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ToggleO inbound marketing é uma metodologia que visa atrair, nos meios digitais, clientes que já possuem potencial de compra. Descubra como o inbound marketing para indústria 4.0 pode simplificar o seu processo de venda e estimular a geração de novos negócios!
O maior desejo das indústrias tem sido gerar mais e melhores negócios, uma vez que fechar negócios no setor industrial brasileiro se tornou um desafio. Em parte, por conta da grande concorrência que o segmento enfrenta, pelo baixo desenvolvimento do setor nos últimos anos e também pelo fato de “ficar na mão”, em grande parte, de seus representantes.
A dificuldade enfrentada pelo mercado se intensifica quando lembramos que o setor trabalha com vendas complexas – vendas que necessitam de mais conhecimento e um processo bem estruturado para funcionar, onde o seu vendedor precisa assumir um papel mais consultivo.
Para conquistar os objetivos desejados é indispensável que as indústrias, mesmo as já consolidadas, se reinventem e estabeleçam diferenciais competitivos. Uma ótima oportunidade para isso é apostar em ações e estratégias do marketing de atração.
Esse é o marketing que conhecemos como inbound marketing!
Neste post você vai entender como o inbound marketing para indústria 4.0 funciona e como ele pode simplificar a geração de negócios aí na sua indústria. Você vai ver sobre:
- Mudança nos hábitos de consumo
- Definição do inbound marketing
- Jornada de compra da indústria 4.0
- Benefícios do inbound marketing para indústria 4.0
- Mitos sobre o inbound marketing para indústria
Confira!
Mudança nos hábitos de consumo
O Global Digital Report – pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social que traz insights atualizados sobre a penetração da internet no mundo. Ela mostrou que o Brasil é o segundo país onde as pessoas mais consomem tempo na internet.
Segundo o estudo, em média, nós brasileiros, investimos mais de 9h por dia nos meios online para nos relacionar e interagir – com outras pessoas, bem como com marcas –, solucionar dificuldades e principalmente, para consumir produtos e serviços.
Um exemplo disso é que fazemos simples pesquisas na internet para encontrar números de telefone, aprender novas receitas ou mesmo para solucionar dificuldades mais complexas, como entender o termo indústria 4.0 e seus impactos para o desenvolvimento do setor.
Logo, não estar presente no mundo digital hoje é o mesmo que não ter um anúncio nas listas telefônicas nos anos 90.
E se engana quem pensa que as mudanças estão afetando apenas o mercado varejista. Sem sombra de dúvidas, empresas de todos os segmentos estão sendo atingidas diretamente por essas mudanças!
E em um futuro breve, negócios que insistem no modelo tradicional e que não se adequam à nova realidade, certamente, perderão espaço no mercado.
Definição do inbound marketing
Diferente do marketing tradicional que funciona com a premissa da interrupção – você interrompe o seu público para transmitir sua mensagem – o inbound tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores que têm potencial de compra para o seu negócio.
O que torna o inbound marketing uma metodologia tão eficiente são as suas quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento.
- Atração: O primeiro passo é conseguir atrair tráfego qualificado para os canais digitais do seu negócio, com o objetivo de transformar completos estranhos em visitantes regulares por meio da produção de conteúdo relevante.
- Conversão: Depois de atrair um grande volume de visitantes é hora de transformá-los em leads (pessoas que são oportunidades reais de venda).
- Venda: Nessa etapa você precisa avaliar os prospects que estão munidos de informação suficiente e então fechar a venda.
- Encantamento: E por último, chegou a hora de encantar seus clientes e transformá-los em promotores da sua marca.
Assim como a forma de comunicação do inbound não é a mesma do marketing tradicional, os canais por onde essas informações vão ser transmitidas também são outros.
Enquanto que no marketing tradicional toda a comunicação é feita por meio de propagandas na TV ou no rádio, no inbound marketing todo contato é realizado através de canais digitais.
E se engana quem pensa que o inbound é uma estratégia criada para o modelo de vendas B2C (empresa para consumidor).
Longe disso, a metodologia foi pensada especialmente para negócios entre empresas (vendas B2B), com o objetivo de simplificar o processo de vendas complexas que acontece no segmento. Ou seja, inbound marketing para indústria 4.0 funciona, é possível sim de ser feito.
Jornada de compra da indústria 4.0
No universo das negociações entre empresas, os produtos/serviços possuem um valor agregado maior. Como consequência, a jornada de compra é mais longa e os seus vendedores precisam investir mais esforços para conseguir fechar o negócio. Ou seja, é necessário realizar mais ligações e reservar mais tempo para reuniões.
Além disso, a decisão é fundamentada em informações precisas, com base em desempenho técnico e garantia de qualidade, o que também torna o processo mais longo.
De maneira resumida, o processo de venda na indústria é formado por quatro diferentes etapas:
- Aprendizado e descoberta: Nesse primeiro contato, o seu potencial cliente ainda não tem consciência do seu problema. Logo, esse é o momento no qual você captura a atenção dele e se posiciona como uma referência.
