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ToggleSua empresa está com dificuldades em conquistar autoridade na internet? Aprenda como escolher as estratégias certas para alcançar seus resultados!
Ter pessoas que confiam na sua marca e a enxergam como uma referência pode ser o caminho para adquirir novos clientes e alavancar seu negócio. E é disso que se trata a autoridade na internet.
Porém, a construção de autoridade não acontece de um dia para o outro, e exige um conjunto de estratégias usadas para gerar reconhecimento de mercado.
Uma das principais ferramentas para chegar nesse objetivo é trabalhar com o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de produção de conteúdo de valor baseado no que as pessoas procuram no ambiente digital. Com isso, por meio de mecanismos de busca, as personas encontram um conteúdo relevante que gera valor e confiança.
Portanto, se você deseja atuar ou já atua online é essencial ter uma estratégia alinhada de produção de conteúdos e construção de autoridade para a geração leads.
Continue a leitura e descubra como construir autoridade na internet por meio do marketing digital!
O que é autoridade na internet?
Autoridade na internet significa ter a confiança das pessoas, ter o respeito delas. É ser uma referência em determinado assunto para um grupo de pessoas, que dá atenção para o que você fala e confia em você. Desta forma, este público segue o que você prega e pode comprar o que você vende.
O primeiro passo para criar autoridade online é estar presente na internet. Criar um site, um blog ou perfis em redes sociais é muito simples, e qualquer empresa pode fazer. Mas isso, de forma isolada, não garante sua autoridade na internet e nem mesmo sucesso para sua empresa.
Afinal, a internet está cheia de perfis com milhares de seguidores, mas que tem uma conversão em vendas baixíssima. Portanto, um alto número de seguidores não significa necessariamente que você terá sucesso.
Ou seja, você não precisa de milhares de pessoas: precisa das pessoas certas! E existe um caminho que precisa ser percorrido para encontrá-las.
Qual a importância da autoridade na internet?
Quando falamos em ter autoridade na internet não se trata necessariamente de aparecer por primeiro lugar na busca orgânica – embora isso também seja muito importante -, mas sim de ser encontrado por ter um conteúdo de valor, que realmente ajude o seu público.
E para você entender melhor como é o processo de construção de autoridade e qual sua importância, preparamos o exemplo abaixo:
Imagine que você quer começar a fazer exercícios físicos, mas não tem grana ou não quer ir pra academia, ou mesmo não tem tempo pra ir. O que você vai fazer? É muito provável que você vá buscar alguém pra seguir nas redes sociais.
Você identifica que esse perfil tem boas dicas e “entende do assunto”, então começa a seguir as suas dicas, fazer testes, aplicar seus exercícios e orientações e, com o passar do tempo, percebe os resultados.
Depois de um período se exercitando com base nessas dicas, você conseguiu se organizar financeiramente para ir pra academia. Nesse momento você recebe dois anúncios: um de um profissional super diplomado, cheio das formações e um dessa pessoa que você acompanha na internet, de quem você tende a comprar?
É bem provável que você compre com quem já tem confiança, independente de ser uma pessoa ou empresa. Isso acontece pois você já conhece seu método, e viu os benefícios que conseguiu, mesmo com seus conteúdos gratuitos disponibilizados na internet.
Conseguiu entender a importância da autoridade na internet, e como ela pode trazer resultados para o seu negócio? O exemplo é de um personal trainner, mas pode se aplicar a qualquer outro produto ou serviço. As pessoas tendem a comprar de quem elas confiam.
Nesse processo de compra, a credibilidade e o respeito que a empresa repassa vão muito além da jornada de compra, sendo um processo duradouro. Assim, é muito provável que toda vez que uma pessoa precisar de um produto ou serviço, ela vai optar por quem já considera como referência no assunto.
Agora você deve estar se perguntando: como construir isso na prática? Existem algumas dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia, que você verá no tópico a seguir.
Dicas para conquistar autoridade na internet
Conquistar sua autoridade na internet, se tornando referência e com isso tendo mais conversões, mais engajamento e visitas, além de consequentemente vender mais, pode ser um grande desafio.
Conquistar autoridade digital é um sonho de todas as empresas, mas esse caminho pode ser longo e precisa de um conjunto de ações para se tornar uma realidade.Confira as dicas que preparamos para você construir sua autoridade na internet e ainda se tornar referência no seu segmento.
Preste atenção no seu público-alvo
Para construir autoridade na internet é preciso prestar atenção no seu público alvo, conforme os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
De nada adianta querer falar pra todo mundo: hoje na internet isso significa o mesmo que falar pra ninguém. Você precisa definir para qual público você quer gerar autoridade e, a partir disso, tudo o que você fizer precisa ser direcionado para esse público.
Fique sempre atento ao foco do seu trabalho, para que ele esteja alinhado com o público que você deseja alcançar.
Neste processo, é preciso analisar o impacto das estratégias que você está usando com seu público e como ele reagirá. Caso não obtenha os resultados esperados, analise o que deu certo e o que não funcionou. Mude e comece de novo quantas vezes for necessário.
Saiba quais são as dores da sua persona
Um dos pontos fundamentais para construir autoridade online é ajudar as pessoas a resolverem seus problemas de forma eficiente. E esse problema pode ser qualquer coisa: desde como fazer um bolo de chocolate, até escolher qual carro comprar.
Para ter autoridade você precisa saber quais são as dores da sua persona. É essencial entender quais são as necessidades, motivações, problemas e necessidades do seu público. Você precisa saber o que ele está buscando!
