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TogglePensando em iniciar uma estratégia de marketing digital, mas ainda não sabe como e onde uma ferramenta de automação como o RD Station Marketing se encaixa? Continue a leitura e saiba agora!
Num mundo em constante evolução, a mudança no comportamento dos consumidores é algo inevitável. Prova disso é que hoje em dia, para sermos encontrados é fundamental termos o mínimo de presença no digital.
Partindo deste preceito, como dar início nesta jornada? Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente? Muito se fala em automação de marketing e da plataforma RD Station, mas como implementá-la na sua estratégia de marketing digital e em qual etapa você deve passar a utilizá-la?
Trabalhar com uma estratégia de marketing digital interligada à ferramentas e automações é essencial para o sucesso do seu projeto. Para isso, listamos alguns passos que poderão trazer bons resultados para a sua empresa e ainda mostramos o momento em que você deve contratar um software de automação, a exemplo do RD Station.
Neste conteúdo você vai aprender:
O que deve conter uma estratégia de Marketing Digital?
O que é RD Station e onde entra na minha estratégia?
Continue a leitura até o final e saiba como utilizar as ferramentas a seu favor!
Antes de partir para os conceitos de marketing digital, assista ao vídeo abaixo que traz informações valiosas sobre a importância do uso de uma ferramenta de automação e a estratégia de ADS para estimular sua persona a avançar dentro do seu funil de vendas. Confira:
O que é marketing digital?
Antes de mais nada, indiferente de você ter ou não iniciado uma estratégia de marketing digital, é importante saber o que de fato ele significa. Em resumo, marketing digital é um conjunto de ações para divulgar através da internet produtos, serviços, pessoas ou empresas.
O que deve conter uma estratégia de Marketing Digital?
Uma estratégia de marketing digital vai muito além do que fazer apenas postagens no Facebook e acreditar que um cliente encontre e lembre da sua empresa através disso. Uma estratégia bem planejada possui um conjunto de ações com uma sequência lógica, que trazem resultados mais precisos e assertivos.
Abaixo, listamos passos fundamentais para você seguir e ter, na prática, sucesso com o seu projeto de marketing digital. Confira!
Comece entendendo quem é o seu cliente
Defina quem seu cliente é e descubra tudo sobre ele. Esse processo é fundamental para atingir o público certo para a sua estratégia de marketing digital. Aqui na Job entrevistamos (na maioria das vezes via telefone) clientes atuais, potenciais e ex-clientes, para entender seus motivos, suas dores, hábitos do dia a dia, objetivos e metas, em quais canais está online, entre outras características. A partir disso, incluímos os insights na estratégia para atrair perfis semelhantes ou iguais a este que traçamos.
Com estes dados em mãos, é possível desenvolver toda a jornada de compra que seu cliente percorrerá ao longo do tempo no funil de vendas, bem como quais serão os tipos de conteúdo e palavras-chave para cada etapa do funil.
Como montar uma estratégia de marketing digital
Como já comentamos anteriormente, uma estratégia de marketing digital vai muito além de postagens no Facebook. Siga esta sequência e monte sua estratégia agora mesmo:
- Defina os objetivos do seu projeto: quais são as suas expectativas? Quais resultados você deseja alcançar?
- Conteúdos alinhados com a persona: produza conteúdos que sejam importantes para a sua persona. Escreva sobre os problemas, dores, benefícios que ela gostaria de ter, entre outros itens que você descobriu durante a pesquisa;
- Materiais ricos: faça materiais ricos em qualidade, que apresentem soluções ou que contenham uma dor da sua persona;
- Use os canais que a sua persona está presente: Facebook, Google, LinkedIn, Instagram, e-mail, entre outros que identificar, e divulgue seus materiais ou conteúdos à ela;
- Organize cada etapa do processo: um cronograma é fundamental para que não ocorram atrasos ou mesmo esquecimentos de realizar uma determinada atividade. Aqui na Job utilizamos um software, que organiza e ainda conta o tempo de execução de cada tarefa. Com um calendário de execução ficará muito mais fácil saber onde você está e o que falta para o sucesso do projeto!
- Análise e monitore a sua estratégia de marketing frequentemente: acompanhar os dados, números e taxas de conversão, também ajudarão você a saber em quais pontos precisa melhorar para ter maiores e melhores resultados no seu projeto.
Quer construir um plano de marketing completo para o seu negócio? Então confira um passo a passo de como montar um plano de marketing do zero para a sua empresa.
O que é Inbound Marketing?
Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Este processo é considerado o novo marketing, pois diferente do marketing tradicional (considerado mais invasivo), consiste em atrair consumidores que estejam em busca de uma solução para seus problemas. Mas como fazer isto?
As etapas do Inbound Marketing
Existem 4 etapas fundamentais do Inbound Marketing. Confira o que você deverá fazer em cada etapa:
- Atrair: as pessoas buscam soluções para seus problemas diariamente, e para tanto, faça os conteúdos do seu blog, site e também de materiais ricos atrativos para esse tipo de perfil, com a dor específica que ele tem e que você resolve. É assim que a sua persona o encontrará;
- Converter: crie conteúdos com alta qualidade de informações, que tenham grande valia para a sua persona. Este material somente será entregue caso a pessoa deixe seus dados em um formulário (Landing Pages ou outras páginas) e funciona como uma espécie de “moeda de troca”. O material pode ser uma tabela, eBook, vídeo, infográfico, entre outros;
- Relacionar: envie conteúdos específicos via e-mail para o seu lead. É comum que o primeiro passo seja incluí-lo dentro de uma automação de marketing, mas posteriormente você pode enviar newsletters com conteúdos mais específicos;
- Vender: nesta etapa os contatos qualificados e mais preparados para a compra, que possuem o perfil alinhado com o seu negócio, serão encaminhados para o time de vendas.
