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ToggleVocê sabe por que muitos projetos de Marketing Digital fracassam? Por trás disso existem muitos erros sendo cometidos. Veja quais são e como evitá-los!
A gente vê por aí muitas estratégias de Marketing Digital dando certo, gerando bons resultados e que até se tornam cases de sucesso! Só que existe o outro lado do marketing, aquele que ninguém vê e que poucos contam, mas que muitos vivem: o do fracasso.
Você pode até estar passando por isso agora, se sentindo frustrado com a sua estratégia de Marketing Digital, mas a verdade é que o fracasso só acontece quando algum erro, ou vários erros são cometidos.
Já parou para pensar porquê a sua estratégia de Marketing Digital não alavanca de vez? Será que não tem algo de errado aí no meio do processo? Às vezes pode ser falta de sorte, mas na maioria é porque algo precisa ser refeito ou alinhado. Quando isso acontece é hora de repensar! Para lhe ajudar a descobrir se você está cometendo alguma falha, listamos 8 dos maiores erros que podem levar seu projeto de Marketing Digital ao fracasso.
Continue lendo, nós vamos lhe ajudar a identificar os erros da sua estratégia e o que fazer para solucionar!
1. Não ter objetivos
Se você tem uma estratégia definida de Marketing Digital, mas não tem objetivos específicos, mensuráveis, com prazo e que são reais para serem atingíveis, é impossível saber o que o seu marketing está gerando e se os seus esforços estão valendo a pena. É como se você fizesse cada ação simplesmente por fazer, assim você não sabe o que quer e o que deseja atingir.
É por isso que além do planejamento, é preciso definir objetivos para a sua estratégia de Marketing Digital. Um exemplo pode ser: “gerar 50 leads por meio de anúncio patrocinado em um mês”, veja como ele é real, eficaz e fácil de ser entendido pela equipe que vai realizá-lo.
2. Não definir sua persona
Esse é um dos erros de marketing mais forte e frequente: você sabe para quem as suas ações são direcionadas? Não entendeu? As suas ações de marketing precisam ser direcionadas para o seu consumidor, mas se você não conhecer a fundo quem ele é, a sua estratégia tem muitas chances de não dar certo e você vai desperdiçar tempo e dinheiro com o público que não tem interesse em comprar de você, é simples assim.
Por isso, é necessário definir a persona do seu negócio, se você tiver mais produtos ou serviços e assim vários públicos, também vai ser preciso identificar o perfil de cliente ideal do seu negócio.
Ainda não tem sua persona definida? Não perca mais tempo: entenda o que é a persona e saiba como criar a sua.
Com essas definições, as chances da sua estratégia dar certo e gerar resultados são maiores porque você vai saber como direcionar o seu marketing e qual material produzir para resolver um problema ou dor da persona.
3. Não entender a jornada de compra
Você conhece a jornada que os seus clientes passam até comprar de você? Não?! Aí está o erro, não saber quais são as etapas que o cliente passa. Isso gera um problemão, porque você não vai conseguir entregar o material que o seu lead precisa em cada estágio.
E isso é bastante preocupante, segundo pesquisa da Corporate Executive Board, 57% da Jornada de Compra é concluída antes que o comprador converse com o setor vendas, e se você não souber quais são os estágios que o seu cliente passa, quais são os problemas que ele quer resolver, considerações que ele faz antes da compra, não vai conseguir criar um conteúdo que o atraia e que o faça evoluir na jornada de compra.
E o processo de compra é muito mais complexo do que você pode imaginar, conhecê-lo é fundamental para executar a sua estratégia de Marketing Digital, procure conhecer as etapas da jornada do seu cliente, temos um conteúdo que pode lhe ajudar: Tudo sobre a Jornada do Cliente: a chave para você vender mais!
4. Não conhecer as ferramentas e plataformas
A tecnologia é grande aliada de uma estratégia de Marketing Digital, mas não conhecer o propósito de cada ferramenta, plataforma e rede social que existe pode fazer tudo ir por água abaixo: você não vai produzir o conteúdo adequado e nem vai saber como usar cada uma e explorar tudo o que ela oferece. A consequência? Não terá resultados.
Por mais que muitas pessoas pensem que é só comprar uma ferramenta que ela vai fazer tudo o que precisa sozinha, que é só ter uma conta nas redes sociais e usar a mesma linguagem para se comunicar com a sua audiência, isso está muito errado!
Para ter resultado, você precisa conhecer todas as redes que for usar para promover o seu conteúdo, entender a utilidade de cada ferramenta e plataforma, não sair contratando qualquer uma e claro, escolher aquelas que vão facilitar de alguma forma o seu serviço e que façam sentido para o seu negócio. Lembre-se que cada uma existe por um objetivo e tem premissas diferentes, procure conhecer.
