jean-paulo-de-oliveira Por Jean Paulo Oliveira
Em 05/04/2021

O inbound marketing é uma metodologia que visa atrair, nos meios digitais, clientes que já possuem potencial de compra. Descubra como o inbound marketing para indústria 4.0 pode simplificar o seu processo de venda e estimular a geração de novos negócios!

O maior desejo das indústrias tem sido gerar mais e melhores negócios, uma vez que fechar negócios no setor industrial brasileiro se tornou um desafio. Em parte, por conta da grande concorrência que o segmento enfrenta, pelo baixo desenvolvimento do setor nos últimos anos e também pelo fato de “ficar na mão”, em grande parte, de seus representantes.

A dificuldade enfrentada pelo mercado se intensifica quando lembramos que o setor trabalha com vendas complexas – vendas que necessitam de mais conhecimento e um processo bem estruturado para funcionar, onde o seu vendedor precisa assumir um papel mais consultivo. 

Para conquistar os objetivos desejados é indispensável que as indústrias, mesmo as já consolidadas, se reinventem e estabeleçam diferenciais competitivos. Uma ótima oportunidade para isso é apostar em ações e estratégias do marketing de atração. 

Esse é o marketing que conhecemos como inbound marketing!

Neste post você vai entender como o inbound marketing para indústria 4.0 funciona e como ele pode simplificar a geração de negócios aí na sua indústria. Você vai ver sobre:

  • Mudança nos hábitos de consumo
  • Definição do inbound marketing
  • Jornada de compra da indústria 4.0
  • Benefícios do inbound marketing para indústria 4.0 
  • Mitos sobre o inbound marketing para indústria

Confira!

Mudança nos hábitos de consumo

O Global Digital Report – pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social que traz insights atualizados sobre a penetração da internet no mundo. Ela mostrou que o Brasil é o segundo país onde as pessoas mais consomem tempo na internet.

Segundo o estudo, em média, nós brasileiros, investimos mais de 9h por dia nos meios online para nos relacionar e interagir – com outras pessoas, bem como com marcas –, solucionar dificuldades e principalmente, para consumir produtos e serviços.

Um exemplo disso é que fazemos simples pesquisas na internet para encontrar números de telefone, aprender novas receitas ou mesmo para solucionar dificuldades mais complexas, como entender o termo indústria 4.0 e seus impactos para o desenvolvimento do setor.

Logo, não estar presente no mundo digital hoje é o mesmo que não ter um anúncio nas listas telefônicas nos anos 90.

E se engana quem pensa que as mudanças estão afetando apenas o mercado varejista. Sem sombra de dúvidas, empresas de todos os segmentos estão sendo atingidas diretamente por essas mudanças!

E em um futuro breve, negócios que insistem no modelo tradicional e que não se adequam à nova realidade, certamente, perderão espaço no mercado.

Definição do inbound marketing

Diferente do marketing tradicional que funciona com a premissa da interrupção – você interrompe o seu público para transmitir sua mensagem – o inbound tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores que têm potencial de compra para o seu negócio.

O que torna o inbound marketing uma metodologia tão eficiente são as suas quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento. 

  • Atração: O primeiro passo é conseguir atrair tráfego qualificado para os canais digitais do seu negócio, com o objetivo de transformar completos estranhos em visitantes regulares por meio da produção de conteúdo relevante.
  • Conversão: Depois de atrair um grande volume de visitantes é hora de transformá-los em leads (pessoas que são oportunidades reais de venda).
  • Venda: Nessa etapa você precisa avaliar os prospects que estão munidos de informação suficiente e então fechar a venda.
  • Encantamento: E por último, chegou a hora de encantar seus clientes e transformá-los em promotores da sua marca.

Assim como a forma de comunicação do inbound não é a mesma do marketing tradicional, os canais por onde essas informações vão ser transmitidas também são outros. 

Enquanto que no marketing tradicional toda a comunicação é feita por meio de propagandas na TV ou no rádio, no inbound marketing todo contato é realizado através de canais digitais.

E se engana quem pensa que o inbound é uma estratégia criada para o modelo de vendas B2C (empresa para consumidor).

Longe disso, a metodologia foi pensada especialmente para negócios entre empresas (vendas B2B), com o objetivo de simplificar o processo de vendas complexas que acontece no segmento. Ou seja, inbound marketing para indústria 4.0 funciona, é possível sim de ser feito.

Jornada de compra da indústria 4.0

No universo das negociações entre empresas, os produtos/serviços possuem um valor agregado maior. Como consequência, a jornada de compra é mais longa e os seus vendedores precisam investir mais esforços para conseguir fechar o negócio. Ou seja, é necessário realizar mais ligações e reservar mais tempo para reuniões.

Além disso, a decisão é fundamentada em informações precisas, com base em desempenho técnico e garantia de qualidade, o que também torna o processo mais longo.

