Você considera o lnbound Marketing uma boa alternativa para vender mais e fazer seu negócio crescer, mas fica apreensivo pois não sabe qual impacto essa metodologia causará nos processos internos da empresa?

A implementação de uma estratégia de marketing digital pode parecer muito complicada e técnica, pois requer conhecimentos específicos e familiaridade com ferramentas e termos da área. Entretanto, com o auxílio de especialistas você verá que é só uma impressão — o Inbound Marketing também pode ser implementado em micro e pequenas empresas sem dificuldades.

Para te ajudar a mandar a insegurança embora e tomar a decisão certa, preparamos este artigo para você conhecer 5 benefícios de adotar o Inbound Marketing em seu negócio. Continue a leitura e confira o que sua empresa ganhará com essa estratégia!

1. Comunicação adequada ao novo perfil do consumidor

O Inbound considera a jornada que o potencial cliente passa até o momento de decisão da compra. Atualmente, o consumidor passa por quatro estágios quando precisa adquirir algum produto ou serviço:

  • Aprendizado: o consumidor aprende/descobre algo sobre determinado problema.
  • Consciência: o consumidor descobre sintomas desse problema ou necessidade.
  • Consideração: o consumidor identifica e nomeia o problema que precisa ser resolvido.
  • Decisão: o consumidor estabelece como resolverá sua necessidade.

Essa estratégia de marketing digital comunica-se adequadamente com o novo consumidor, que passa por esses estágios realizando pesquisas online para encontrar uma solução para o seu problema. A empresa faz com que o potencial cliente a encontre no momento em que precisa, sem interrompê-lo com anúncios invasivos em suas atividades cotidianas.

2. Construção de autoridade com Inbound Marketing

Produzir conteúdos de valor é uma atividade crucial do Inbound Marketing. Por meio de conteúdos relevantes e úteis, pensados para cada etapa da jornada de compras, é possível alcançar os potenciais clientes.

Com uma produção planejada e constante, a empresa demonstra pleno conhecimento da sua atividade e constrói autoridade perante a sua audiência, passando a ser referência na área. Com esse status, o negócio ganha visibilidade, passa a ser procurado por mais consumidores e aumenta as chances de alavancar o faturamento.

3. Geração de leads qualificados

Com os conteúdos produzidos, é possível gerar leads qualificados. Isto é, captar os dados de contatos de consumidores com grandes chances de se tornarem clientes. Ao gerar leads com o perfil desejado, a empresa potencializa o trabalho dos vendedores e as vendas podem aumentar consideravelmente sem precisar realizar novas contratações na equipe comercial.

4. Mensuração e otimização das ações de marketing digital

Outra vantagem do Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar, analisar e otimizar as ações realizadas para gerar ainda mais resultados para a empresa. Com as ferramentas de marketing digital corretas, é possível saber o número de acessos nos posts do blog, de visitantes do site, taxa de conversão, origem dos acessos, entre outros dados.

Isso é importantíssimo porque os potenciais clientes passam por caminhos diferentes até chegarem a etapa mais esperada pela empresa: a compra. Por exemplo, podem agendar uma consultoria após a leitura de um ebook que baixaram no site ou podem efetuar uma compra após a lerem um blog post repleto de dicas de decoração e com hyperlinks para a loja online.

Com a mensuração, é possível verificar quais caminhos dão resultados e quais podem ser melhorados para facilitar a conversão do lead.

5. Aumento das vendas

Por último, podemos afirmar que o seu negócio certamente verá um aumento nas vendas com uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada e executada.

Isso acontece porque o Inbound permite que empresa mantenha um relacionamento próximo e vantajoso com seus leads. O consumidor recebe conteúdos gratuitos, conhece mais as soluções oferecidas e o negócio recebe a permissão para enviar mensagens diretas ao potencial cliente, o que facilita sua qualificação e preparação para efetuar uma compra.

Como você pode notar, é possível alcançar o potencial cliente no momento certo, posicionar a empresa como uma autoridade na área, gerar leads qualificados e mensurar e otimizar as ações realizadas para incrementar as vendas. De acordo com o relatório “Estado do Inbound Marketing no Brasil”, 92% dos negócios que adotam essa estratégia digital estão tendo resultados positivos.

Se você ainda não implementou o Inbound, faça um teste e comece a ver resultados na sua empresa!