5. Não alinhar o conteúdo de acordo com o seu cliente
Esse erro pode ser comparado com uma consulta médica, se o profissional não entender a dor do paciente e o que ele precisa para melhorar pode diagnosticá-lo errado e claro, dar o tratamento que não funciona. Além de ser prejudicial para o paciente, na próxima vez em que ele ficar doente não vai mais procurar esse consultório.
Acontece o mesmo com os conteúdos que devem ser produzidos pela sua empresa, se você não resolver nada na vida do seu público, não resolver nenhum problema, gerar valor vai ser difícil.
Você precisa pensar com a cabeça do seu cliente, se colocar no lugar dele. É como disse Vitor Peçanha, co-founder e CMO da Rock Content, “o marketing se trata mais de pessoas do que qualquer outro motivo!” Então, se você quer saber como vender mais e ter resultados no Marketing Digital, comece entendendo que é o seu cliente e quais necessidades ele tem, afinal é para conquistá-lo que a estratégia foi criada.
P.S.: O conteúdo produzido não pode ser genérico, fuja daquilo que já está escrito na internet, faça diferente e melhor. Aprenda aqui como escrever para o seu blog e ser relevante para o seu público.
6. Não ter o conhecimento necessário
Você acha que para fazer um bolo é só seguir a receita que vai dar certo? E no marketing, é só seguir o planejamento que vai dar resultado? Então você não entende nada de bolo e muito menos de marketing. Existem detalhes, incrementos e técnicas por trás daquele bolo fofinho, lindo e gostoso. Assim como em uma boa estratégia de marketing, não basta só seguir uma receita.
É como nosso CEO, Jean Paulo, costuma falar: “se fosse fácil todo mundo fazia!”
E se você não tiver o conhecimento necessário para comandar um projeto de marketing, sabendo o que fazer em cada etapa, o que ajustar quando há algo de errado, como executar o processo, o único resultado será o fracasso.
Nessa hora é preciso contar com alguém que saiba qual processo deve ser seguido e entenda da metodologia, sabendo principalmente, a sequência de atividades que deve ser feita e qual tecnologia pode-se utilizar.
7. Não ter um bom alinhamento entre marketing e vendas
Se os seus times de marketing e vendas não estiverem alinhados, é muito provável que aconteça isso na sua estratégia:
Apenas 5% dos vendedores disseram que os leads que receberam do marketing eram de alta qualidade.
Apenas 22% dos vendedores disseram que o marketing era sua melhor fonte de leads.
Já o alinhamento entre marketing digital, times de venda e marketing pode fazer toda diferença:
Organizações com vendas e marketing estreitamente alinhadas alcançam taxas de retenção de clientes 36% maiores.
Essas organizações também tiveram taxas de vendas 38% maiores.
Quando as equipes de vendas e marketing estão em sincronia, as empresas se tornaram 67% melhores no fechamento de negócios.
O alinhamento dos setores de vendas e marketing impacta em um crescimento de receita até 3 vezes maior.
A falta desse alinhamento só gera prejuízos ao seu negócio, já quando essas equipes trabalham em sincronia, além de ser o correto, os seus resultados aumentam automaticamente e exponencialmente. Os números já dizem tudo.
8. Não ter processo de venda definido
Como a sua empresa vende? Você sabe responder qual método ou estratégia vocês utilizam para chegar até o cliente? Não se assuste, mas infelizmente, não saber é muito comum, muitos dos nossos clientes não tinham esse processo definido e até nem sabia como o cliente havia encontrado a empresa.
Não ter o processo de venda definido ou ter um responsável no comercial que não entende a venda ou está perdido, ocasiona na falta de resultados. Se os vendedores não tiverem um processo para seguir com o direcionamento certo não vão conseguir vender.
Crie um processo de vendas claro, com todas as tarefas necessárias, com começo, meio e fim bem definidos.
Aprenda com seus erros de Marketing Digital!
Conseguiu descobrir o que leva estratégias de Marketing Digital ao fracasso? Identificou algum erro na sua estratégia? Calma, errar é humano, não desanime. Agora é necessário corrigir o mais rápido possível.
Vamos dar os passos certos?
Quer levar seu projeto de marketing digital do fracasso ao sucesso em vendas com segurança? Nós podemos lhe ajudar a entender melhor como ingressar o seu negócio na nova economia digital! Conheça o sucesso dos cases de marketing digital dos nossos clientes e agende uma avaliação GRATUITA! Oferecemos uma hora de consultoria grátis para entender melhor a sua empresa e como podemos ajudar, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!