Para entender quais são as demais consequências do Inbound, sugerimos que leia este material complementar: O que é Inbound Marketing e por que é considerado o novo Marketing, ainda sobre isso você pode ler alguns artigos no próprio blog da rd station.
Ok! Entendi como montar uma estratégia de marketing digital, mas… Onde o RD Station Marketing entra de fato na minha estratégia?
Antes de mais nada, é preciso que você conheça um pouco mais da plataforma. Como outras ferramentas de automação de marketing, o RD Station Marketing é utilizado para automatizar processos e ações dentro do marketing digital. É através desta ferramenta que os leads são nutridos e preparados para avançar na jornada/funil de compra. Existem diversas plataformas para Inbound Marketing e automação de marketing disponíveis no mercado, mas o RD Station possui algumas diferenças.
Por exemplo, com o RD Station é possível administrar a sua base de leads, automatizar o envio de e-mails, fazer a qualificação dos leads de acordo com o perfil ideal de cliente, entender quem é o seu cliente, criar Landing Pages, programar suas postagens nas redes sociais, além de ter a possibilidade de analisar e personalizar os resultados alcançados nas suas estratégias! Veja alguns:
- Instalar o código de monitoramento no site e ficar por dentro de “cada passo” que o seu lead fizer dentro dele;
- Na etapa de atração, você tem um painel palavras-chave dentro da plataforma e é possível verificar qual a suas posições para cada palavra que deseja monitorar e ainda ter ideias de como melhorar seu posicionamento nos buscadores;
- Na etapa de conversão, você pode criar landing pages, campos personalizados para o formulário da landing page, formulários para o site e pop ups;
- Na etapa de relacionamento, você ter um histórico de ações de cada lead é super importante, neste ponto o RD vai muito além de mandar e-mails, tendo ferramentas de Lead Scoring e lead tracking por exemplo, sendo possível classificar e fazer segmentação de leads que estão na sua base;
- Na etapa de análise, você pode analisar itens básicos como canais de entrada de leads, taxas de conversões, páginas mais acessadas ou ainda ter uma análise de marketing “BI” indo mais a fundo em pequenos detalhes de outras informações que fazem grandes diferenças, tudo isso podendo ser personalizado conforme sua necessidade.
Tudo isso e muito mais você encontra dentro do RD Station. Cada uma das etapas elaboradas na estratégia e que listamos acima, são desenvolvidas dentro da plataforma, ou seja, para cada fase do projeto, há ferramentas disponíveis para controle e execução dentro do RD Station.
Com tudo isso é possível ter um time gerenciando e automatizando sua ações de marketing e incluir fluxos de automação que integrem seu processo comercial ao processo de marketing, isso através do RD Station CRM, em resumo o RD é uma ferramenta completa para extrair o máximo potencial do marketing digital e ter todas as informações para sua empresa em um único lugar.
Quando contratar o RD Station
Se você está iniciando a sua estratégia de marketing digital e está preocupado em contratar já o RD Station, fique tranquilo. Para você ter uma ideia, aqui na Job contratamos a ferramenta somente após finalizar o setup inicial, que leva entre de 30 a 45 dias.
Não há necessidade de contratação antes de finalizar a persona e toda a estratégia, pois a ferramenta não será utilizada neste período. Mas, com a estratégia em mãos, a ferramenta não sairá mais de atuação e será essencial para cada ação, além disso o RD Station possui planos que vão desde o basic, o plano pro e o enterprise.
Ainda se você não está convencido de que vai conseguir aplicar tudo isso sozinho a Resultados Digitais tem um canal de agências parceiras, a Job Content é parceira Diamond e tem plenas condições de tirar todas as suas dúvidas ou auxiliá-lo nesse processo, outro local que você pode amadurecer um pouco mais sobre a ferramenta é no próprio blog RD Station, tem muita dica legal por lá.
Qual a política de privacidade do RD Station Marketing
Uma dúvida compartilhada por grande parte das empresas, bem como dos usuários é a maneira como os dados coletados pelas plataformas de automação são armazenados e processados.
Sabemos que a partir de agosto de 2020, as organizações tanto públicas como as privadas que de alguma forma coletam, guardam e processam dados pessoais vão precisar se adaptar a nova Lei de Proteção de Dados – que ainda é um enigma.
Por isso, se você quiser entender quais os tipos de dados que a RD coleta e com quem esses dados são compartilhados ou em caso de outras dúvidas acesse a política de privacidade do RD Station Marketing.
Como você viu, o RD Station pode e deve ser utilizado durante toda estratégia, pois ele é fundamental para a análise de dados e automatização de todos os processos envolvidos na sua estratégia de marketing digital.
Além disso, a plataforma pode ser usada por todos os segmentos, tamanhos ou tipos de empresas.
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