Veja o que é necessário para ter sucesso nos primeiros passos de marketing digital da sua empresa e não perder clientes para a concorrência!

Você já sabe que investir em marketing digital para a sua empresa é importante, mas sabe por onde começar suas ações online? Se a sua resposta foi “facebook”, saiba que o marketing online vai muito além das redes sociais!

É preciso fazer um planejamento, desenvolver um site, atentar-se à presença digital e implementar uma série de estratégias para ter resultados positivos.

E foi pensando nisso que preparamos este post! Continue a leitura para dar os primeiros passos em marketing digital corretamente e não perder clientes para a concorrência.

Antes de aprender como dar os primeiros passos no Marketing Digital, assista ao vídeo abaixo que traz informações valiosas de como definir as suas metas e objetivos para então alcançar resultados efetivos no marketing. Confira:

Faça um plano de marketing digital

O planejamento é uma etapa indispensável no marketing digital. Afinal, você precisa saber onde sua empresa está para conseguir se organizar e chegar ao destino certo. Esse documento vai guiar todas as ações a serem realizadas e aumentar as chances de vender mais pela internet.

É nesta etapa que você vai fazer um diagnóstico do marketing digital da sua empresa, definir os objetivos que deseja alcançar, desenvolver as personas, elaborar a jornada do cliente, escolher as estratégias e definir quais ferramentas usar para agilizar e automatizar os processos online.

Aprenda sobre a jornada do cliente

Antes de efetuar uma compra na sua empresa, o consumidor passa por uma jornada específica de quatro estágios. Conhecer essa trajetória vai fazer a diferença nas suas ações de marketing digital.

Você vai preparar o seu site e produzir conteúdos certeiros que atendem as diferentes fases dessa jornada. Além disso, vai poder treinar seu time comercial para saber identificar em qual estágio o consumidor encontra-se e usar a abordagem adequada à situação.

Curioso para aprender mais? Confira o post “Tudo sobre a Jornada do Cliente: a chave para você vender mais!” para conhecer os detalhes de cada etapa e conferir um exemplo prático dessa jornada sendo usada nas ações de marketing digital.

Desenvolva um site para a sua empresa

Uma pergunta e um comentário muito comuns que empreendedores fazem são: “Eu preciso ter um site para fazer marketing digital? Minha empresa já posta no Facebook, então já estou fazendo Marketing Digital!”

Se você também pensa do mesmo jeito, certamente está perdendo clientes para a concorrência! As redes sociais são canais importantes para as empresas alcançarem o público desejado, mas não são suficientes para usar todo o poder do marketing digital para fazer seu negócio vender mais e crescer.

Lembre-se de que suas páginas nas redes sociais são como casas alugadas. Elas não são suas e você precisa seguir as regras da plataforma se quiser continuar ocupando o espaço. E essas exigências nem sempre beneficiam as empresas.

Além disso, o consumidor não está apenas nas redes sociais! Ele utiliza mecanismos de busca, como o Google, para fazer pesquisas e encontrar a solução ideal para resolver o seu problema.

E para aparecer nos resultados de busca, é preciso que sua empresa tenha um site bem estruturado, compatível às necessidades da persona e de acordo com as exigências do mercado e dos mecanismos de busca.

Pense no site como o seu terreno quitado na internet. Ele é todo seu e as regras são suas! Você pode construir sua casa como quiser e usar as melhores estratégias para atrair mais visitantes para o seu espaço online e impulsionar as vendas.

Atente-se à presença digital do seu negócio

Como acabamos de ver, o consumidor não concentra suas ações online apenas nas redes sociais. Ele também está buscando informações em outros espaços da internet.

E o que isso significa? Que é importante atentar-se à presença digital da sua empresa!

A presença digital consiste em saber usar todos os canais online para transmitir seu posicionamento, autoridade, credibilidade, manter um relacionamento vantajoso e próximo com seu público e vender mais para ele.

Produza conteúdo para o seu blog corporativo

A produção de conteúdo deve ser a base das suas ações de marketing digital. Afinal, o seu público está buscando informações úteis e relevantes para solucionar seus problemas.

Portanto, veicular somente anúncios e ter um site que só fala da sua empresa e das soluções oferecidas não vai gerar bons resultados por muito tempo. É preciso atrair o consumidor para o seu site empresarial por meio de conteúdos valiosos para ele.

E como fazer isso? Desenvolvendo um blog corporativo e produzindo conteúdos relevantes para a sua persona constantemente.

Você pode usar o Inbound Marketing para isso, por exemplo. Essa estratégia utiliza a produção de conteúdo como principal atividade para atrair mais consumidores interessados no que sua empresa tem a oferecer.

Automatize ações de marketing digital

Por fim, conte com o auxílio de ferramentas de marketing digital para automatizar diversas atividades e aumentar a produtividade da sua empresa.

O marketing digital requer a execução de muitas tarefas e realizá-las manualmente vai ocupar boa parte do seu tempo. Automatizá-lo é fundamental para conseguir vender mais sem precisar realizar novas contratações e concentrar seus esforços em outras atividades que também vão trazer resultados positivos para sua empresa.

Com uma ferramenta de automação de marketing, por exemplo, é possível transformar sua empresa em uma máquina geradora de vendas. O que isso quer dizer? Que você vai ter um sistema que trabalha 24 horas por dia para atrair consumidores para o seu site e transformá-lo em clientes fiéis da empresa.

Pronto! Agora você já sabe quais são os primeiros passos essenciais para fazer marketing digital e colher bons resultados.

Que tal continuar a leitura e descobrir como transformar sua empresa em uma máquina de vendas? Preencha o formulário abaixo e receba nosso guia prático para aprender a fazer isso e impulsionar as vendas!