Após entender todos estes pontos começa o trabalho com a aplicação de estratégias que ativem o gatilho de consumo, focando nas dores da sua persona. Crie conteúdos com assuntos que a sua persona gostaria de saber, com dicas e sugestões que ajudem ela a encontrar a solução para seu problema.
A dica é direcionar a estratégia para sua persona comunicando com clareza e autoridade baseada em seus problemas, anseios, desejos, necessidades e objeções.
Tenha uma estratégia voltada para o marketing de conteúdo
Investir no marketing de conteúdo é a aposta de muitas empresas que querem construir autoridade na internet. O primeiro passo para começar é fazer um blog para produção de conteúdo.
Crie conteúdos práticos, que sejam úteis para ajudar seu público com os problemas que eles enfrentam em seu dia a dia. Assim você aumenta o fluxo de acessos, interesse e leads em seu site. Posteriormente você pode criar conteúdos, mais focados em oferecer o seu produto e obter as conversões desejadas.
O marketing de conteúdo não tem o objetivo de fazer uma oferta logo de cara do seu produto. Mas sim engajar o seu público com conteúdos relevantes e de valor para captar público com algo realmente interessante, para em outro momento fazer a venda.
Por isso, investir no marketing de conteúdo produzindo conteúdos de qualidade para seu blog vai ajudar a ter mais autoridade na internet e conquistar os resultados que você deseja.
Crie conteúdos relevantes e originais
Para produzir conteúdos importantes e que gerem valor você precisa ser original e autoral, não copie conteúdo de terceiros, pois isso pode gerar uma série de problemas: desde a desconfiança do público até penalizações do Google.
Foque sempre em trazer informação de qualidade e, se for o caso, também o seu ponto de vista para o assunto que está sendo abordado. A produção de conteúdo é a hora certa para você mostrar que entende do assunto que está abordando.
E lembre-se sempre: não precisa ter pressa, criar conteúdos de qualidade e que geram valor leva tempo e é preciso consistência e persistência na produção para conquistar bons resultados.
Marque presença nas redes sociais
A sua presença nas redes sociais também pode ser uma ferramenta para gerar ampla autoridade na internet, alcançando mais pessoas alinhadas com o seu público-alvo.
Mas para isso é preciso ter um planejamento, uma linha editorial. Dessa forma, você consegue produzir conteúdos alinhados com o que seu público precisa e demonstrar que realmente pode ajudá-lo a resolver seus problemas.
Assim ele verá que você sabe o que faz, que entende do assunto, e que ele pode confiar em sua empresa, pela sua capacidade em ajudá-lo a resolver problemas. E a produção de conteúdo é a melhor forma de chegar neste resultado.
Porém, lembre-se de considerar a jornada de compra, os níveis de consciência da sua persona, desde as pessoas que nem sabem que tem um problema até as pessoas que já sabem o produto que querem comprar.
Além disso, em cada rede social é preciso usar um tipo de linguagem e de conteúdo, por isso estudo e planejamento são bem importantes. Aqui vale uma dica muito valiosa: não compre seguidores em suas redes sociais, mas sim interaja o máximo possível com seu público sendo ativo nas redes sociais. Afinal, como eu já falei em um tópico anterior, de nada adianta ter milhares de seguidores que não estão alinhados com seu negócio.
Dê atenção às pessoas, conversando com elas, respondendo suas perguntas e dúvidas. Desta forma, você terá seguidores que realmente se interessam pelo conteúdo que você produz e, consequentemente, pelo seu produto ou serviço.
Aposte em técnicas de SEO
Uma ferramenta que pode ser extremamente útil para você construir sua autoridade é o Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Buscas. O SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas em páginas para adequá-las aos mecanismos de busca, tornando mais fácil que sua persona encontre seu conteúdo quando fizer algum tipo de pesquisa.
Para ranquear nos primeiros resultados de uma pesquisa é preciso muito mais que um site bom, pois o Google verifica vários detalhes que vão desde o design do site até o uso das palavras-chaves de forma correta.
Se você tiver suas páginas adequadas com as técnicas de SEO, maior é a probabilidade de você ser encontrado pelo seu público e consequentemente ranquear nas pesquisas ficando no topo dos resultados.
Invista em e-mail marketing
Muitas pessoas pensam que o e-mail marketing não traz mais resultados, mas isso não é verdade. Essa é uma ferramenta essencial para que a sua empresa mantenha uma relação mais próxima com os potenciais clientes, mantendo-os informados de promoções, lançamentos e conteúdos produzidos.
É preciso ter um contato constante com seu público e potencial cliente com conteúdos que sejam relevantes e interessantes para eles. Para facilitar este trabalho, a automação é uma ferramenta fundamental. Com ela você economiza tempo nas suas demandas e aumenta a eficácia do seu projeto e estratégias.
Portanto, a construção da autoridade da sua empresa na internet pode levar algum tempo, mas vai valer a pena todo seu esforço e dedicação. Com uma estratégia alinhada aos seus objetivos é possível obter os resultados por muito mais tempo.
Diante de tantos conteúdos produzidos na internet, ser referência e obter a confiança do seu público é percorrer um caminho longo. Mas que no final vai ser gratificante, gerando muita autoridade e vendas para sua empresa.
Quer saber mais sobre marketing digital e estratégias de vendas? Nosso blog está cheio de conteúdos sobre o assunto! E, se você precisa de ajuda para tornar sua empresa uma autoridade, preencha o formulário abaixo e agende um horário com nossos especialistas.