das companhias aéreas, hotéis, etc.” na hora de escolher um destino para sua viagem.
E o que isso significa exatamente? Que estabelecimentos do ramo — como agências de viagens, hotéis e pousadas — devem estar preparados para esse novo consumidor de turismo, fornecendo informações que o ajudem a escolher o destino, a viajar com segurança e a ter experiências memoráveis.
Mas como o blog ajuda a fazer tudo isso? Hotéis e pousadas que usam o blog empresarial em sua estratégia de marketing digital podem publicar conteúdos com dicas sobre o que fazer na cidade, como viajar de carro com segurança em família, como fazer a mala rapidamente, entre outros temas relevantes ao seu público-alvo.
Ao disponibilizar esses tipos de informações, o hotel ajuda a sua persona a resolver problemas relacionados à viagem, ganha a sua confiança e pode ser o estabelecimento escolhido para o turista se hospedar com a família.
Em outras palavras, o blog corporativo ajuda a empresa a vender mais por muito tempo (e gastando bem menos do que as ações de tradicionais de marketing).
As vantagens de um blog corporativo
Confira os principais benefícios que um blog empresarial poder gerar à sua empresa:
Melhorar o ranqueamento na pesquisa Google
Publicar conteúdos originais e de qualidade regularmente ajuda a melhorar o ranking do site empresarial na pesquisa Google. As postagens podem aparecer na primeira página dos resultados de busca sem que seja necessário pagar por anúncios.
E por que isso é importante? Porque o Google é o buscador mais usado no Brasil e no mundo e 90% de seus usuários clicam somente em resultados da primeira página. Logo, ter um bom ranking nesse mecanismo de busca é essencial para atrair mais visitantes, gerar mais leads, se posicionar como autoridade e, consequentemente, aumentar as vendas.
Se posicionar como uma autoridade no ramo
Os artigos, os infográficos, os vídeos e os demais conteúdos de qualidade compartilhados no seu blog ajudam a posicionar a sua empresa como autoridade no seu campo de atuação.
Um bom exemplo disso é o caso de uma empresa americana de piscinas de fibra de vidro, a River Pools and Spas. A empresa passava por uma situação difícil no final de 2009 devido à crise financeira que afetou a economia mundial no ano anterior. Muitos de seus clientes desistiram da instalação e solicitaram a devolução de depósitos — que chegavam até 50 mil dólares!
Diante de um cenário nada promissor, o CEO da empresa começou a produzir conteúdos para o blog corporativo. E o que ele publicou nesse canal? Respostas às dúvidas mais comuns de seus clientes, como “quanto custa uma piscina de fibra de vidro”.
Com essa prática, a empresa se posicionou como uma autoridade no seu segmento e se tornou líder de mercado, vendendo mais do que qualquer outra empresa do ramo na América do Norte. Todo esse crescimento aconteceu em apenas dois anos depois do início da produção de conteúdo para o blog corporativo.
Manter um relacionamento próximo com o seu público
Uma outra vantagem do blog empresarial é a possibilidade de manter um relacionamento estreito com os consumidores. Essa proximidade permite conhecer melhor o público e disponibilizar conteúdos mais precisos e relevantes para conquistar novos clientes.
Os visitantes podem interagir com o conteúdo do blog, deixando comentários, fazendo sugestões, compartilhando experiências, tirando dúvidas, respondendo enquetes ou fazendo pedidos específicos de conteúdo.
Além de poder responder à essas interações, a empresa também pode avisar aos leitores e leads quando um novo post é publicado — seja enviando um e-mail marketing, seja enviando uma web push notification no navegador.
Impulsionar as vendas da sua empresa
Empresas que fazem marketing de conteúdo corretamente e alimentam seu blog corporativo com posts estratégicos notam um aumento nas vendas.
Isso acontece porque os conteúdos não são entretenimento! São materiais produzidos para atrair mais visitantes, educar o consumidor em relação à solução oferecida, captar leads e, claro, gerar oportunidades de vendas.
Percebe como o blog corporativo pode ser o canal que falta para aumentar o faturamento da sua empresa? Dê uma oportunidade a essa estratégia de marketing digital: comece a produzir conteúdos que vão atrair, encantar e conquistar novos clientes!
Agora que você já sabe por que sua empresa não pode ficar sem um blog corporativo, que tal continuar a leitura e descobrir por que o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para impulsionar suas vendas e expandir o seu negócio?