- Reconhecimento do problema: Na segunda fase da jornada você ajuda o seu prospect a reconhecer que tem um problema.
- Consideração da solução: Assim que seu lead já reconhece que tem um problema, sem dúvida ele irá buscar fornecedores que podem ajudá-lo a solucionar essa dificuldade. Logo, chegou a hora de você demonstrar como seu produto/serviço pode ajudar.
- Decisão de compra: Na última etapa da jornada, o cliente está pronto para decidir qual é a melhor solução e então realizar a compra.
Sem sombra de dúvidas, essa jornada não é nenhuma novidade para você. O que é novo aqui é como o ambiente digital pode simplificar e mesmo facilitar esse processo. Ao menos, é isso que mostra um estudo encomendado pelo Google.
De acordo com o “Capturing The Offline Impact of Online Marketing B2B” negociações entre empresas iniciam no ambiente online e terminam no mundo offline – especialmente no caso de indústrias.
A pesquisa, que analisou empresas do setor de máquinas industriais, suprimentos industriais e embalagens/transporte, apontou ainda que, em média, dois terços das compras B2B tiveram uma influência significativa do marketing digital.
O inbound marketing impacta profundamente as negociações B2B. Portanto, não deixe de conferir o próximo tópico e saber quais são os benefícios desse formato para a indústria.
Benefícios do inbound marketing para indústria 4.0
Facilita a captação de clientes com perfil de compra
Quando empregamos as estratégias e ações do inbound marketing na indústria, o processo de prospecção e qualificação dos clientes se torna mais fácil e assertivo.
Isso porque, ao invés dos seus vendedores realizarem prospecções frias – onde não é possível prever com antecedência quais os problemas do seu potencial cliente –, com o inbound são os clientes com perfil de compra que chegam até o seu negócio buscando pelas suas soluções.
Prepara clientes que ainda não estão prontos
Ao invés de destinar todos os esforços dos seus vendedores para realizar todo processo de venda com os seus potenciais clientes, com o inbound você faz com que seu lead caminhe sozinho por boa parte da jornada de compra até chegar no momento da decisão.
Promove um relacionamento e cria promotores para a marca
Se engana quem acredita que o ciclo de vendas termina após a entrega do produto! É durante o pós-venda que o seu negócio pode fortalecer o relacionamento de confiança com os seus clientes e ainda criar promotores para sua marca.
Reduz seus custos com marketing
Diferente do marketing tradicional que tem como objetivo atingir um volume grande de pessoas, o inbound marketing é uma estratégia direcionada apenas para o público que tem perfil de cliente para o seu negócio.
Isso evita que você desembolse altos investimentos com pessoas que jamais irão adquirir seus produtos/serviços.
Torna mensuráveis as ações de marketing do seu negócio
Quando uma marca investe em anúncios na TV, no rádio ou propagandas em outdoors, dificilmente irá conseguir mensurar o número de pessoas impactadas ou mesmo o retorno conquistado com o investimento.
Mitos sobre o inbound marketing para indústria 4.0
MITO #01: Meu cliente não está na internet!
Segundo o estudo encomendado pelo Google, quase metade de todos os pesquisadores têm entre 18 a 34 anos.
Essa geração é conhecida como os millennials ou geração Y e é composta por nativos digitais. Ou seja, são pessoas que nasceram na era dos equipamentos eletrônicos, da ascensão da internet e nunca conheceram um mundo sem as redes sociais.
Uma vez que essa geração é nativamente digital, eles estão usando a internet onde quer que estejam fazendo pesquisas de produtos, comparando preços, lendo mais sobre produtos e fechando negócios.
MITO #02: O valor do projeto de inbound marketing para indústria 4.0 é muito caro.
Segundo a Resultados Digitais, o inbound marketing é 62% mais barato que o marketing convencional.
Isso porque, diferente do marketing tradicional, no inbound você pode metrificar e otimizar todas as suas ações.
MITO #03: Já trabalho nas redes sociais do meu negócio, e já está tudo certo!
As redes sociais são um dos pilares de uma estratégia de inbound marketing bem planejada, contudo, ao contrário do que muitos acreditam, não é o único pilar.
Além de cuidar do social do seu negócio, também é preciso trabalhar na produção de conteúdo e em estratégias de SEO (conjunto de técnicas de otimização para sites).
MITO #04: O inbound marketing para indústria 4.0 não funciona!
Se engana quem acredita que o inbound é uma metodologia criada para o modelo de vendas B2C.
Longe disso, a metodologia foi pensada especialmente para negócios entre empresas (vendas B2B), com o objetivo de simplificar o processo de vendas complexas do segmento.
Veja, por exemplo, como o projeto de inbound marketing gerou mais vendas e ampliou a linha de produtos da Perfil Maq em apenas 10 meses. Já a Metaro aumentou em mais de 100% as suas vendas anualmente, depois que iniciou um projeto de inbound marketing.
Motivos não faltam para você dar o primeiro passo aí, na sua indústria. Portanto, se você quer saber como aplicar a metodologia do inbound marketing na sua indústria e começar a captar clientes na internet, agende agora mesmo uma conversa com nossos especialistas!
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