De maneira resumida, o processo de venda na indústria é formado por quatro diferentes etapas: 

  • Aprendizado e descoberta: Nesse primeiro contato, o seu potencial cliente ainda não tem consciência do seu problema. Logo, esse é o momento no qual você captura a atenção dele e se posiciona como uma referência.
  • Reconhecimento do problema: Na segunda fase da jornada você ajuda o seu prospect a reconhecer que tem um problema. 
  • Consideração da solução: Assim que seu lead já reconhece que tem um problema, sem dúvida ele irá buscar fornecedores que podem ajudá-lo a solucionar essa dificuldade. Logo, chegou a hora de você demonstrar como seu produto/serviço pode ajudar.  
  • Decisão de compra: Na última etapa da jornada, o cliente está pronto para decidir qual é a melhor solução e então realizar a compra. 

Sem sombra de dúvidas, essa jornada não é nenhuma novidade para você. O que é novo aqui é como o ambiente digital pode simplificar e mesmo facilitar esse processo. Ao  menos, é isso que mostra um estudo encomendado pelo Google.

De acordo com o “Capturing The Offline Impact of Online Marketing B2B” negociações entre empresas iniciam no ambiente online e terminam no mundo offline – especialmente no caso de indústrias. 

A pesquisa, que analisou empresas do setor de máquinas industriais, suprimentos industriais e embalagens/transporte, apontou ainda que, em média, dois terços das compras B2B tiveram uma influência significativa do marketing digital.

O inbound marketing impacta profundamente as negociações B2B. Portanto, não deixe de conferir o próximo tópico e saber quais são os benefícios desse formato para a indústria.

Benefícios do inbound marketing para indústria 4.0

  • Facilita a captação de clientes com perfil de compra

Quando empregamos as estratégias e ações do inbound marketing na indústria, o processo de prospecção e qualificação dos clientes se torna mais fácil e assertivo. 

Isso porque, ao invés dos seus vendedores realizarem prospecções frias – onde não é possível prever com antecedência quais os problemas do seu potencial cliente –, com o inbound são os clientes com perfil de compra que chegam até o seu negócio buscando pelas suas soluções.

  • Prepara clientes que ainda não estão prontos

Ao invés de destinar todos os esforços dos seus vendedores para realizar todo processo de venda com os seus potenciais clientes, com o inbound você faz com que seu lead caminhe sozinho por boa parte da jornada de compra até chegar no momento da decisão. 

  • Promove um relacionamento e cria promotores para a marca

Se engana quem acredita que o ciclo de vendas termina após a entrega do produto! É durante o pós-venda que o seu negócio pode fortalecer o relacionamento de confiança com os seus clientes e ainda criar promotores para sua marca. 

  • Reduz seus custos com marketing

Diferente do marketing tradicional que tem como objetivo atingir um volume grande de pessoas, o inbound marketing é uma estratégia direcionada apenas para o público que tem perfil de cliente para o seu negócio. 

Isso evita que você desembolse altos investimentos com pessoas que jamais irão adquirir seus produtos/serviços. 

  • Torna mensuráveis as ações de marketing do seu negócio

Quando uma marca investe em anúncios na TV, no rádio ou propagandas em outdoors, dificilmente irá conseguir mensurar o número de pessoas impactadas ou mesmo o retorno conquistado com o investimento.

Mitos sobre o inbound marketing para indústria 4.0 

MITO #01: Meu cliente não está na internet!

Segundo o estudo encomendado pelo Google, quase metade de todos os pesquisadores têm entre 18 a 34 anos. 

Essa geração é conhecida como os millennials ou geração Y e é composta por nativos digitais. Ou seja, são pessoas que nasceram na era dos equipamentos eletrônicos, da ascensão da internet e nunca conheceram um mundo sem as redes sociais. 

Uma vez que essa geração é nativamente digital, eles estão usando a internet onde quer que estejam fazendo pesquisas de produtos, comparando preços, lendo mais sobre produtos e fechando negócios

MITO #02: O valor do projeto de inbound marketing para indústria 4.0 é muito caro.

Segundo a Resultados Digitais, o inbound marketing é 62% mais barato que o marketing convencional.

Isso porque, diferente do marketing tradicional, no inbound você pode metrificar e otimizar todas as suas ações.

MITO #03: Já trabalho nas redes sociais do meu negócio, e já está tudo certo!

As redes sociais são um dos pilares de uma estratégia de inbound marketing bem planejada, contudo, ao contrário do que muitos acreditam, não é o único pilar.

Além de cuidar do social do seu negócio, também é preciso trabalhar na produção de conteúdo e em estratégias de SEO (conjunto de técnicas de otimização para sites).

MITO #04: O inbound marketing para indústria 4.0 não funciona!

Se engana quem acredita que o inbound é uma metodologia criada para o modelo de vendas B2C. 

Longe disso, a metodologia foi pensada especialmente para negócios entre empresas (vendas B2B), com o objetivo de simplificar o processo de vendas complexas do segmento. 

 

Veja, por exemplo, como o projeto de inbound marketing gerou mais vendas e ampliou a linha de produtos da Perfil Maq em apenas 10 meses. Já a Metaro aumentou em mais de 100% as suas vendas anualmente, depois que iniciou um projeto de inbound marketing.

 

Motivos não faltam para você dar o primeiro passo aí, na sua indústria. Portanto, se você quer saber como aplicar a metodologia do inbound marketing na sua indústria e começar a captar clientes na internet, agende agora mesmo uma conversa com nossos especialistas!

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